Alegria e senso de humor para a vida consagrada

Publicado em 17/08/2021 | Categoria: Papa Francisco Slideshow Home |


Alegria sempre, sem esquecer a missão de inculturar a fé e evangelizar a cultura. Esse é o lembrete do Papa Francisco a religiosos que participam do Congresso da Vida Religiosa da América Latina e do Caribe. O evento virtual começa nesta sexta-feira, 13, e segue até domingo, 15, com o lema “Rumo a uma vida religiosa intercongregacional, intercultural e itinerante”.

Francisco saudou os participantes com uma videomensagem, mencionando o grande desafio que a inculturação da fé apresenta para a vida consagrada. Ele recorda que o Espírito Santo faz a harmonia, para assumir as diferenças e valorizar as particularidades, em uma saudável e aberta interculturalidade.

“Não esqueçamos que uma fé que não se incultura não é autêntica. Por isso, convido-lhes a entrar naquilo que vai nos dar nessa realidade, que vai nos dar o verdadeiro sentido de uma cultura, que está na alma dos povos. Entrem na vida do povo fiel, entrem com respeito em seus costumes, em suas tradições, procurando levar em frente a missão de inculturar a fé e de evangelizar a cultura”.

Francisco destaca ainda que a vida consagrada é especialista em comunhão e promotora da fraternidade. Por outro lado, enfrenta a tentação da “sobrevivência”, de olhar para a quantidade de religiosos e para as curvas de decréscimo.

“É bom renunciar ao critério dos números, ao critério da eficácia, que poderia converter vocês em discípulos temerosos, fechados no passado e abandonados à nostalgia. Esta nostalgia que no fundo são os cantos das sereias da vida religiosa”.

Alegria sempre

Por fim, o Papa destaca na mensagem a alegria em suas múltiplas formas, a necessidade de senso de humor. E recorda que, inclusive, na exortação sobre santidade ele quis dedicar um capítulo justamente ao senso de humor.

“É tão triste ver homens e mulheres consagrados que não têm senso de humor, que levam tudo a sério. Mas, por favor! Estar com Jesus é estar alegre, é ter também a capacidade que dá a santidade deste senso de humor. Leiam este capítulo na minha Exortação sobre a Santidade”.

O Papa concluiu a mensagem desejando um bom encontro a todos. “Deus os abençoe! Que o Espírito Santo lhes conceda a luz da sua graça, para que possam ser sempre homens e mulheres de encontro, de fraternidade”.

O Congresso Virtual Continental de Vida Religiosa foi convocado pela Conferência Latino-americana e Caribenha de Religiosos e Religiosas (CLAR).

Fonte: Canção Nova



Os comentários estão desativados.