A devoção do Papa Francisco a São José

Publicado em 21/03/2022 | Categoria: Notícias Papa Francisco Slideshow Home |

Francisco confia seus problemas e dificuldades ao Patrono da Igreja

silêncio e a oração marcam a história de São Josépai adotivo de Jesus e patrono da Igreja. Essas virtudes manifestaram a profunda devoção do Papa Francisco ao santo.

Pontífice já manifestou sua confiança total na força mediadora de São José e uma admiração pelo papel e pelo estilo que sempre encarnou.

São José foi patriarca da Sagrada Família, pai de Jesus e esposo de Maria. Depois de Nossa Senhora, é considerado o maior de todos os Santos. Sua força de oração inspirou modos o ministério petrino de Francisco:

“Amo muito São José, porque é um homem forte e silencioso. Na minha escrivaninha, tenho uma imagem de São José que dorme e, quando tenho um problema, uma dificuldade, escrevo um bilhetinho e meto-o debaixo de São José, para que o sonhe. Este gesto significa: reza por este problema!” (Encontro com as famílias em Manila – 16 de janeiro de 2015).

A silhueta de São José estendida no sono, ao lado da mesa onde estuda e assegura as necessidades da Igreja universal, está ali para recordar que também em um sonho pode se esconder a voz de Deus.

Papa Francisco tem ao seu lado, desde sempre, nos quartos onde morou e estudou a pequena estátua de São José dormindo.

imagem de São José dormindo foi um dos poucos itens que o Papa pediu para trazerem-lhe de Buenos Aires, na Argentina, segundo matéria publicada no Vatican Insider. O hábito de confiar ao santo suas preces soma-se a outros sinais da devoção.

A paróquia do bairro Flores, na capital argentina, onde Francisco aos 17 anos confessou-se e percebeu pela primeira vez que Deus o chamava ao sacerdócio, é dedicada ao santo.

missa solene de início do pontificado de Francisco foi celebrada em 19 de março de 2013, memória litúrgica de São José.

Fonte: Vatican News