Fortes de Niterói ajudaram escolha do Rio como Patrimônio Mundial

Publicado em 04/07/2012 | Categoria: Notícias |


Niterói teve uma grande participação no título de Patrimônio Mundial, concedido a cidade do Rio de Janeiro, pela Unesco, no último final de semana. Na listagem dos locais descritos no site da entidade como aqueles que compõem as eleitas “paisagens cariocas entre a montanha e o mar” estão os nosso Fortes Históricos de Santa Cruz da Barra, São Luiz, Pico, Rio Branco e Imbuí. Segundo a assessoria de imprensa da organizão, eles fazem parte do conjunto da “entrada da Baía de Guanabara”.

A Unesco destacou a importância da Fortaleza de Santa Cruz: “Com mais de 450 anos de história, é obra impecável da arquitetura colonial militar luso-brasileira, reconhecida pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) com o tombamento ocorrido em 1938”.

Fonte: Guia Niterói


 

 

 

Unesco declara Rio como Patrimônio Cultural da Human

(Post publicado em 2/7/2012)

O Rio de Janeiro foi escolhido nesse domingo, 1º, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como Patrimônio Cultural da Humanidade. Com isto, a cidade se torna a primeira do mundo a deter o título na categoria Paisagem Cultural.

A escolha se deu durante a 36ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco (36ª WHC), que ocorre em São Petersburgo, na Rússia, em votação que estava prevista para ocorrer inicialmente no sábado.

O discurso de apresentação da candidatura do Rio a Patrimônio da Humanidade foi feito, em português, pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda, que encontra-se em São Petersburgo, acompanhada do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida.

Compõem, atualmente, o Comitê da Unesco, as delegações da Argélia, do Camboja, da Colômbia, Estônia, Etiópia, França, Alemanha, Índia, do Iraque, Japão, da Malásia, do Mali, México, Catar, da Rússia, do Senegal, da Sérvia, África do Sul, Suíça, Tailândia e dos Emirados Árabes Unidos.

A candidatura do Rio de Janeiro está inscrita na categoria Paisagem Cultural e foi entregue em setembro de 2009 à Unesco. Nela, consta um dossiê completo da candidatura, justificando sua importância e seu valor universal, que está, principalmente, na soma da beleza natural da cidade com a intervenção humana. Em janeiro do ano passado, o Centro do Patrimônio Mundial da Unesco, sediado em Paris, decidiu pela inclusão da candidatura do Rio de Janeiro na agenda da 36ª WHC.

Ao justificar a candidatura do Rio, o Iphan lembra que a cidade é reconhecida como uma das cidades mais belas do mundo e encontra na relação entre homem e natureza a âncora para a sua candidatura. O instituto também destaca os ícones da beleza natural da cidade como o Pão de Açúcar e a entrada da Baía de Guanabara.

Fonte: Agência Brasil



Os comentários estão desativados.