Papa: a Igreja não seja apegada ao poder mas à Palavra de Jesus

Publicado em 20/11/2015 | Categoria: Notícias Papa Francisco |

papa 20 nov

Na Missa em Santa Marta o Papa Francisco exortou os cristãos a não serem apegados ao dinheiro ao poder. O Santo Padre recordou que Jesus expulsou do templo os vendedores.

Na sua homilia o Papa Francisco partiu da leitura do Livro dos Macabeus que narra a alegria do povo pela reconsagração do Templo profanado pelos pagãos e pelo espírito mundano. O povo festejava porque tinha reencontrado a sua “própria identidade” – disse o Papa – que é algo que a mundanidade não sabe fazer. Pode fazer um pouco de barulho, divertir-se, mas não com aquela alegria que vem da fidelidade à Aliança com Deus.

Entretanto, no Evangelho do dia, S. Lucas narra-nos o episódio em que Jesus expulsa os vendedores do Templo. A este propósito o Papa afirmou que o Templo estava sujo porque era um covil de ladrões:

“Sempre há na Igreja a tentação da corrupção. É quando a Igreja, em vez de ser apegada à fidelidade ao Senhor Jesus, ao Senhor da paz, da alegria, da salvação, quando em vez de fazer isto, é apegada ao dinheiro e ao poder. Isso acontece aqui, neste Evangelho. Estes são os chefes dos sacerdotes, estes escribas eram apegados ao dinheiro, ao poder e esqueceram o espírito. E para se justificarem e dizer que eram justos, que eram bons, trocaram o espírito de liberdade do Senhor pela rigidez. E Jesus, no capítulo 23 de Mateus, fala desta rigidez.”

“Jesus não expulsava do Templo os sacerdotes e os escribas” – explicou o Papa – mas sim os vendedores, aqueles que faziam negócios. Mas uns estavam ligados aos outros pois eram pagas ‘comissões’ por tal comércio no Templo. Os sacerdotes e os escribas estavam apegados ao dinheiro e ao poder e por isso tentavam matar Jesus – frisou o Santo Padre – pois a força de Jesus era a sua palavra, o seu testemunho, o seu amor.

Na conclusão da sua homilia o Papa Francisco afirmou que onde está Jesus, não há lugar para a mundanidade, não há lugar para a corrupção! “Não é possível servir a Deus e ao dinheiro; servir a Deus e ao poder”.

(RS)