Peregrinação do ícone do Sagrado Coração de Jesus

Publicado em 29/05/2019 | Categoria: Notícias |

Vivencia-se este ano o Jubileu de 175 anos da fundação do Apostolado da Oração, que teve início em outubro de 2018 e perdurará até o mês de outubro de 2019, o mesmo ocorrendo em Roma e também em outras partes do mundo.

Celebração na Matriz

No último dia 28 de maio de 2019, a Igreja Matriz de São Francisco Xavier, como parte integrante da Rede Mundial de Oração do Papa, recebeu o ícone do Sagrado Coração de Jesus, que está peregrinando em todas as Dioceses do Brasil, aqui permanecendo exposta por dois dias.

O Apostolado da Oração convocou a presença e participação de toda a Comunidade, para prestar devoção ao Coração de Jesus, fonte de vida e salvação, principalmente para a Celebração da Missa Comemorativa,  às 19 horas, como marco do momento de veneração da Imagem peregrina.

No início da celebração, Pedro fez a leitura da letra da música “Coração de Jesus” (Jorge Méndez, SJ e Cristóbal Fones, SJ):

“Vou falar de um amor infinito,

que se faz pequeno, frágil;

amor de um ser humilhado.

Vou falar de um amor apaixonado. (,,,)”

Assista ao vídeo

A Homilia do Padre Neuzivan foi bem explicativa sobre a origem deste culto ao Coração de Jesus. Ouçam o áudio

Oferecimento ao Sagrado Coração de Jesus

Ao final, Padre Magno convocou a assembléia a fazer o Oferecimento ao Sagrado Coração de Jesus, sob a liderança do Padre Neuzivan, Neise (Coordenadora do Movimento) e Sandra:

Deus, nosso Pai, eu te ofereço todo o dia de hoje: minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras, minhas alegrias e sofrimentos, em reparação de nossas ofensas, em união com o Coração de teu Filho, Jesus, que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia, pela salvação do mundo. Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus, seja meu guia e meu amparo neste dia para que eu possa ser testemunha do teu amor. Com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, rezo especialmente pelas intenções do Santo Padre.

Vejam algumas fotos do dia

Um pouco de História

A imagem do coração de Jesus não é uma criação artística humana, ela foi uma revelação divina feita pelo próprio Jesus Cristo à Santa Margarida Maria Alacoque, no século XVII, que estava em adoração diante do Santíssimo Sacramento quando Jesus mostrou-se a ela, e Ele apareceu da forma como vemos nas representações do Sagrado Coração, e pediu para que ela começasse a divulgar esta devoção.

O movimento nasceu em 1844, numa casa de formação de jovens jesuítas, em Vals, no sul da França. A descoberta do valor da íntima união entre vida e missão, na entrega quotidiana pelos outros nas tarefas mais simples, encontrou um eco notável nestes jovens. Em poucos anos esta espiritualidade tinha se espalhado por vários países, com a adesão de milhares de pessoas, que apoiavam espiritualmente a missão da Igreja.

Entre os anos 1879-1896, o Papa Leão XIII quis fazer sua esta imensa Rede de Oração, propondo, quando da aprovação dos seus Estatutos, uma intenção mensal de oração pela qual os seus membros rezassem. Deste modo, o Apostolado da Oração tornou-se uma obra própria do Papa, confiando o Sumo Pontífice a sua dinamização à Companhia de Jesus, na pessoa do seu Padre Geral.

Passados 175 anos da sua fundação, o Papa Francisco aprovou os novos Estatutos do Apostolado da Oração constituindo-o como Obra Pontifícia, chamada hoje, Rede Mundial de Oração do Papa.