Missa dos Santos Óleos

Publicado em 01/04/2015 | Categoria: Notícias |

bispo

Semana Santa 2015: Missa do Crisma lota ginásio

A celebração dos Santos Óleos (31) foi marcada pelas arquibancadas lotadas no Ginásio Dom Bosco, em missa presidida pelo Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco.

Segundo a liturgia da Igreja a missa dos Santos Óleos é celebrada na quinta-feira santa pela manhã, antes da celebração da Santa Ceia, porém, na Arquidiocese de Niterói é antecipada para a terça-feira santa tendo em vista a distância geográfica.

“O Espírito do Senhor repousa sobre mim, porque o Senhor me ungiu. Neste versículo, tirado do Livro de Isaías, está contido o tema condutor da Missa do Crisma. A nossa atenção concentra-se sobre a unção. Hoje, a Igreja quer renovar o sinal desta força do Espírito que ungiu Jesus – força de graça e santidade – que é concedida aos cristãos, pelo preço da sua paixão e morte, mediante os sacramentos da fé.” Disse o Dom José.

O Arcebispo, direcionando-se a todos os presbíteros presentes, comentou:“Fomos ungidos no batismo com óleo batismal e no sacramento da crisma com o óleo da força crismal, que a tudo confirma e faz crer. Nossas mãos de presbíteros foram ungidas no dia da ordenação. A cabeça dos bispos também foram ungidas na ordenação episcopal. A cabeça e as mãos de todos nós voltarão a ser ungidas, quando chegar a hora derradeira de confirmar, em definitivo, tudo aquilo que somos e fizemos na caminhada desta vida.”

missa ginasio“Esse é o Mistério da Páscoa! Mistério central da Igreja e de nossas vidas. Mistério que faz de cada vida, tão pequena, um monumento, a Igreja viva onde Deus mesmo esculpiu a imagem de seu Filho Jesus, morto por nosso amor, ressuscitado para Glória do Pai. Ele, é só Ele é o Alfa e o ômega. O que é, o que era e o que há de vir (Ap 1,8).”

Na celebração foram abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrado o Santo Óleo do Crisma. Dois momentos em especial foram marcantes nesta celebração que une toda a Igreja particular de Niterói: a benção dos Santos Óleos e a renovação das promessas sacerdotais.

O óleo de oliva misturado com perfume (bálsamo) é consagrado pelo Bispo para ser usado nas celebrações do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e Ordenação.

Não se sabe com precisão, como e quando teve início a bênção conjunta dos três óleos litúrgicos.

foto arquivo

Óleo do Crisma

Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.

Óleo dos Catecúmenos

Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha.

Óleo dos Enfermos

É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como “extrema-unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. Sua cor é roxa.

Ao fim da celebração os fiéis presentes cantaram parabéns para Dom José Francisco que abençoou e acolheu o povo presente na celebração.

Fonte: Arquidiocese de Niterói/ SECOM

Matriz:
Endereço: Rua General Rondon, s/nº - Praça Dom Orione - São Francisco - Niterói- RJ

Capela Bom Pastor:
Endereço: Morro do Preventório – Charitas – Niterói - RJ

Capela Imaculado Coração de Maria:
Endereço: Av. Rui Barbosa, 690 - São Francisco - Niterói - RJ

Capela Nossa Sra. da Conceição da Várzea:
Endereço: Praça Nossa Sra. da Conceição, s/nº - Jurujuba - Niterói-RJ

Capela São Luís Orione: