Posse do novo Bispo de Niterói

Publicado em 13/02/2012 | Categoria: Notícias |

Dom José Francisco de Rezende Dias, novo Bispo da Arquidiocese de Niterói

O Bispo Dom José Francisco Rezende Dias, tomou  posse da Arquidiocese de Niterói,  domingo, 12,  em Missa celebrada, às 15 horas , no  Estádio Caio Martins, em Icaraí.

Dom José Francisco é o 5° Arcebispo de Niterói desde 26 de março de 1960, quando a Diocese de Niterói foi elevada a Arquidiocese e sede metropolitana pelo Papa João XXIII, através da Bula Quandoquidem verbis.

Dom José Francisco é recebido pelo povo

Com o Estádio lotado, mais de três mil pessoas ficaram do lado de fora, Dom José Francisco se emocionou ao ser ovacionado, pelos Niteroienses, mas principalmente, pelo povo da Arquidiocese de Caxias, onde era Bispo Diocesano, e pela comunidade de Minas Gerais, sua terra Natal, que compareceu na posse.

Dom José Francisco foi recebido ao som do Ecce Sacerdos interpretado pelo Coral Arquidiocesano.

Os fiéis, embalados pelo ministério de música do Seminário São José de Niterói, cantavam animados nas arquibancadas lotadas do Estádio Caio Martins, esperando o início da Missa.

A Missa de posse do novo bispo contou com a partipação em massa do povo, bispos de várias dioceses, padres, diáconos, seminaristas e religiosos.

A celebração teve início com a leitura da Bula Pontifícia, documento do Vaticano, com a nomeação de Dom José Francisco, pelo Papa Bento XVI, como Bispo da Arquidiocese de Niterói.

Em seguida, Dom Alano Maria Pena, que teve o pedido de renúncia aceito pelo Papa, agradeceu a presença do clero, das autoridades presentes e do povo e falou que “o novo Bispo abriu sulcos novos nos corações dos fiéis”.

Vida e Missão de Dom Alano Maria Pena

Pe. Carmine Pascale dirigiu algumas palavras ao Arcebispo em nome do clero de Niterói

Representando os leigos, a sra. Rosa Maria Nacif, proferiu palavras de acolhimento para o Dom José Francisco

O Pe.Renato Gentile, falou em nome da Diocese de Duque de Caxias

Dom José Francisco fala ao povo

No seu primeiro contato com os fiéis, como novo Bispo da Arquidiocese de Niterói, Dom José Francisco   falou um pouco da sua caminhada, da família , da alegria da sua nova missão e  pediu ao povo de Niterói que rezasse para ele e com ele, porque de agora em diante, são uma só família.

Dom Francisco falou também que todos os dias rezará por todo o povo:

– “Durante a Liturgia, fui olhando um a um. Eu os vi como consegui vê-los, e tentei vê-los como Deus os vê. Enquanto os olhava, eu me perguntava “O que Deus quis de mim quando me entregou a vocês?” O bispo quer estar com vocês, quer ser de vocês. Me ajudem a ser de vocês. A desconfiança do mineiro quando se encontra com a espontaneidade fluminense só pode dar numa coisa muito boa. Enquanto essa Liturgia se desenrolar, tenham certeza, estarei rezando por vocês. Durante todos os dias, em minhas orações, tenham certeza, rezarei por vocês. Rezem por mim. Rezem comigo. Daqui para frente, somos uma família. Deram a mim o encargo de ser o irmão mais velho. Mas o que importa numa família é que todos estejam felizes e que cada um socorra o outro, quando ele precisar”.

Leia a íntegra do Sermão do Bispo de Niterói

Dom José francisco acolhe o povo

No final da celebração, o novo Bispo da Arquidiocese de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias,  permaceceu no interior do Estádio Caio Martins, para cumprimentar seu novo rebanho, o povo de Niterói.

A Paróquia São Francisco Xavier, estava representada pelos padres Josumar dos Santos e Geraldo Majela, dos diáconos Alnir e Eduardo, de ministros da Sagrada Eucaristia e por paroquianos.

Veja mais fotos da posse

Pe. Josumar

Pe. Majela

Diáconos Alnir e Eduardo

Ari, ministro da Eucaristia

Ari, ministro da Sagrada Eucaristia

3 respostas para “Posse do novo Bispo de Niterói”

1. Fabio disse:

Dom José, parabéns pelo novo pastoreio, que o senhor abençõe para que este serviço produza sempre muitos frutos.

Fiquei do lado de fora, mas mesmo assim, feliz com esta nova etapa do seu pastoreio e também por ter tido o privilégio de ter trabalhado contigo na diocese de Caxias. Pena que não haviam telões na parte externa do ginásio, não pude celebrar, mas agradeço pelo trabalho em Caxias.

2. Lucia Fortes disse:

Dom José, seja bem vindo!!!!

3. Nylson dos Guimarães Peixoto disse:

Adoramos, eu e minha família, a Festa da Apresentação de Dom José, no Ginásio Caio Martins. Impressionante a multidão que ali compareceu, apesar dos termômetros estarem beirando os 40 graus. Assistimos a toda cerimônia e a Santa Missa pela Rede Canção Nova e Rádio Catedral. Muitas vezes observamos a atividade de Lucieni Varella, da PASCOM da Igreja de São Francisco Xavier, “procurando o melhor ângulo para fotografar”. Parabéns, Lucieni, pela excelente cobertura. Rezamos, também, por Dom José e Dom Alano e por todos os sacerdotes presentes, diáconos e demais pessoas e autoridades que ali estiveram.