QUINTA-FEIRA SANTA: Instituições da Eucaristia e do Sacerdócio, Os Santos Óleos e o Início do Tríduo Pascal

Publicado em 06/04/2023 | Categoria: Notícias Slideshow Home |

A Quinta-feira Santa na Igreja Católica é marcada por duas grandes celebrações, as quais possuem cada uma diversos significados e momentos únicos para a fé dos católicos. Pela manhã, o clero de todas as dioceses, padres e diáconos, celebram junto com seu respectivo bispo a Missa dos Santos Óleos, também conhecida como Missa da Unidade. À noite, nas comunidades paroquiais, é celebrada a Missa que dá início ao Tríduo Pascal, popularmente chamada de Missa de Lava Pés.

Santos Óleos e Instituição do Ministério Sacerdotal

A Missa dos Santos Óleos, que reúne o bispo diocesano com seu clero, na catedral sede da respectiva arqui/diocese, é marcada pela recordação da instituição ministério sacerdotal, oportunidade de renovação das promessas sacerdotais. Na mesma liturgia, há a unção do óleo da unção dos enfermos (usado pelos presbíteros para ungir idosos e doentes), o óleo dos catecúmenos (usado pelos presbíteros e diáconos no Batismo) e o óleo do santo crisma (usado pelos diáconos e presbíteros no Batismo, e pelo bispo na Confirmação, nas Ordenações de bispos e de presbíteros, na Consagração de igrejas e altares).

Sobre a Instituição do Ministério Sacerdotal, falou o Santo Papa (vaticannewspt)

Irmãos, a maturidade sacerdotal passa pelo Espírito Santo, realiza-se quando Ele Se torna o protagonista da nossa vida. Então tudo muda de perspectiva, inclusive as desilusões e amarguras, porque não se trata de procurar aperfeiçoar-se ajustando qualquer coisa, mas de nos entregarmos, sem nada reter para nós, Àquele que nos impregnou com a sua unção e quer descer até ao fundo de nós mesmos. Então voltaremos a descobrir que a vida espiritual torna-se livre e feliz, não quando se salvam as aparências e se coloca um remendo, mas quando se deixa a iniciativa ao Espírito e, abandonados aos seus desígnios, nos dispomos a servir onde e como nos for pedido: o nosso sacerdócio cresce, não com remendos, mas por transbordamento!” (Papa Francisco)

Instituição da Eucaristia

Um dos elos que relacionam a celebração da manhã com a da noite é o destaque à instituição da Eucaristia por Jesus na última ceia, a qual é recordada pela Igreja de forma especial na Quinta-feira Santa. A Liturgia da Palavra, nas duas celebrações, recorda esse acontecimento.

Na missa da noite, da Ceia do Senhor, explica o bispo de Marabá (PA), dom Vital Corbellini: “a instituição da Eucaristia está bem presente na Carta de São Paulo aos Coríntios” (1 Cor 11, 23-26)”. O trecho do Evangelho, de João, dá destaque ao lava-pés.

Início do Tríduo Pascal

O Tríduo Pascal, ápice da Semana Santa, tem início na noite da Quinta-feira Santa e segue até as segundas, vésperas do Domingo de Páscoa. A primeira parte é a Celebração da Ceia do Senhor, seguida da Paixão de Cristo, na sexta-feira, e a Vigília Pascal, no sábado.

A Última Ceia de Jesus, da qual fazemos memória nesta liturgia sagrada, isto é, a sua morte na cruz, que meditaremos na Sexta-Feira Santa à tarde, e a sua ressurreição (iniciando com a grande e solene Vigília Pascal), constituem os momentos de um mesmo mistério, o da Páscoa de Cristo, isto é, a sua passagem deste mundo para o mundo do Pai. Uma passagem dolorosa e alegre”, explicou o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta.

Fontes: CNBB e vaticannews no Instagram