10 anos de pontificado do Papa Francisco: confira 5 curiosidades

Publicado em 13/03/2023 | Categoria: Papa Francisco Sem categoria Slideshow Home |

Neste dia 13 de março o Papa Francisco comemora 10 anos de pontificado. Por isso, o A12 separou para você algumas curiosidades desse período.

1. Eleição, Francisco e viagem internacional

• Quando o papa apareceu na sacada da Basílica de São Pedro, em 2013, o seu “jeito próprio” já chamava a atenção. Francisco chegou vestido com uma batina branca e fez um pedido incomum: “Peço que rezem ao Senhor para que Ele me abençoe”.

Em seguida, abaixou sua cabeça diante dos fieis reunidos na Praça de São Pedro para receber a oração silenciosa  cerca de 15 de segundos.

Escolheu, com a ajuda do cardeal Dom Cláudio Hummes, Francisco, o nome do santo de Assis para o seu pontificado.

Sua primeira viagem apostólica internacional foi para o Brasil, na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em julho de 2013.

2. Casos de abusos

No dia 17 de dezembro de 2019 o Papa Francisco extinguiu o então segredo pontifício sobre denúncias, decisões e processos relacionados aos casos de abusos sexuais e fortaleceu as normas eclesiais.

Isso evita que novos casos aconteçam e facilita para que as investigações sejam realizadas rapidamente. Inclusive, permite que a Igreja compartilhe informações com órgãos públicos acerca dos processos.

3. Oração na pandemia

Durante a pandemia de Covid-19 uma imagem marcou o mundo. Era 27 de março de 2020, os sinos das igrejas em Roma tocaram e a chuva caia, Francisco ficou sozinho enquanto fazia a oração e presidiu o momento extraordinário da benção “Urbi et orbi”.

4. Igreja que ama os pobres

Na Missa da Noite de Natal, em 24 de dezembro de 2022, reafirmou a importância de uma Igreja que vai ao encontro dos mais pobres:

“[…] a primeira riqueza é Jesus. Mas nós… queremos mesmo estar ao seu lado? Aproximamo-nos d’Ele, amamos a sua pobreza? Ou preferimos cingir-nos comodamente aos nossos interesses? Sobretudo visitamo-Lo onde Se encontra, isto é, nas pobres manjedouras do nosso mundo? É lá que Ele está presente. E nós somos chamados a ser uma Igreja que adora Jesus pobre, e serve Jesus nos pobres.

5. Canonizações

Não podemos esquecer dos santos de grande relevância para a Igreja que foram canonizados por Francisco, como Madre Teresa de Calcutá, São João Paulo II, São João XXIII, os pais de Santa Teresinha do Menino jesus, Louis Martin e Zélie Guérin Martin e os videntes de Nossa Senhora de Fátima, Francisco e Jacinta Marto.

Fonte: Vatican News e Aleteia