Igreja em Ação: abaixo-assinado em prol de melhores condições na Saúde Pública

Publicado em 12/06/2012 | Categoria: Notícias |

SUS: Arquidiocese faz abaixo-assinado em prol de melhores condições

Enfrentar longas filas para marcar consultas e exames, além de dificuldades para conseguir medicamentos solicitados pelos médicos. Esta é uma situação comum nos hospitais e nos postos do Sistema Único de Saúde (SUS), espalhados por todo o país.

Diante desta preocupação, a Igreja, junto com a sociedade civil, começa a recolher assinaturas, por meio de um abaixo-assinado, com o objetivo de exigir que a União destine 10% de suas receitas brutas para o financiamento do SUS, o que representa um acréscimo de cerca de R$ 35 bilhões anuais ao setor.

Organizada pelo Movimento Nacional em Defesa da Saúde, em parceria com diversas entidades médicas, a Frente Nacional por Mais Recursos na Saúde visa arrecadar 1,4 milhão de assinaturas (1% do eleitorado brasileiro) em favor do Projeto de Lei de Iniciativa Popular, que altera a recém-aprovada Lei 141/2012.

Na Arquidiocese de Salvador, as assinaturas já estão sendo recolhidas nas paróquias. Segundo o coordenador da Pastoral da Saúde Arquidiocesana, padre Jorge Brito, para assinar o abaixo-assinado, é necessário o nome completo, endereço e número do título eleitoral. “Mais do que pedir esse aumento, nós temos que pedir uma fiscalização dos conselhos para que o dinheiro seja bem aplicado”, assevera.

De acordo com a presidente da Associação dos Médicos Católicos, Dra. Maria Elvira Costa Souza, a mobilização é justa, visto que o SUS carece de verba e de profissionais capacitados para um atendimento de qualidade. “O SUS é um dos melhores sistemas de saúde do mundo, no papel. Não apenas como médica, mas como cidadã, estou envolvida e mobilizada no sentido de conseguir um maior investimento para o SUS”, afirma.

Apesar de ter plano de saúde, a recepcionista Neuza Quirino sempre utiliza o SUS para marcação de consultas e exames, tanto para ele, como para familiares. “É impressionante como o SUS está cada vez pior. Quando tenho que utilizar o serviço é que percebo a dificuldade. Vou assinar este abaixo-assinado com certeza, afinal temos que concordar com tudo o que for em benefício de todos”, diz.

Memória

Não há como negar que, em meio às transformações ocorridas ao longo dos anos, a Igreja sempre esteve ao lado do povo, reivindicando melhores condições de vida, por meio de pressão popular. Um exemplo disso foi a mobilização da Conferência Episcopal e das Dioceses, por ocasião das eleições em 2010, que arrecadou mais de 90% das assinaturas do projeto de Lei Popular, que se transformou na Lei da Ficha Limpa.