Tal como Maria, dizer ‘sim’ a Jesus que passa na nossa vida.

Publicado em 21/12/2014 | Categoria: Notícias |


angelus

21 de dezembro, IV Domingo do Advento. Uma Praça de S. Pedro repleta de fieis saudou o Papa Francisco que recitou o Angelus da Janela do Palácio Apostólico.

Na sua mensagem o Santo Padre começou por afirmar que neste último domingo de Advento a liturgia quer preparar-nos para o Natal contando-nos o Anúncio do Anjo Gabriel a Maria. O Papa pediu para fixarmos o nosso olhar nesta simples menina de Nazaré no preciso momento em que diz “sim” à mensagem divina. Dois aspetos fundamentais da sua atitude são para nós modelo de preparação para o Natal – declarou o Papa Francisco:

“Antes de mais a sua fé, que consiste no escutar a Palavra de Deus para se abandonar a esta Palavra com plena disponibilidade de mente e de coração. Respondendo ao Anjo, Maria disse: “Eis a serva do Senhor: faça-se em mim segundo a tua palavra”.

Nesta afirmação ‘Eis a serva do Senhor’ – continuou o Papa – Maria não sabe o que lhe vai acontecer, mas entrega-se totalmente e abandona-se totalmente no Amor do Senhor.

“Outro aspeto é a capacidade da Mãe de Cristo de reconhecer o tempo de Deus. Maria é aquela que tornou possível a Encarnação do Filho de Deus, ‘a revelação do mistério, envolvido no silêncio por séculos eternos’ como descreve o Apóstolo Paulo. Tornou possível a Encarnação do Verbo graças ao seu ‘sim’ humilde e corajoso. Maria ensina-nos o momento favorável em que Jesus passa na nossa vida e pede uma resposta pronta e generosa. E Jesus passa.”

O Papa Francisco afirmou que, perante este evento histórico que aconteceu há dois mil anos mas que se situa espiritualmente nos dias de hoje, cada um de nós é chamado a responder como Maria com “um ‘sim’ pessoal e sincero colocando-se plenamente à disposição de Deus e da sua misericórdia”.

O Santo Padre concluiu a sua mensagem antes da recitação do Angelus apontando o exemplo de Maria e de José como convite para acolhermos Jesus que por amor se fez nosso irmão.

Após a oração do Angelus o Papa Francisco saudou em particular os jovens do Movimento dos Focolares, a Comunidade Papa João XXIII e os escuteiros da Agesci de Tor Sapienza em Roma.

O Santo Padre desejou a todos um bom domingo e um Natal de esperança, de alegria e de fraternidade.

O Papa saudou a multidão com o seu tradicional desejo de um bom almoço e pedindo para que rezemos por ele. (RS)

 

Fonte : Rádio Vaticano



Os comentários estão desativados.