” Ignorar o sofrimento significa ignorar Deus”

Publicado em 27/04/2016 | Categoria: Notícias Papa Francisco |

Na audiência geral o Papa Francisco falou sobre a parábola do Bom Samaritano afirmando que este é uma figura do próprio Jesus que se faz próximo de quem precisa, ensinando que o amor significa querer cuidar do outro.

Segundo o capítulo 10 do Evangelho de S. Lucas, um doutor da Lei, querendo pôr à prova Jesus, pergunta qual é o caminho para a vida eterna e o que é amar a Deus e ao próximo – recordou o Papa.

O doutor da lei quer uma regra sobre quem é o próximo, mas Jesus responde-lhe com uma parábola, pois não nos podemos limitar a uma teoria abstrata – esclareceu o Santo Padre.

A parábola fala de um sacerdote e de um levita, duas figuras ligadas ao culto a Deus, que ignoram um homem moribundo, ferido por assaltantes. Com isto, Jesus mostra que conhecer a misericórdia de Deus e louvá-lo no templo não significa automaticamente saber amar o próximo:

“Tu podes conhecer toda a Bíblia, tu podes conhecer todas as rubricas litúrgicas, tu podes conhecer toda a teologia, mas do conhecer não é automático amar; amar tem outro caminho; com inteligência mas com mais qualquer coisa…” – afirmou Francisco.

Será um samaritano, considerado impuro e pagão, aquele que sente compaixão por aquele homem ferido – assinalou o Papa – e de facto, a compaixão é uma característica essencial da misericórdia de Deus.

Deus não nos ignora, conhece as nossas tribulações e sabe quando temos necessidade de ajuda e consolação. Não podemos ignorar o sofrimento humano – disse o Santo Padre – pois isso significa ignorar Deus:

“O que significa ignorar o sofrimento do homem? Signica ignorar Deus… Se eu não me aproximo daquele homem, daquela mulher, daquela criança ou idoso, não me aproximo de Deus…” – disse o Papa.

O samaritano faz-se próximo de quem precisa, ensinando que o amor significa querer cuidar do outro, amá-lo como a si mesmo. Assim o bom samaritano é uma figura do próprio Jesus, que se fez nosso servo para nos salvar – afirmou Francisco no final da sua catequese.

O Santo Padre saudou também os fiéis de lingua portuguesa:

“Dirijo uma saudação cordial aos peregrinos de língua portuguesa, particularmente aos fiéis de Zurique, Brasília, aos sacerdotes de Serrinha e às Irmãs Franciscanas de S. José. Queridos amigos, recordem que caminhamos juntos, ajudando-nos uns aos outros e, como o Bom Samaritano, devemos fazer da nossa vida um dom de amor para as pessoas que nos rodeiam. Que Deus vos abençoe a vós e a vossos entes queridos!”

O Papa Francisco a todos deu a sua benção!

(RS)

Foto: Rádio Vaticano