Angelus: em Jesus fez-se carne a ternura de Deus

Publicado em 19/07/2015 | Categoria: Notícias Papa Francisco |


papa angelus

foto arquivo

Domingo, 19 de julho, Angelus com o Papa Francisco na Praça de S. Pedro: grande multidão de fiéis, debaixo de um forte calor, que saudaram o Santo Padre e ouviram a sua reflexão.

O Evangelho de S. Marcos propõe-nos neste domingo um olhar de Jesus de singular intensidade – afirmou o Santo Padre – quando Jesus vê a grande multidão que o segue e deles teve compaixão, começando a ensinar-lhes.

Jesus tinha levado os apóstolos para descansarem num lugar isolado, mas a multidão também para ali se dirigiu. Jesus compara esta gente a um rebanho sem pastor e são três os verbos que o evangelista usa para descrever esta cena como num fotograma – salientou o Papa: ver, ter compaixão e ensinar:

“Retomemos os três verbos deste sugestivo fotograma: ver, ter compaixão e ensinar. Ali podemos chamar os verbos do Pastor. O primeiro e o segundo estão sempre associados à atitude de Jesus: efetivamente, o seu olhar não é o olhar de um sociólogo ou de um foto-repórter, porque olha sempre com os olhos do coração. Estes dois verbos, ver e ter compaixão, configuram Jesus como Bom Pastor. Também a sua compaixão não é um sentimento humano, mas é a comoção do Messias no qual se fez carne a ternura de Deus. E desta compaixão nasce o desejo de Jesus de nutrir a multidão com o pão da sua Palavra.”

Antes da recitação da oração do Angelus o Papa Francisco aproveitou para recordar a sua Viagem Apostólica à América Latina ao Equador, Bolívia e Paraguai, agradecendo a Deus o dom dessa visita.

O Santo Padre recordou e agradeceu todas as autoridades, os bispos, os sacerdotes, as pessoas consagradas e os fiéis pelo acolhimento naqueles três países.

Depois da oração do Angelus destaque para a saudação do Papa aos jovens espanhóis de Pamplona, às Irmãs da Sagrada Família de Nazaré reunidas em Capítulo Geral e ainda aos jovens voluntários junto do Convento de Arco di Trento e ainda os jovens da Ação Católica de Pádua.

A todos o Santo Padre desejou um bom domingo e um bom almoço pedindo que nunca se esqueçam de rezar por ele. (RS)

Leia também:

Verão do Papa: ler, estudar e preparar futuros encontros

 

Neste verão o Papa Francisco continua a residir na Casa Santa Marta não se transferindo para a Residência em Castelgandolfo. Tendo como único compromisso público a oração do Angelus ao domingo neste mês de julho a que se juntarão as audiências gerais que vão recomeçar em agosto na Sala Paulo VI, o Santo Padre aproveita este tempo de verão, sem outros compromissos oficiais, para ler, estudar e preparar os discursos dos próximos encontros e viagens deste ano – quem o afirmou foi o Padre Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, em entrevista ao canal de televisão italiano TV2000.

O Padre Lombardi, refere ainda nesta entrevista que, em particular, o Santo Padre está a preparar a sua décima Viagem Apostólica, que o levará a Cuba e aos Estados Unidos da América, de 19 a 27 de setembro próximo. O Papa está a escrever os discursos, que pronunciará nos dois países, sobretudo na ONU, no Congresso norte-americano e por ocasião do Encontro Mundial das Famílias, em Filadélfia.

O Papa Francisco neste seu verão romano, usufruindo de mais tempo livre, aproveita-o também para descansar um pouco mais – salienta o Padre Lombardi à TV2000.

Recordemos que o Papa Francisco não só retoma as audiências gerais no mês de agosto na Sala Paulo VI, como também as missas na Capela da Casa de Santa Marta nos inícios de setembro. Para já o tempo é de leitura, estudo, correspondência, algum descanso e a preparação dos próximos importantes compromissos que começam já em setembro. (RS)

Fonte: Rádio Vaticano



Os comentários estão desativados.