A Vida é Missão – Eis-me aqui, envia-me

Publicado em 01/10/2020 | Categoria: Notícias Papa Francisco Slideshow Home |

A Campanha Missionária que acontece no mês de outubro de cada ano é ansiosamente esperada por toda a Igreja. O tema escolhido para este ano: A vida é missão, proposta pelo Papa Francisco, e o lema Eis-me aqui, envia-me, retirado do versículo 8, capítulo 6, do Livro de Isaías, pretendem colaborar no crescimento da consciência missionária, para que, como Igreja cada um de nós seja colaborador, principalmente neste momento de pandemia, que exige isolamento social.

Na abertura deste mês missionário, o Conselho Missionário Nacional – Comina lançou uma carta refletindo o tema “A vida é missão”, dando destaque à história deste mês na Igreja, bem como aprofundando as dimensões paradigmática, programática e existencial da missão.

Olhar menos para o espelho e mais para a janela, onde o mundo precisa de nós

P e. Maurício Jardim, diretor das Pontifícias Obras Missionárias – POM no Brasil, fala sobre a nova realidade vivida no contexto de pandemia. “Em tempos difíceis, tempos de isolamento social, de cancelamento de tantas agendas pastorais, missionárias, de atividades, encontros e formações, a missão não foi cancelada, ela continua, pois a missão é permanente. Somos convidados a neste tempo olhar menos para o espelho e mais para a janela, onde o mundo precisa de nós”, destacou o diretor.

Muitas portas foram fechadas, contudo muitas janelas foram abertas

Nesse mesmo sentido, se manifestou o Cardeal Tagle, Prefeito para a Congregação para Evangelização dos Povos, ao dizer que a vida se torna missão nesse momento peculiar, esclarecendo: mesmo que “na pandemia muitas portas tenham sido fechadas, contudo muitas janelas foram abertas”.

A generosidade não para

O arcebispo Rugambwa, citando a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missõesrecorda que “num contexto profundamente marcado pela pandemia da Covid-19, não se deve desanimar porque a missão não é fruto de capacidades humanas, mas pertence a Deus: o Espírito Santo é seu protagonista. O Senhor toma a iniciativa, enviou seu Filho Jesus Cristo e hoje envia cada batizado”.

Em todos os continentes, continua o compromisso de sensibilização para a coleta especial de 18 de outubro que constituirá o Fundo de Solidariedade Universal que as Pontifícias Obras Missionárias recolhem todos os anos para levar adiante sua obra de apoio às Igrejas locais.

Em 2020 a contribuição também foi expressa através do Fundo especial de emergência criado pelo Papa junto às Pontifícias Obras Missionárias para ajudar as comunidades atingidas pela Covid-19.

Origem da Tradição

Outubro é o mês missionário, assim como o mês de agosto é dedicado às Vocações, e setembro à Bíblia.

No primeiro dia do mês, a Igreja celebra o dia de Santa Teresinha do Menino Jesus, a padroeira das missões, conhecida por ser uma santa com vida simples, sem feitos extraordinários.

No ano de 1926 foi instituído o Dia Mundial das Missões, pelo Papa Pio XI, em 1926, a pedido da Sociedade para a Propagação da Fé. É um dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos, sempre comemorado no terceiro domingo de outubro, com uma coleta especial, reforçando o compromisso missionário de cada cristão. Todos os anos, os Papas escrevem também uma mensagem a toda Igreja por ocasião deste dia, para conscientização missionária.

A Campanha Missionária, acontece no Brasil, sob a responsabilidade da “Pontifícias Obras Missionárias” – , na qual colaboram a CNBB, por meio da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, a Comissão para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (Comina).

Criado pela CNBB em 1972, o Comina nasceu com o objetivo de unir os organismos e instituições envolvidos na animação e cooperação missionária. Este Conselho tem a tarefa de programar, executar e rever as principais atividades de cooperação em nível nacional.

Fonte: pom.org.br; vaticannews.va/pt; provinciadorio.org.br/; cançaonova.com; infoans.org/pt/