Responsabilidade do Cristão

Publicado em 22/07/2011 | Categoria: Notícias |

A Pastoral de Comunicação – Pascom, da Paróquia São Francisco Xavier, acompanhou durante o período de 17 a 22 de julho de 2011, via internet e rádio,  o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação, realizado pela Arquidiocese de São Sebastião e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com o apoio do Regional Leste 1, na PUC-Rio,  informando os pontos principais  da programação e palestras do Muticom .

Em entrevista  para o Programa Quinze Minutos, na Rádio Catedral, a Coordenadora do Jornal O Testemunho de Fé, Andreia Gripp, que participou do  7º Mutirão Brasileiro de Comunicação, falou da importância da Igreja está inserida na cultura midiática, criando um entendimento nas diversas pastorais, da importância da comunicação no processo de evangelização.

Andreia Gripp

Como tema do  7º Mutirão Brasileiro de Comunicação  é  “Comunicação e Vida: Diversidade e Mobilidades”, Andreia Gripp, falou também da responsabilidade dos comunicadores na transmissão das notícias:

“Quando os meios de comunicaçao só transmitem notícias negativas, eles criam um torpor na polpulação”.

A coordenadora do Jornal O Testemunho de Fé, infatizou que a Igreja está buscando a qualidade técnica  e investindo no conteúdo da informação que é veiculada nos Meios de Comunicação Católicos:

“A Igreja está acompanhando o tempo e a transformação da comunicação. É preciso conscientizar o cristão  para interagir com os novos meios e mostrar que é necessário que eles se manifestem,  dando a sua opinião sobre a programação dos programas  de televisão que entram nas suas casas. É a audiência que permite que o programa fique no ar, e, nós cristão,  também somos responsáveis por esta qualidade da programação, cada programa tem o público que merece. O cristão precisa sugerir uma programação de qualidade da Rádio e TV.”

Ou seja,  a Andréia enfatiza,   que quando alguma coisa fere a integridade  do ser humano a pessoa precisa se manifestar, opinando e sugerindo assuntos que sejam relevantes para a sociedade, na programação dos Meios de Comunicação.

“ Versão moderna e eficaz do púlpito”

Cardeal Raymundo Damasceno Assis

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Aparecida, cardeal Raymundo Damasceno Assis, em palestra, falou que a  Igreja, consciente da força e do alcance destes meios [de comunicação], os tem como indispensáveis aliados no anúncio da Boa Nova”, disse dom Damasceno. “A Igreja reconhece que nestes meios está a ‘versão moderna e eficaz do púlpito’, como nos asseverou o papa Paulo VI (EN 45), por isso, não mede esforço para se fazer presente em todos eles”.

O Muticom acontece de dois em dois anos, em Cidades diferentes, o próximo será em Natal.

Pascom