TV Brasil adia alteração na programação religiosa

Publicado em 25/10/2012 | Categoria: Notícias |

A TV Brasil adiou para 2013 as mudanças pretendidas para a grade de programação, no que diz respeito às transmissões religiosas. Embora a ideia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) — estatal que opera a TV Brasil e oito rádios oficiais — seja incluir em suas veiculações programas plurais, que englobem várias religiões, conforme informação publicada no site da Veja, nesta quinta-feira, 25 de outubro, as medidas não serão mais tomadas neste ano. Desta forma, os programas católicos A Santa Missa e Palavras de Vida e o evangélico Reencontro continuarão com espaço na grade.

A proposta de inclusão de outras religiões na grade de programação da TV Brasil foi feita pela Igreja Católica ao Conselho Curador da EBC durante a audiência pública de 14 de março, como medida para que os programas religiosos que atualmente são veiculados não saíssem do ar, já que a alegação da emissora era a de que esses três conteúdos, ligados a apenas duas crenças, não refletem a diversidade religiosa brasileira.

— Nós propusemos que continuasse a transmissão da Santa Missa pela televisão e que outro espaço fosse aberto dentro da emissora para os outros cultos, não só em uma abordagem teórica das religiões, mas que as próprias religiões, através dos seus cultos, se fizessem presentes na programação da TV Brasil, contou o Vigário Episcopal para a Comunicação Social da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Cônego Marcos William Bernardo.

O Debate

O debate envolvendo a transmissão dos programas religiosos começou em 2009. No ano passado, o Conselho Curador decidiu suspender da grade da TV Brasil os programas católicos e evangélico, com a argumentação de que não refletiam a diversidade religiosa do Brasil. Mas a Justiça Federal concedeu liminar e antecipação de tutela à Arquidiocese do Rio de Janeiro garantindo essa permanência.

O Vigário Episcopal para a Comunicação Social concorda que a pluralidade em questão deve ser buscada, porque ela existe na sociedade e pode também compor a grade de programação da empresa pública, mas alerta para que o respeito à fé não seja esquecido sob o pretexto de que o estado é laico.

— Durante a audiência, nos pareceu claro que todos querem um país em que seja respeitada a diversidade religiosa. Porém, eles entendem a diversidade religiosa sob o ponto de vista da cultura, o que quer dizer que eles não reconhecem o fundamento de cada religião. Portanto, não há respeito pela religião! Por trás disso, notamos a existência de um ateísmo, de um agnosticismo… De tal sorte que o Estado, quando afirma ser laico, na verdade está pretendendo ser ateu, denunciou o Cônego.

Embora a Coluna da Ouvidoria da EBC tenha problematizado a questão, em março, apenas informando que será um desafio incluir as “mais de 100 religiões, segundo o último censo do IBGE” na programação da TV, e tenha externado a preocupação com a inclusão de um possível programa que discuta a religião de um ponto de vista cultural,sem excluir nenhum segmento religioso, a questão maior talvez seja discutir qual é o papel da religião dentro do Brasil — tópico pertinente, se é verdade que uma empresa pública deve refletir as expressões sociais e culturais do seu povo.

* Foto: Arquivo

Fonte: Arquidiocese do RJ

Matriz:
Endereço: Rua General Rondon, s/nº - Praça Dom Orione - São Francisco - Niterói- RJ

Capela Bom Pastor:
Endereço: Morro do Preventório – Charitas – Niterói - RJ

Capela Imaculado Coração de Maria:
Endereço: Av. Rui Barbosa, 690 - São Francisco - Niterói - RJ

Capela Nossa Sra. da Conceição da Várzea:
Endereço: Praça Nossa Sra. da Conceição, s/nº - Jurujuba - Niterói-RJ

Capela São Luís Orione: