Solenidade da Imaculada Conceição de Maria

Publicado em 08/12/2016 | Categoria: Notícias |

nossa-senhora-anunciacao
A Anunciação é um dos momentos mais importantes da história da nossa salvação. Deus vem ao nosso encontro e pede licença para entrar na nossa história e na nossa vida. Somos livres para O aceitar ou para O recusar.
Maria aceitou o convite para ser a mãe do Salvador, e concebeu o Filho de Deus, que se tornou Filho do Homem.
Jesus quer de novo nascer em nós. Basta que tenhamos sensibilidade para ouvir o seu convite, e abertura de alma para deixa-lo nascer em nossa vida.

Reflexão sobre o  Evangelho – Lc 1, 26-38

A Semente da Terra

Lucas inicia  seu Evangelho narrando o nascimento de dois meninos que mudarão  a história da humanidade. No primeiro anúncio, Deus mostra seu desejo de salvar a humanidade, prometendo o nascimento de João Batista, o precursor do Messias (Lc 1,5-24). Agora, Deus intervém de maneira direta na vida de Maria, uma virgem nazarena.  A ela faz o convite de participar de seu plano salvador.

– O anjo Gabriel foi enviado por Deus: O mistério da encarnação de jesus só é possível porque o amor de deus se manifestou ao gênero humano. A iniciativa é de Deus, que solidário às lutas e sofrimentos do ser humano, decide fazer-se amor em uma linguagem profundamente humana. O termo “anjo”, segundo suas raízes hebraica, significa “mensageiro” . Assim, a figura de Gabriel une céus e terra neste mistério de amor, já não há mais um abismo entre Deus e as suas criaturas!

– A uma cidade da Galileia: O anjo é enviado ao pequeno vilarejo de Nazaré, com aproximadamente 150 habitantes, longe das grandes rotas comerciais e sem importância(cf.Jo 1,46;7,52). Segundo a religião tradicional da época, acreditava-se que o lugar em que Deus habitava era no Templo, construído sobre o Monte Sião. Agora, Ele encontra braços que o acolhem em uma pequena casa de pessoas simples, que vivem o drama e as lutas do dia a dia, mas mantém sua fé e capacidade de fazer o bem.

– Maria, uma virgem prometida a José, descendente de Davi: Lucas não usa a palavra “jovem”, “mulher” ou variantes. Quer que todos saibam a natureza de Maria: ela é uma virgem, prometida em casamento. Assim, também saberão que o nascimento de Jesus passa pela acolhida humana de Maria e é fruto de uma grande manifestação de Deus, que faz uma virgem conceber. Ela e José se encaixam perfeitamente no caminho da promessa por sua descendência: o Messias seria filho de Davi (2Sm 7, 12-16; 11,1).

– Alegra-te, cheia de graça: A saudação do Anjo é um convite a toda a Igreja: Deus está próximo do homem, vai ao encontro dele e concretiza seu plano de salvação. O sofrimento se transforma em alegria! Os pobres e pequenos não estão mais cheios de condenações, tristezas e desencantos, todos encontram graça diante de Deus.

– O Senhor está contigo: Deus escolhe Maria para que esteja junto com as pessoas para fazer o amor nascer no meio da humanidade e contagiá-la desde dentro. Esta é uma expressão que perpassa toda a Bíblia. Dá a certeza de que o Senhor está junto; é presença real e que não abandona as pessoas que escolhe e chama.

– Não temas, encontraste graça: A ação de deus não é para castigar ou desferir sua ira. Este acontecimento une a história da salvação, abraçando a humanidade com o amor de deus. Assim, o medo, reação natural do ser humano, é envolvido pela segurança de deus, que se manifesta para abençoar e salvar. Os pequenos que vivem longe das seguranças da religião institucional, encontram graça diante de Deus.

– Não conheço homem algum: o verbo grego para “conhecer” e seu correlato hebraico são um eufemismo para referir-se à relação sexual. A expressão em forma negativa, prepara o anúncio para indicar que o filho que vai nascer é de origem divina.

– O Espírito, o poder e a sombra do Altíssimo: Maria aqui é símbolo de toda a humanidade.  Ela é vítima da Lei,  diante de todos,  terá um filho de origem desconhecida sendo já prometida em casamento. Contudo, este gesto é símbolo da união amorosa de deus com os homens, representado pelo espírito que baixa do céu e a envolve, o poder de deus que a cobre com  sua

sombra. Deus definitivamente se une à humanidade, os céus se encontram com a terra!

– Nada é impossível: A salvação é uma iniciativa livre de Deus, que faz tudo para que o homem novamente se encontre com os seus braços de amor.  Assim, Isabel, uma idosa estéril, pode conceber, do mesmo modo Maria, uma virgem.  A virgindade de Maria, aqui, não é uma condenação às relações sexuais e sim de que o movimento salvífico  é feito por Deus, pelas vias que só Ele conhece, mas passando pelo homem.

– Faça-se em mim segundo a tua palavra: finalmente – esta é a profundidade da acolhida de Maria – das profundezas da criação, que se afastou dele pelo pecado, se levanta um “sim” capaz de atrair o próprio Deus. Ela decide participar da história da salvação, pois seu coração está de acordo  com a vontade de Deus.

No dia da Imaculada Conceição de Maria, todas as pessoas são chamadas a escutar a voz de Deus, que quer entrar em nossa história. O que nos torna aptos não são meritocracias ou estruturas de poder. Somos chamados pela iniciativa livre de Deus, que quer salvar a todos. Nos mistérios da intervenção divina, a participação humana é peculiar: é preciso querer participar de seu projeto e deixar-se moldar por sua salvação. Isso é dizer “sim”!

Fonte: O Pão Nosso De Cada Dia

Subsídio litúrgico- catequético mensal

Festejos à Imaculada Conceição na Capela Nossa Sra. da Conceição da Várzea – Jurujuba

festa-na-capela