O que é o Apostolado da Oração

Publicado em 05/07/2016 | Categoria: Notícias Papa Francisco |


 

O Apostolado da Oração (AO) é um caminho espiritual que a Igreja propõe a todos os cristãos para os ajudar a ser amigos e apóstolos de Jesus Ressuscitado na vida diária.

A intimidade com Jesus, alimentada na oração quotidiana, faz com que a  pessoa se torne interiormente disponível para a missão de Cristo, desejando colaborar com Ele na redenção do mundo.

O Apostolado da Oração é também uma rede mundial de oração ao serviço dos desafios da humanidade e da missão da Igreja, expressos nas intenções mensais de oração do Papa. Esta rede mundial de oração conta com mais de 40 milhões de pessoas, presentes em 86 países.

O que é o Apostolado da Oração

Bases da proposta espiritual do AOA atitude interior de disponibilidade apostólica que o AO propõe deve ser fruto do amor. Ou seja, deve nascer de uma relação pessoal, íntima e afetiva com Jesus Cristo crucificado e ressuscitado, na qual nos descobrimos amados e oferecemos a nossa disponibilidade como resposta de amor.

Para nos ajudar a viver esta disponibilidade, mesmo nas pequenas coisas de cada dia, o AO propõe algumas práticas espirituais e um itinerário formativo: O caminho do coração, cujo objetivo é unir a vida e o coração dos cristãos à vida e ao Coração de Jesus, oferecendo ao Pai, juntamente com Jesus, sob a ação do Espírito Santo, tudo o que somos e temos, com simplicidade e entusiasmo.

Proposta Espiritual da AO

Como se põe em prática o Caminho do Apostolado da Oração?

Um escriba instruído sobre o Reino dos Céus é como um dono de casa, que do seu tesouro sabe tirar coisas novas e velhas. (Mateus 13, 52)

As práticas espirituais do AO têm sido muito variadas. Hoje, em “fidelidade criativa” à intuição original do AO, procuramos, no tesouro da nossa tradição, práticas antigas e outras novas que desejamos propor.

Como se põe em prática o Caminho do Apostolado da Oração?

1. Os três momentos de oração ao longo do dia

Com Jesus pela manhã.

Ao iniciar o dia, peço ao Pai que me faça disponível à missão do seu Filho para este novo dia, oferecendo o que sou e o que tenho. Posso expressar este oferecimento usando palavras minhas ou recorrendo a uma oração de oferecimento escrita. Peço ao Espírito Santo que abra o meu coração às necessidades e desafios da humanidade e da missão da Igreja, e rezo por eles segundo as intenções do Papa para este mês.

 

Com Jesus pela Manhã

 Com Jesus durante o dia.

Em vários momentos, mais ou menos longos, em caminho ou em repouso, em casa ou no trabalho, tomo consciência de estar na presença do Senhor e renovo-Lhe a minha disponibilidade.

Com Jesus Durante o Dia

Com Jesus à noite.

No final do dia, num momento de silêncio, peço ao Espírito Santo que me ajude a reconhecer a presença de Jesus comigo durante esse dia e pergunto-me de que modo fui disponível à sua missão. Vejo como fui obstáculo à sua ação na minha vida e peço-Lhe que, na sua misericórdia, transforme o meu coração. Peço-Lhe ajuda para viver outro dia unido a Ele.

Cada um escolherá aquilo que mais o ajude a viver estes momentos de oração: uma imagem de Jesus, um crucifixo, um lugar especial, usando meios digitais, etc.

Com Jesus à Noite

2. Participo na rede do AO

 

Mantendo uma ligação com o seu Secretariado Nacional, através de alguns dos meios que este coloca ao dispor de todos: folhetos, revistas ou outros materiais que ajudam a aprofundar a minha relação com Jesus e a manter-me informado e integrado na rede mundial do AO. Participarei, se for possível, nos seus grupos, nas suas atividades de formação ou nas suas redes sociais na internet.

Um símbolo da minha união com essa rede mundial de oração será rezar diariamente pelas intenções do Papa, e de uma forma especial na Primeira Sexta-feira de cada mês. É tradicionalmente o dia em que se recorda a revelação do amor de Deus na cruz e o amor do seu Sagrado Coração pela humanidade.

Rede de Oração

 
 

 

Em Resumo, o que faz e o que distingue o Apóstolo da Oração?

 

Vive diariamente os três momentos de oração, para se colocar junto a Jesus ressuscitado e oferecer-lhe a sua vida em disponibilidade apostólica.

 

Compromete a sua vida em oração e serviço, em resposta aos desafios para a humanidade e para a missão da Igreja presentes nas intenções mensais do Papa.

 

Participa na rede mundial e nacional do AO, em contacto com o Secretariado Nacional, através das suas publicações, propostas de oração e formação e dos seus sites e redes sociais na internet.

 

Vive tudo isto apoiado nas práticas que são fundamentais em toda a vida cristã

 

 

 A Eucaristia, que o conduz à experiência interna do Coração de Jesus e o dispõe a viver com Ele e ao seu estilo, ao serviço da sua missão. A entrega de Jesus pela humanidade que se faz realidade em cada Eucaristia é, para o AO, o modelo de oferecimento e disponibilidade.

Eucaristia

 
 
 O amor e a devoção a Maria, modelo de disponibilidade apostólica, cujo coração está cheio de Jesus e dos seus projetos.

Devoção a Maria

 
 
 Participação num grupo de vida, em união com outras pessoas que vivem o AO, quando possível e onde estes grupos existam ou possam ser formados.

Grupo de Vida

 
 

 

O que se faz em Portugal

O Secretariado Nacional promove e divulga uma série de publicações e projetos que pretendem ajudar as pessoas a concretizar esta proposta de espiritualidade quotidiana:

 
  A Revista Mensageiro do Coração de Jesus, publicação mensal, que proporciona aos seus leitores, para além de uma reflexão sobre a intenção do Papa para cada mês, enriquecida com uma entrevista ou reportagem, uma série de temas de aprofundamento da fé cristã e um pequeno caderno com a meditação das leituras de cada dia, como ajuda à oração pessoal. Publica ainda, para além da revista Mensageiro, a revista Cruzada e outras publicações periódicas.

 capa-120x180

 
 A Editorial A. O., que publica livros orientados para a prática da oração e para a espiritualidade, a animação litúrgica das comunidades e a formação da fé cristã.

Editorial AO

 
 A Editorial Frente e Verso, que privilegia a publicação de obras capazes de enriquecer o debate no espaço público e de ajudar a entender o papel do Cristianismo na configuração cultural do Ocidente, bem como de obras que favoreçam a inteligência da fé cristã.

Frente e Verso

 

 

 A plataforma de oração Click To Pray, que disponibiliza, através do seu site e aplicações móveis, propostas simples para os três momentos de oração diária e uma rede virtual de oração pelas intenções dos utilizadores e pela intenção do Santo Padre.

Logo

 
 O site www.passo-a-rezar.net, que disponibiliza diariamente uma oração de 10 minutos para ser descarregada e ouvida em qualquer lugar a partir de um dispositivo eletrónico que suporte o formato do ficheiro ou através das suas aplicações móveis.

 

Passo a Rezar

 
 O apoio institucional ao projeto www.essejota.net, que nasceu a partir da pastoral juvenil da Companhia de Jesus e consiste numa equipa de mais de cem jovens voluntários que escrevem textos na internet, procurando, a partir de diversas perspetivas, mostrar uma visão cristã da humanidade e do mundo.

essejotanet

 

 A organização de cursos, retiros e peregrinações que juntem ocasionalmente as pessoas que partilham esta mesma espiritualidade.

 

Fonte:http://www.apostoladodaoracao.pt/



Os comentários estão desativados.