SEPAC e PASCOM realizam evento sobre comunicação no Concílio Vaticano II

Publicado em 08/05/2012 | Categoria: Notícias |

O tema da comunicação no Concílio Vaticano II e do 46º Dia Mundial das Comunicações, Silêncio e Palavra, caminhos de evangelização. Estes assuntos foram tratados em um evento, no último sábado, em São Paulo. Trata-se de uma parceria entre Paulinas SEPAC (Serviço à Pastoral da Comunicação), o Setor de Comunicação do Regional Sul 1 da CNBB e PASCOM da Região Episcopal Sé da Arquidiocese de São Paulo. Mais de 200 pessoas participaram do evento.

A Irmã Maria Celeste, diretora do SEPAC e coordenadora de comunicação no Regional Sul 1 e Região Sé da arquidiocese de São Paulo, deu as boas vindas aos participantes. Para ela, as reflexões do encontro serviram de incentivo para todos, na perseverança do serviço à Comunicação.

O Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, presidente do Regional Sul 1 e do Grupo de Trabalho para as comemorações do cinquentenário do Vaticano II, fez a palestra de abertura convocando a todos para estudar e aprofundar os documentos aprovados pelo Concílio, nas diversas áreas, destacando a Palavra de Deus e a missão dos leigos.

Num segundo momento, o tema da comunicação, antecedentes e memória no aspecto da sociedade e da Igreja, foi tratado pela Irmã Helena Corazza, coordenadora de cursos no SEPAC e presidente de Signis Brasil. Já a Irmã Joana T. Puntel, pesquisadora da área da comunicação, falou do decreto Inter Mirifica publicado no dia 04 de dezembro de 1963, apontando as conquistas da Igreja neste campo, bem como os limites. Na oportunidade, ela fez o lançamento do livro Inter Mirifica, texto e comentário, da coleção Revisitar o Concílio e A comunicação nos passos de João Paulo II – dia mundial das comunicações.

Participaram do evento mais de 200 pessoas, vindas de dioceses como Bauru, Guarulhos, Itapeva, São José do Rio Preto, Santo André, São Miguel Paulista, Campo Limpo, Osasco, Limeira, Santos, São José dos Campos, Bragança Paulista, Mogi das Cruzes, Regiões da Arquidiocese de São Paulo, TVs, Rede Católica de Rádio, Signis Brasil, sites e impressos católicos, grupos diversos de PASCOM. Para Dom José Moreira, bispo de Itapeva (SP), e referencial da comunicação no Regional Sul 1, foi uma boa oportunidade de estudo e aprofundamento, sobretudo no campo da comunicação.