Por que crer em Deus?

Publicado em 02/05/2013 | Categoria: Notícias |

Cardeal Martini, no livro “Diálogos noturnos em Jerusalém. Sobre o risco da fé”, fala dos motivos de sua fé e de como a experimenta.

Meus pais me deram a fé em Deus como um presente. Minha mãe me ensinou a rezar. Na escola, os amigos foram importantes para mim, me confirmaram na fé. Minha pátria, a Itália, é parte da Europa cristã. Quem tem os olhos abertos, pode ver lá muitos testemunhos de fé.

Como jesuíta, os Exercícios Espirituais de Santo Inácio me fortaleceram interiormente em meu relacionamento com Deus. João, o discípulo amado, é meu companheiro na amizade com Jesus. Muitas tarefas na vida, também as dificuldades, mostraram que eu posso confiar.

A guerra, o terrorismo, medos pessoais – quantas vezes fui salvo. Encontrei muitas pessoas boas. A vida me mostrou que Deus é bom, e que ele prepara o caminho para cada um.

Sempre tive a tarefa de falar da fé. Foi aí que eu mais aprendi. Muitas vezes basta simplesmente escutar com atenção. Na diocese de Milão, jovens me ajudaram muito a procurar respostas a perguntas novas. Você aprende mais a crer quando ajuda outros a aproximar-se da fé.

Experimentar Deus é a coisa mais fácil e ao mesmo tempo a mais importante na vida. Posso experimentá-lo na natureza, nas estrelas, no amor, na música e na literatura, na palavra da Bíblia e de muitos outros modos. É a arte da atenção, que se deve aprender do mesmo modo como se aprende a arte do amor ou a arte de ser bom no trabalho.

Nota: Dom Carlo Maria Cardeal Martini, S.J., nascido em Turim, 15 de fevereiro de 1927 – Gallarate, falecido em 31 de agosto de 2012. Foi cardeal italiano e arcebispo de Milão.

Diálogos noturnos de Jerusalém. Sobre o risco da fé. SP: Paulus, 2008. Pág. 14.

Fonte: Dom Total

Matriz:
Endereço: Rua General Rondon, s/nº - Praça Dom Orione - São Francisco - Niterói- RJ

Capela Bom Pastor:
Endereço: Morro do Preventório – Charitas – Niterói - RJ

Capela Imaculado Coração de Maria:
Endereço: Av. Rui Barbosa, 690 - São Francisco - Niterói - RJ

Capela Nossa Sra. da Conceição da Várzea:
Endereço: Praça Nossa Sra. da Conceição, s/nº - Jurujuba - Niterói-RJ

Capela São Luís Orione: