Série Caminho Quaresmal – 3º texto

Publicado em 04/04/2014 | Categoria: Notícias |

Caro leitor, a paz.

Dando continuidade a série de textos para ajudar na caminhada quaresmal, publicamos nesta sexta, o terceiro texto do Pe. Bruno Rodrigues, da Série Caminho Quaresmal.

Após a leitura orante, esperamos receber o seu comentário, no formulário no final deste post, que será o nosso termômetro para as próximas publicações.

Boa reflexão!

cruzcapa

“Que tua ressurreição.Ó Jesus. Comunique a sua grandeza a nosso homem espiritual.”

Dissipa, Senhor, com a luz claríssima de tua sabedoria as trevas noturnas de nossa mente, para que, iluminados por ti, vos sirvamos com um espírito renovado e puro. O nascer do sol assinala o começo das obras dos mortais; prepara, Senhor, em nossos corações uma morada para que aquele dia que não conhece ocaso. Concede-nos, Senhor, que cheguemos a contemplar em nós mesmo a vida da ressurreição, e que nada afaste nossas mentes das tuas delícias. Imprime em nossos corações, Senhor, por nossa constante adesão a ti, o selo desse dia eterno que não principia nem se rege pelo movimento solar.

Diariamente vos abraçamos em teus sacramentos e te recebemos em nosso corpo; torna-nos dignos de sentir em nossa pessoa a ressurreição que esperamos. Com a graça do batismo escondemos em nosso coração o tesouro que nos destes; que este mesmo tesouro está crescendo na mesa de teus sacramentos; concede-nos a alegria de tua graça. Possuímos, Senhor, o teu memorial recebido na mesa espiritual; faz que o desfrutemos em sua realidade plena na renovação futura.

Que possamos compreender a beleza de nossa condição através dessa beleza espiritual que tua vontade imortal depositou nas próprias criaturas mortais. Tua crucificação, Senhor, foi o término de tua vida corporal; concede-nos que nosso espírito esteja também crucificado em nossa vida espiritual. Que tua ressurreição, ó Jesus, comunique sua grandeza a nosso homem espiritual; que a contemplação de teus mistérios (sacramentos) sirva para nós como reflexo para conhecê-la. Teus desígnios divinos, ó Salvador nosso, são figura do mundo espiritual; concede-nos a graça de correr nele como homens espirituais.

Não prives, Senhor, o nosso espírito de tua manifestação espiritual, nem afasteis de nós o calor de tua suavidade. A mortalidade latente em nosso corpo nos conduz a corrupção; que a efusão de teu amor espiritual repare seus efeitos em nosso coração. Concede-nos, Senhor, chegar apressadamente a nossa cidade celeste, e, assim como Moisés desde o cume do monte, possamos desde agora desfrutá-la por tua revelação.

Pe. Bruno Rodrigues – Orionita.

Reflexão baseada no Sermão sobre o final e admoestação 3,2.4-5 – Santo Efrém, diácono e doutor da Igreja.

Para sua leitura orante, veja  os textos anteriores da Série Caminho Quaresmal

> Reflexão e preparação para a reconciliação

> Oração: Um Diálogo espontâneo e Simples.

Matriz:
Endereço: Rua General Rondon, s/nº - Praça Dom Orione - São Francisco - Niterói- RJ

Capela Bom Pastor:
Endereço: Morro do Preventório – Charitas – Niterói - RJ

Capela Imaculado Coração de Maria:
Endereço: Av. Rui Barbosa, 690 - São Francisco - Niterói - RJ

Capela Nossa Sra. da Conceição da Várzea:
Endereço: Praça Nossa Sra. da Conceição, s/nº - Jurujuba - Niterói-RJ

Capela São Luís Orione: