Setembro, mês da Bíblia

Publicado em 15/09/2010 | Categoria: Arquivo |

A Voz do Pastor

A igreja do Brasil instituiu, há já bastante tempo, o costume de dedicar o mês de setembro a um aprofundamento da reflexão sobre o sentido da PALAVRA DE DEUS na vida dos cristãos, pastores e Fiéis: é o mês da BÍBLIA!

Penso ser muito importante ter em mente que a Sagrada Escritura, a Bíblia, não pode ser um livro como outro qualquer, que deve ser lido, estudado e depois colocado na estante. É fundamental saber que quando abrigamos a Bíblia, colocamo-nos na presença do Senhor, para ouví-lo, para sentir jorrar em nosso coração as fontes da Verdade, do Amor, da Vida, que é o próprio Senhor Jesus. Muito se tem proposto hoje em dia, a “Leitura Orante” da Bíblia, justamente para nos ajudar a realizar de modo bem vivo, a experiência narrada por S. João no início de sua 1ª carta: “O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com nossos próprios olhos, o que contemplamos, o que nossas mãos palparam do Verbo da vida – porque a Vida manifestou-se: nós a vimos e dela vos damos testemunho…! “(1ª Jo.1-2).

Esta experiência forte e marcante da Divina Pessoa de Jesus Cristo nós a realizamos à medida em que, guiados pelo Espírito Santo, vamos aprofundando o mergulho de nosso ser, de nosso agir, de nosso pensar e de nosso sentir, no universo do Amor Divino, no intenso colóquio com Amado Senhor, na meditação de sua Palavra transformadora.

Um particular momento para esta experiência encontramos na Celebração da Santíssima Eucaristia, no momento da proclamação da Palavra de Deus. Muito temos que valorizar este momento, criando todas as condições de silêncio, de escuta, de correta leitura para bem acolher a Palavra no coração e transformá-la em vida. O próprio Senhor Jesus nos ensina: “Se alguém me ama, guardará minha palavra e meu Pai o amará e a ele viremos e nele estabeleceremos morada! “(Jo.14, 23)

É muito forte este vínculo que o Senhor estabelece entre amá-lo e guardar sua Palavra e sobre isto precisamos refletir constantemente para que o Espírito Santo encontre sempre mais aberto o nosso coração, a nossa vida para nos fazer crescer neste amor, que nos impulsionará a testemunhar o Senhor Jesus, com ardor e coragem.

Seria bom lembrar que a Igreja inteira aguarda, com ansiedade, a publicação oficial da Exortação pós-Sinodal sobre a PALAVRA DE DEUS que o Papa Bento XVI está preparando.

Não posso deixar de mencionar aqui, no final deste texto, a rica experiência de Comunhão com o Sucessor de Pedro que faremos nós, os Bispos do Regional Leste 1, Estado do Rio de Janeiro, durante nossa Visita “Ad Limina” de 23 a 30 deste mês. Será, sem sombra de dúvida, um momento de grande espiritualidade para nós, Bispos, quando estivermos face a face com o Santo Padre, ouvindo-o e falando-lhe também sobre a vida de nossas Dioceses. Peço que todas as nossas Paróquias e Comunidades façam orações pelo bom êxito desta visita. E muito me alegrará poder dizer de viva-voz ao Santo Padre, o quanto os católicos de nossa Arquidiocese o amam, lhe são em tudo fiéis e muito rezam por ele.

Que a Santíssima Virgem Maria, Mãe Dolorosa, cujas dores veneraremos no decorrer deste mês, precisamente no dia 15, nos ajude a viver intensamente a comunhão de amor fraterno entre nós e com Sucessor de Pedro, hoje o Santo Padre Bento XVI, a quem Deus conceda vida longa e abençoada.

+ D. Fr. Alano Maria Pena OP
Arcebispo Metropolitano de Niterói