Solene Celebração Eucarística, festejando São Francisco Xavier.

Publicado em 05/12/2012 | Categoria: Destaques Editorial |


 

 

 Durante o período de 24 de novembro a 3 de dezembro,  os paroquianos da Paróquia São Francisco Xavier,  participaram de  vários eventos para festejar  o dia do seu padroeiro.  O ponto máximo das comomorações, aconteceu no dia  3, dia de São Francisco Xavier. A Solene Celebração Eucarística, às 19 horas, na Igreja Matriz, teve início com o hino de São Francisco Xavier, no canto de entrada , cantado  com muita alegria pelo presidente da celebração, Pe. Josumar , pelos   agentes das diversas pastorais, movimentos, capelas e  por toda  comunidade paroquial.

 

 

 


Na celebração foram apresentados e ofertados  símbolos ( sandálias, o jarro com água e o globo terrestre, sinalizando os lugares que São Francisco Xavier percorreu na sua missão de evangelizador) como a manifestação de desejo pessoal e comunitário de que cada vez mais sejamos instrumentos de Deus para a obra de evangelização do mundo.

 

 

 

 

História

São Francisco Xavier levou Jesus ao coração dos povos do Oriente. O ministério apostólico de São Francisco Xavier, com o dinamismo com que o exerceu, é espantoso. Em 1542, seguiu para a Índia e outros países asiáticos, enfrentando longas e perigosas viagens, sem temer intempéries, nem outros perigos.

Em aproximadamente dez anos, percorreu milhares de quilômetros, com os meios e as dificuldades que mal podemos imaginar, dirigindo-se a numerosos povos, que falavam diferentes línguas. O segredo da sua coragem e do seu dinamismo era a oração e a união com Cristo, na união ao mistério de Deus que quer comunicar com todos os homens. Hoje também, se queremos que o evangelho chegue aos nosos contemporâneios, não basta esperá-los na Igreja. É preciso procurá-los onde eles estão. É preciso “sair da sacristia” e iluminar o mundo com nosso testemunho pessoal e comunitário.


 

Homilia

Em sua homilia, o padre Josumar falou da alegria de festejar o dia de São Francisco Xavier:

 

 – Hoje, dia 3 de dezembro, é um dia especial dentro das festividades que estamos vivendo em nossa Paróquia, é o dia do nosso padroeiro São Francisco Xavier. Ele não é um santo popular. Geralmente a devoção aos santos está ligada a realidades relevantes na vida das pessoas que recorrem a eles para serem atendidos em suas necessidades materiais e espirituais. Nada de errado nisso, quando não perdemos o verdadeiro significado do que representam os santos na Igreja. Não podemos nos dirigir ao sagrado – no caso a intercessão dos santos – somente para alcançar graças e solucionarmos problemas, pois perderíamos o verdadeiro sentido evangélico da presença dos santos na vida cristã.

Alguns santos possuem destaque na liturgia que os celebra de forma festiva porque são santos ligados a figura histórica de Jesus de Nazaré, viveram com ele, foram testemunhas oculares deste evento histórico ou são citados nas sagradas escrituras, como é o caso dos apóstolos, São Paulo, as santas mulheres etc.

Nós temos a alegria de ter como padroeiro São Francisco Xavier, o Gigante das Missões. Pe. Jô lembrou também da última excursão dos paroquianos para as terras de São Francisco Xavier, que tiveram a oportunidade de conhecer o Castelo de Javier. Ele, que pertencia a uma família de posses, deixou seu castelo para se entregar a causa do evangelho. Xavier deixou- se seduzir por Cristo, depois de ler a passagem do evangelho: “De que vale ganhar o mundo e perder a sua vida” (Marcos 8, 36). Ele foi um dos fundadores da Companhia de Jesus, juntamente com Inácio de Loyola.

É muito importante ler e conhecer a vida de Xavier com o ardor da Fé, com o espírito de missão da época de São Francisco, que diferentemente da visão pastoral que temos hoje, valorizava mais o sacramento do que a própria evangelização. Mas, mesmo assim, ele convencia as pessoas pelo seu olhar doce e sua simplicidade para “destruir os ídolos” e levar as pessoas para Jesus. Eles viram em São Francisco Xavier um homem bom, puro e simples, que falava com a sua vida, testemunhando Cristo, por isso muitos aceitaram Jesus como o salvador e receberam os sacramentos.


Deixar o Espírito agir

 

Hoje, São Francisco Xavier continua a nos inspirar na nossa missão de evangelizar. Basta abrimos espaço nos nossos corações, para a ação do Espírito Santo, que faremos coisas surpreendentes.

O nosso testemunho de vida evangeliza sem, muitas vezes, precisarmos usar as palavras. A nossa Igreja, em particular a nossa Paróquia, precisa ser uma Igreja evangelizadora em todas as suas dimensões. Poderíamos citar, por exemplo, o acolhimento à juventude. A Igreja perderá muito se não evangelizar os jovens. Precisamos usar os novos meios para evangelizar, respeitar e valorizamos a cultura hodierna, transmitindo os valores do evangelho. Apropriar-se da cultura midiática para fazer com que a palavra de Deus seja anunciada na hora certa, do jeito certo, sem impor nada, mas tornando a sociedade consciente de que existe um caminho de salvação, de vida e de liberdade, com muito amor. Levar a pureza do evangelho. Quando o ensinamento de Jesus é apresentado ao mundo com a sua originalidade, todos os joelhos se dobram. É impossível não se encantar, não se deixar seduzir por Ele.

No final, o padre Jô agradeceu a participação dos diversos membros de pastorais, movimentos e Capelas, presentes na celebração, que juntos formam a pastoral de conjunto e falou:

“o Natal é a época de ser missionário, de fazer o que o nosso padroeiro nos ensinou com a sua vida, ir ao encontro dos que estão afastados da Igreja, convidando para participar da Novena de Natal. Não podemos dizer que estamos sobrecarregados, pois é muito pouco o que fazemos em relação ao que o nosso padroeiro fez em sua época”.

 

Celebrando com o Padroeiro

Na hora de cantar parabéns para os aniversariantes, todos foram surpreendidos com a alegria de ter entre os participantes da celebração um senhor que fazia aniversário no dia do nosso padroeiro e que tinha o mesmo nome, Francisco Xavier. Ele foi homenageado com uma forte salva de palmas pela comunidade.

 

 

Rede Vida

Na ocasião festiva, tivemos também a presença da Rede Vida de Televisão que estava colhendo depoimentos de alguns membros de pastorais para saber o que significava, na sua caminhada pastoral, o exemplo de vida de São Francisco Xavier.

Veja mais fotos da celebração

Acesse os outros eventos comemorativos da Festa do Padroeiro:

 

 



Os comentários estão desativados.