Papa: intenção de oração de maio

Publicado em 08/05/2019 | Categoria: Notícias Papa Francisco |


 
Em “O Vídeo do Papa” de maio, Francisco agradece a religiosas, sacerdotes, leigos e missionários pelo trabalho em favor do diálogo e da reconciliação entre os diversos setores da sociedade africana.
 

“As divisões étnicas, linguísticas e tribais da África podem ser superadas promovendo a unidade na diversidade”, é o que afirma o Papa Francisco na videomensagem, divulgada nesta quinta-feira (02/05), sobre a intenção de oração para este mês de maio.

O Santo Padre agradece “às religiosas, aos sacerdotes, leigos e missionários por seu trabalho em favor do diálogo e da reconciliação entre os diversos setores da sociedade africana”.

“Rezemos neste mês para que, por meio do compromisso dos próprios membros, a Igreja na África seja fermento de unidade entre os povos e sinal de esperança para este continente”, exorta o Papa Francisco, neste mês de maio, especialmente dedicado a Maria.

Como já assinalaram os bispos africanos, e tal como se afirma na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, muitas vezes se quer converter os países da África em simples “peças de um mecanismo e de uma engrenagem gigantesca”.

África soma 17,6% dos católicos do mundo

Isso acontece frequentemente com os meios de comunicação social, que, dirigidos majoritariamente por organizações do Hemisfério Norte, “nem sempre têm a devida consideração com as prioridades e os problemas próprios desses países, nem respeitam sua fisionomia cultural”.

A África soma 17,6% dos católicos do mundo, segundo dados do Anuário Pontifício de 2018. A Igreja Católica africana se caracteriza por ser muito dinâmica: o número de católicos aumentou de pouco mais de 185 milhões, em 2010, para mais de 228 milhões em 2016, com uma variação relativa de 23,2%.

A República Democrática do Congo é o país com o maior número de católicos batizados, com mais de 44 milhões, seguida por Nigéria, com 28 milhões, mas também Uganda, Tanzânia e Quênia registram cifras respeitáveis e em crescimento.

De fato, as circunscrições eclesiásticas aumentaram 3% na África, revelando-se o continente com maior dinamismo na demanda de serviços pastorais. Dos 15 países onde houve maior aumento na porcentagem de batizados, 4 estão no continente africano: República Democrática do Congo, Nigéria, Uganda e Angola.

Viver mais a unidade na diversidade

Por sua vez, o  diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa e do Movimento Eucarístico Jovem, padre Frédéric Fornos SJ,  afirma que “para que a Igreja na África seja um fermento de unidade entre todos os povos, a comunidade cristã deverá viver mais esta unidade na diversidade, conforme o desejo do próprio Cristo: “que todos sejam um” (João 17,21).

“Os sinais de divisão entre os cristãos nos países que já estão despedaçados pela violência provocam mais motivos de conflitos da parte dos que deveriam ser um atrativo fermento de paz”, afirma o Papa Francisco na Exortação apostólica Evangelii Gaudim.

É urgente buscar caminhos de unidade devido à gravidade da divisão entre cristãos, particularmente na África. O empenho pela unidade entre cristãos ajudará a Igreja na África a ser sal e luz para seu próprio continente, um sinal de esperança para os povos.

 

 

Papa: rezar o Terço pela Igreja e pela paz no mundo

 

O Papa Francisco, especialmente neste mês mariano, tem nos exortado por meio de tweets à oração do Santo Terço.
 

Ao saudar os peregrinos de língua italiana ao final da Audiência Geral desta quarta-feira, o Papa Francisco recordou que hoje recorre a “Súplica a Nossa Senhora da Pompeia”, e pediu a ela que “dirija o seu olhar sobre o mundo e interceda por toda a Igreja e por aqueles que sofrem no corpo e no espírito”. Ademais, recordou que na Argentina é celebrada a Solenidade de Nossa Senhora de Luján, Padroeira do país. Já em uma mensagem no twitter @Pontifex, pediu a Virgem do Santo Rosário para nos ajudar “a ser um só coração e uma só alma, povo santo em caminho à pátria do Céu”.

Mês de maio

Estamos no mês de maio, mês mariano por excelência. E o tweet desta quarta-feira, não foi o primeiro de Francisco a nos recordar nestes dias da Virgem Maria, a quem devemos rezar e pedir a intercessão. “A Mãe de Deus nos acompanha e protege os cristãos no combate contra as forças do mal. Confiemo-nos a Ela e rezemos pela Igreja e pela paz no mundo”, escreveu em outro tweet, em 4 de maio.

O Terço para proteger a Igreja dos ataques do diabo

Assim, através destas mensagens, Francisco renova seu convite para rezarmos o Terço. De maneira particular, já o havia feito em outubro passado, outro mês mariano, diante do momento difícil vivido pela comunidade cristã, para assim “afastar os ataques do diabo que quer dividir a Igreja”.

“É hora de defender a Igreja” do Grande Acusador com a oração, disse em 27 de outubro em seu discurso de encerramento do trabalho do Sínodo dos Bispos dedicado aos jovens, propondo a oração diária do Terço.

Maria traz Jesus ao mundo

Nossa Senhora quer trazer também a nós, a todos nós, a dádiva grandiosa que é Jesus; e com Ele traz-nos o seu amor, a sua paz e a sua alegria. Assim a Igreja é como Maria: a Igreja não é uma loja, nem uma agência humanitária; a Igreja não é uma ONG, mas é enviada a levar a todos Cristo e o seu Evangelho; ela não leva a si mesma — seja ela pequena, grande, forte, ou frágil, a Igreja leva Jesus e deve ser como Maria, quando foi visitar Isabel. O que lhe levava Maria? Jesus. A Igreja leva Jesus: este é o centro da Igreja, levar Jesus! Se, por hipótese, uma vez acontecesse que a Igreja não levasse Jesus, ela seria uma Igreja morta! A Igreja deve levar a caridade de Jesus, o amor de Jesus, a caridade de Jesus. (Audiência Geral de 23 de outubro de 2013).

Francisco: o Rosário, oração do meu coração

Maria traz o Senhor, por isso – sublinha Francisco – “Nossa Senhor não é um opção: deve ser acolhida na vida”. O Rosário – disse ainda – “é uma síntese da Divina misericórdia”, “a oração que sempre acompanha minha vida; é também a oração dos simples e dos santos. É a oração do meu coração “.

Um Pontificado confiado a Salus Populi Romani

Quando encontra as pessoas em várias audiências, Francisco sempre as presenteia com Terço: “Nossa Senhora – afirma  – está sempre próxima de seus filhos”, está sempre pronta para nos ajudar quando rezamos a ela, quando pedimos (…) sua proteção ( …) recordamos que ela não deixa esperando: é a Nossa Senhora da prontidão, prontamente vai servir”.

Francisco, logo após a eleição, foi à Basílica Santa Maria Maior, centro de Roma, confiar seu Pontificado a Salus Populi Romani. E esta mesma Basílica é sempre por ele visitada antes e após suas Viagens Apostólicas, como fez no último sábado e na noite de ontem, antes e após a visita à Bulgária e à Macedônia do Norte.

Oração a Maria

Na conclusão do mês mariano de 2013, ao recitar o Terço na Praça São Pedro, rezou desta forma:

“Maria, Mulher da escuta, da decisão e da ação.

Maria, Mulher da escuta, abre os nossos ouvidos; faz com que saibamos ouvir a Palavra do teu Filho Jesus, no meio das mil palavras deste mundo; faz com que saibamos ouvir a realidade em que vivemos, cada pessoa que encontramos, especialmente quem é pobre e necessitado, quem se encontra em dificuldade.

Maria, Mulher da decisão, ilumina a nossa mente e o nosso coração, a fim de que saibamos obedecer à Palavra do teu Filho Jesus, sem hesitações; concede-nos a coragem da decisão, de não nos deixarmos arrastar para que outros orientem a nossa vida.

Maria, Mulher da ação, faz com que as nossas mãos e os nossos pés se movam «apressadamente» rumo aos outros, para levar a caridade e o amor do teu Filho Jesus, para levar ao mundo, como tu, a luz do Evangelho. Amém!

Oração nascida no século XIII

O Rosário nasceu como oração “popular” no século XIII, em ambiente dominicano, para que todos pudessem rezar, mesmo os analfabetos. Desde então, os Pontífices sempre encorajaram a rezar o Rosário para encontrar Jesus, acompanhados por Maria.

 

Fonte: Vatican News – Sergio Centofanti e Jackson Erpen



Os comentários estão desativados.