Papa na intenção de oração de junho: rezar pelos sacerdotes

Publicado em 07/06/2019 | Categoria: Notícias Papa Francisco |

O Papa pede aos católicos que olhem com benevolência para os sacerdotes que trabalham em cada uma das suas comunidades, lembrando que “a santidade faz sempre menos ruído que o pecado e o escândalo”.

Na edição de junho de O Vídeo do Papa, Francisco afirma que “o trabalho duro dos sacerdotes, longe de ser perfeito, demonstra o esforço humilde e alegre de quem procura fazer comunidade e aproximar-se cada vez mais do povo de Deus”.

O Santo Padre sublinha que os sacerdotes “desejam seguir o estilo da vida de Jesus, com proximidade e disponibilidade, especialmente para com os mais pobres”.

Nas palavras do Papa, o sacerdote é “servo da vida, caminha com o coração e o passo dos pobres; faz-se rico pelo trato frequente com eles”.

Este mês, o Santo Padre dá graças pelo exemplo dos sacerdotes, que com a sua disponibilidade e proximidade, dão testemunho do amor de Cristo, e convida-nos a rezar por eles, “para que com a sobriedade e humildade da sua vida, se empenhem numa solidariedade ativa para com os mais pobres”.

O diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, P. Frédéric Fornos, sj, afirma a propósito da intenção para este mês: “a oração, o amor por Jesus Ressuscitado, abre as nossas vidas ao sabor do Evangelho. Quando escutamos as palavras do Senhor, nos aproximamos do seu coração, cresce em nós [sacerdotes] o desejo de O seguir, de viver segundo o seu estilo, solidários com os mais pobres.

O Padre Frédéric recorda o que escreveu Bergoglio, como Arcebispo de Buenos Aires, sobre a importância de rezar com coragem sobre o povo de Deus: “Eu rezo? Nós sacerdotes, consagrados e consagradas, rezamos? Fazemo-lo suficientemente quando é necessário? (…) Quando rezamos, estamos a lutar pelo nosso povo” (29 de julho de 2007).

Na intenção de oração para o mês de junho, o Papa Francisco nos encoraja a dirigir o olhar ao trabalho realizado diariamente dentro das paróquias e pelo bem das comunidades, no esforço sempre contínuo de se aproximar do povo de Deus: o Pontífice pede para que rezemos pelo estilo de vida dos sacerdotes.

“ Nem todos são perfeitos, mas muitos se doam até o fim, oferecendo-se com humildade e alegria. São sacerdotes próximos, dispostos a trabalhar duro por todos. ”

O pedido aos católicos foi feito através de um vídeo, como acontece mensalmente, produzido pela Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado de Oração), com apoio do Vatican Media. Francisco agradece o exemplo dos sacerdotes que, com sua disponibilidade e proximidade com a comunidade, testemunham o amor de Cristo. A santidade sempre atrai menos atenção do que o pecado e o escândalo, por isso o Pontífice exorta a valorizar o trabalho dos sacerdotes:

“ Demos graças por seu exemplo e seu testemunho. Rezemos pelos sacerdotes para que, com a sobriedade e humildade de suas vidas, se empenhem numa solidariedade ativa, sobretudo para com os mais pobres. ”

Fonte: Apostolado da Oração