Semana da Família

Publicado em 14/08/2011 | Categoria: Notícias |

Semana da Família

Neste sábado, 20 de agosto, às 19 horas, na Matriz,  será o encerramento da Semana Nacional da Família com Celebração Eucarística e Consagração das Famílias.

Participação especial das Equipes de Nossa Senhora.

Com o  tema “Família, Pessoa e Sociedade” a Semana da Família de 2011, foi vivida intensamente na Paróquia São Francisco Xavier. Durante toda a semana a comunidade e membros das diversas pastorais e movimentos da Paróquia, participaram das celebrações, onde a família foi o tema central das homilias.

No último domingo, primeiro dia da Semana da Família, a Pastoral Familiar, que esteve presente em todas as celebrações, presenteou a comunidade com a oração da família. Na missa, todos rezaram a oração e o celebrante, Pe. Josumar,  pediu para que todos rezassem, em suas casas, junto com seus familiares, a mesma oração, durante toda a Semana da Família, “pedindo que esta semana seja uma semana de graça, de bênçãos, de transformação na vida de todos os nossos familiares.”

Mensagem do Pe. Josumar para as famílias

Pe. Josumar

“A Igreja no Brasil escolhe sempre essa semana, a partir do dia dos pais, segundo domingo de agosto, para fazer a abertura da Semana da Família, uma semana na qual devemos rezar mais intensamente por nossas famílias; refletir sobre a importância da família que temos; bendizer, agradecer a Deus pelos dons que recebemos por meio da família. Também pedir perdão pelas nossas infidelidades na prática do amor, quando não somos devidamente respeitosos, quando não valorizamos cada membro de nossa família, quando não damos a devida atenção; quando cuidamos dos aspectos materiais da sustentação da família e descuidamos dos valores espirituais que devem estar presente também no seio familiar.

Nós sabemos que, apesar das influências externas  que existe na sociedade, quando uma família está alicerçada na fé, nos valores autênticos do Evangelho, existe uma garantia de se constituir, a partir dali, uma célula que vai ser um elemento transformador da sociedade.

Sabemos que muitas vezes, por causa de nossas falhas, tanto da família quanto da Igreja, tantos filhos que foram criados para a religião se distanciaram da vivência da fé. Mesmo assim acreditamos que muitos continuarão vivendo os valores do Evangelho, e um dia estes valores vão florir, vão florescer.  Acreditamos na ação do Espírito Santo que sopra onde quer, quando quer. Por isso nunca devemos desanimar.

Às vezes a gente se sente cansado porque os filhos, as filhas, os netos não vivenciam a fé que herdaram dos seus avós, dos seus pais e isso causa uma tristeza em muitas pessoas. Mas é importante a gente ter a humildade de entregar tudo nas mãos de Deus, dizendo: “Eu fiz o melhor, Senhor. Eu dei o melhor de mim, eu semeei. Agora é obra Tua. Agora é obra do Teu Espírito no coração e na vida dos meus filhos, dos meus netos, dos meus familiares”.

É muito importante que a gente nunca desacredite dessa instituição tão linda que é a família, este oásis onde nós deveríamos sempre gostar de voltar, depois de andar pelo deserto do dia-a-dia, do cansaço, do trabalho, dos afazeres, da vida social. Que aí seja, de fato, o lugar onde encontramos repouso, paz e alegria. É triste quando as pessoas preferem retardar o momento de voltar para casa, não se sentem bem no ambiente familiar. Se nós não nos sentimos bem no ambiente familiar, que é naturalmente o lugar do nosso repouso, da nossa alegria verdadeira, certamente vamos encontrar em outros ambientes, outros lugares, com outras pessoas, essa serenidade e essa paz que a família deveria dar. Mesmo sabendo que, às vezes, a família também pode ser o lugar do conflito, dos desentendimentos, nós sempre devemos convergir para a reconciliação, para o encontro, para o diálogo, exercitando-nos na prática dos valores da fé.

Vocês receberam no início da Celebração uma oração. Essa oração nós vamos rezar hoje aqui na Igreja e já pedimos, em outras ocasiões anteriores, que todos rezem essa oração durante toda a semana, todos os dias, pedindo que esta semana seja uma semana de graça, de bênçãos, de transformação na vida de todos os nossos familiares. E que a palavra de Deus sobre a qual iremos refletir agora seja apropriada particularmente para as famílias e para os pais, que devem ser aqueles que alimentam os seus filhos, não somente com o pão material, mas que possam compreender que foram colocados aí, no lugar onde estão, por Deus, para ser um testemunho do amor de Deus na vida de seus filhos, para garantir-lhes também o pão da fé.”

Pe. Josumar

Oração pela Família

Ó Deus, de quem procede toda a paternidade no céu e na terra.

Pai, que és amor e vida, faze que cada família humana sobre a terra se converta, por meio do Teu Filho, Jesus Cristo, nascido de mulher e mediante o Espírito Santo, fonte da caridade divina, em verdadeiro santuário da vida e do amor para as gerações que sempre se renovam.

Faze que tua graça guie os pensamentos e as obras dos esposos para o bem de suas famílias e de todas as famílias do mundo.

Faze que as jovens gerações encontrem na família apoio para sua humanidade e para seu crescimento na verdade e no amor.

Faze que o amor reafirmado pela graça do sacramento do matrimônio, se revele mais forte que qualquer debilidade a qualquer crise, pelas quais às vezes passam nossas famílias.

Faze, finalmente, Te pedimos por intercessão da Sagrada Família de Nazaré, que a Igreja, em todas as nações da Terra, possa cumprir frutiferamente sua missão na família e por meio da família.

Tu, que és a vida, a verdade e o amor, na unidade do Filho e do Espírito Santo.

Amém.

Clique aqui para ver as fotos da Semana da Família.

A importância da Família

O tema Família teve, no Documento de Aparecida, um espaço muito importante: “família é um dos tesouros mais importantes dos povos latino-americanos e é patrimônio da humanidade inteira”.

Clique no link abaixo e se aprofunde mais neste tema: