Solenidade de Corpus Christi nos municípios de Niterói e São Gonçalo

Publicado em 06/06/2012 | Categoria: Notícias |

O Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, presidirá as Celebrações Eucarísticas de Corpus Christi, no dia 07 de junho, em São Gonçalo e Niterói.

Neste ano, a confecção dos tapetes em São Gonçalo, será no dia 6 de junho, e começará os trabalhos, por volta das 22h. Já no dia 07, data em que se comemora a solenidade de Corpus Christi. Os gonçalenses irão se concentrar na rua em frente à matriz São Gonçalo de Amarante, às 07h e em seguida começará a Santa Missa, às 08h. A Matriz fica na Alameda Pio XII, nº 86, no Centro.

De acordo com a assessoria de comunicação de Corpus Christi, aproximadamente 200 sacos de serragem de 100 litros, inúmeros tubos de xadrez, estarão à disposição da equipe, além das 50 toneladas de sal, que serão utilizadas na confecção dos 241 tapetes que é Patrimônio Público Cultural e Religioso do Município. Os fiéis irão percorrer aproximadamente 1,5 Km, até chegar ao SESI onde haverá a bênção do Santíssimo Sacramento.

Ainda segundo a assessoria do evento as pessoas principalmente as idosas e crianças que vierem a participar da Solenidade de Corpus Christi estejam bem alimentados e hidratados, com roupas leves e devidamente medicados, caso façam uso de alguma medicação.

Já em Niterói, a confecção dos tapetes, acontece na Av. Amaral Peixoto, que está localizada, no centro da cidade. Os trabalhos de confecção começarão às 07h, com previsão de terminar às 11h. As paróquias do Vicariato Niterói contarão com 20 toneladas de sal, além de pó de café, pó de serra e xadrez.

Os católicos fluminenses poderão visitar os tapetes, a partir das 13h, e terão até às 15h, para tirar fotos e conhecer a criatividade das equipes envolvidas no evento. Logo após a visitação, participarão do louvor. Em seguida, iniciará a Celebração Eucarística, presidida Dom José Francisco Rezende Dias, a partir das 16h, num palco montado, no inicio da Av. Amaral Peixoto. Já a procissão, começará após a Santa Missa, com a benção do Santíssimo Sacramento, no termino da cerimônia litúrgica.

Fonte: Arquidiocese de Niterói

A Paróquia São Francisco Xavier convida todos, em especial os adolescentes e jovens, para ajudar na confecção dos tapetes de sal para a procissão de Corpus Christi na Avenida Amaral Peixoto. Estamos responsáveis pela preparação dos tapetes de números 96 e 97. Aqueles que desejam ajudar podem comparecer às 7 horas, diretamente no local.

Participem !!!