Serviço para a população

Publicado em 11/07/2015 | Categoria: Notícias |


 Procon-RJ amplia atuação com a criação de serviços digitais

 

procom

 

 

Autarquia recebeu mais de 94,4 mil reclamações por meio do site e de aplicativo

Em pouco mais de um ano, os serviços digitais do Procon-RJ já receberam mais de 94.400 reclamações e denúncias de usuários de todo o Estado do Rio de Janeiro. Na maioria dos contatos, o cliente quer a devolução do valor pago (16,7%) e se queixa da não entrega do produto no prazo (15,5%). Para o subsecretário de Políticas Públicas da Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor, José Geraldo Machado Junior, o site www.procononline.com.br e o aplicativo Meu Procon são formas de ampliar a atuação do órgão nos 92 municípios fluminenses.

D.O. Notícias – Como surgiu o aplicativo ‘Meu Procon-RJ’?

José Geraldo – O aplicativo nasceu a partir de uma demanda da secretária Cidinha Campos, que queria levar os serviços do Procon-RJ para mais perto dos cidadãos. Antigamente, as reclamações só poderiam ser feitas nos postos da autarquia, e as denúncias, apenas pelo telefone 151. Ela solicitou que desenvolvêssemos modos de levar o atendimento de forma remota para outras cidades, fora da Região Metropolitana do Rio. Então, criamos o site www.procononline.com.br e, em parceria com o Proderj, desenvolvemos o aplicativo ‘Meu Procon-RJ’, que pode ser baixado gratuitamente em smartphones e tablets com sistema Android ou iOS.

D.O. Notícias – Como o ‘Meu Procon-RJ’ funciona?

JG – Ele é simples, amigável e intuitivo. A sua maior facilidade é que o usuário pode fazer a reclamação ou denúncia imediatamente e no local onde detecta o problema, seja uma loja ou restaurante, e pode anexar até três imagens. Caso não haja rede de internet 3G ou wi-fi no local, o registro será salvo no aplicativo e enviado aos nossos sistemas automaticamente, assim que houver conexão. A demanda gera um número de protocolo, que pode ser acompanhado pelo próprio usuário. Assim que recebemos a demanda, encaminhamos para a empresa responsável, que deve apresentar uma resposta satisfatória ou resolver a questão. Temos um índice de cerca de 80% de solução. Quando isso não acontece, marcamos uma audiência na sede do Procon (Av. Rio Branco, 25, 5ª andar) para que o problema seja concluído junto à empresa. Esse processo dura, no máximo, 30 dias.

D.O. Notícias – Para o usuário, quais são os principais benefícios da ferramenta?

JG – O programa permite que o cliente reclame na hora em que o problema acontece, sem transtorno, sem deslocamento e com resultado eficiente, disseminando a ideia e a necessidade de busca dos direitos do consumidor.

D.O. Notícias – Quais são as principais funcionalidades do serviço?

JG – Além de fazer as reclamações e denúncias e acompanhar o andamento, o ‘Meu Procon-RJ’ apresenta um ranking com as 10 empresas mais reclamadas no mês anterior. Existe uma área com as perguntas e respostas sobre as dúvidas mais comuns entre os consumidores e uma aba com explicações sobre as regras do comércio eletrônico. Também há informações sobre os postos do Procon, com dias e horários de funcionamento.

D.O. Notícias – Como é a participação dos usuários nos serviços on-line?

JG – Desde que lançamos o site e o aplicativo, em março de 2014, recebemos mais de 94.400 reclamações. Se considerarmos somente o primeiro semestre deste ano, tivemos 43.851 reclamações ou denúncias nos serviços digitais. São cerca de 240 reclamações ou denúncias recebidas por dia.

D.O. Notícias – Quais são as principais reclamações?

JG – A maioria dos clientes (15.786 das demandas, ou 16,7% do total) quer a devolução do valor pago por insatisfação pelo serviço ou compra de produto. Depois, vem as denúncias (14.721, 15,6%) e a não entrega dos produtos no prazo (14.640, 15,5%). Em seguida, são pedidos reparos (11.533, 12,2%) e trocas (6.456, 6,8%).

 

rio criativo

Rio Criativo oferece oficinas e consultorias gratuitas em julho

Incubadora da SEC terá 150 vagas para agentes culturais

A Incubadora Rio Criativo, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura, realizará a sua primeira Maratona de Oficinas e Consultorias nos dias 21, 22 e 23 de julho. O evento contará com três oficinas e três consultorias sobre Planejamento, Mobilização de Recursos e Marketing Digital.

“A partir da agora, vamos promover uma maratona por mês, sempre trazendo temas relevantes, como branding, financiamento público e privado, gestão, design thinking, redes sociais, novas mídias, formalização, treinamento de pitching, entre outros”, informa Marcos André Carvalho, Assessor Especial para a Economia Criativa, da Secretaria de Estado de Cultura.

Para se candidatar a uma vaga, o interessado deve acessar o site da incubadora através do endereçowww.riocriativo.rj.gov.br, entre 10 e 16 de julho, e preencher um formulário. As inscrições selecionadas serão confirmadas, por e-mail, no dia 20 de julho.

Ao todo serão 150 vagas para formação de agentes de cultura de todo o estado. As atividades são gratuitas e acontecerão na Rua Frederico Silva, nº 86 – 8º andar, na Praça Onze, sede da incubadora.

Rio Criativo e parcerias

A Maratona de Oficinas e Consultorias é uma ação da Incubadora Rio Criativo, um centro de inovação que estimula o empreendedorismo relacionado aos 20 setores da economia criativa do estado do Rio de Janeiro. Suas atividades de formação, apoio, e geração de negócios são voltadas para empresas, associações, redes setoriais e territoriais e agentes culturais dos 92 municípios do estado.

O Rio Criativo tem como parceiros o Ministério da Cultura – Secretaria de Políticas Culturais; o Ministério das Comunicações; a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio; a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico; a Agência Estadual de Fomento-AgeRio; a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado-FAPERJ; o SEBRAE-RJ; o Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, entre outros.

Os Ativadores

As oficinas serão ministradas por profissionais renomados da área, como Eliane Costa, um dos maiores nomes de cultura digital e economia da cultura do país, que será responsável pela oficina Cultura, Fomento e Movimento; a equipe da Martinica Digital, uma das empresas incubadas do Rio Criativo, que vai ficar a cargo do tema Marketing Digital, abordando ações de engajamento, gestão de redes sociais e mídias pagas no Facebook e no Google; e Úrsulla Araújo, presidente da Goma, associação interdisciplinar de empreendedorismo em rede que reúne 25 empresas, que vai comandar a oficina Planejamento.

 “As Maratonas democratizam o conhecimento de práticas inovadoras. Os agentes culturais aprenderão ferramentas de trabalho muito úteis e indispensáveis para o seu trabalho nos dias de hoje”, explica Marcos André.

 

Programação:

Dia 21 de julho, terça-feira – Tema: Planejamento

Oficina, das 14h às 18h

Ativador: – Úrsulla Araújo, Goma/Carioteca;

Consultoria, das 18h30 às 20h30

 

Dia 22 de julho, quarta-feira – Tema: Mobilização de Recursos

Oficina Cultura, Fomento e Movimento, das 14h às 18h

Ativador: Eliane Costa;

Consultoria, das 18h30 às 20h30

 

Dia 23 de julho, quinta-feira – Tema: Marketing Digital

Oficina, das 14h às 18h;

Ativador: Martinica Digital;

Consultoria, das 18h30 às 20h30

 

30 vagas para cada oficina; 20 vagas para cada consultoria.

Atividades sujeitas à lotação.

 

Mais informações:

Telefone: 21 2507-9742

Email: maratonas@riocriativo.com.br

Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro



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