Perdão é decisão

Publicado em 09/11/2011 | Categoria: Notícias |


“A higiene espiritual gera saúde e vida eterna”


Entrar em um ambiente limpo e arrumado é extremamente agradável. Da mesma forma, conviver com alguém que mantém o coração em ordem é uma experiência ainda mais cativante. Não há como impedir a produção interna e externa de lixo, mas é possível decidir não conviver com a sujeira. Como um faxineiro zeloso, o cristão precisa examinar constantemente seu interior, ou seja, o mais profundo do seu ser, que é templo do Espírito Santo. Especialistas recomendam: a higiene espiritual gera saúde e vida eterna.

No livro “Perdoar é mais barato”, o Padre Alir Sanagioto relata os inúmeros benefícios do perdão: “Um dos melhores e mais rápidos caminhos para acabar com a dor é o perdão. Perdoar é escolher a felicidade. Não perdoar é optar pelo sofrimento. Perdoar significa economizar tempo com inimigos e dinheiro com remédios.”

O sacerdote, que ministra palestras e encontros em diversos lugares do país, também explica que é preciso aderir ao Plano de Aderência Zero (PAZ), para não deixar que o mal que as pessoas colocam para fora consiga contaminar o coração.


“Perdoar não significa necessariamente esquecer”


É oportuno lembrar que perdoar não significa necessariamente esquecer, assim como ao olhar para uma cicatriz é possível lembrar do ferimento sem sentir novamente a dor. A falta de perdão que gera doenças é aquela que nos coloca em estado de alerta, que libera adrenalina no sangue simplesmente ao ouvir a voz ou ver uma pessoa. É preciso curar essa ferida aberta com o bálsamo do perdão.

Não é fácil, mas é necessário. Ir colocando a poeira embaixo do tapete é uma tentação que precisa ser evitada. Mas, não esconder sentimentos não quer dizer jogar a raiva sobre o autor da agressão, mas sim colocar tudo, a dor e o causador do sofrimento, na misericórdia de Deus, aos pés de Jesus crucificado, manso e humilde de coração, e com ele dizer: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc 23,34).


“O perdão é uma decisão e não um ato de vontade “


Assim como a prática de um exercício requer disciplina e força de vontade, o perdão é uma decisão e não um ato de vontade. Seja sincero diante de Deus, não mascare seus sentimentos, fale com ele sobre a sua dor. Mas, não espere sentir vontade de perdoar. Seja humilde. Peça ajuda ao Espírito Santo, para que o amor infinito de Deus lhe ajude a amar e perdoar.

Essa decisão gera alívio, revigora e liberta. Produz a sensação sobrenatural de paz interior que só experimenta quem vive a Palavra: “Não te deixes vencer pelo mal, mas triunfa do mal com o bem” (Rm 12,21). Escolher o caminho do perdão é certeza de felicidade, é entender que só alcança a vitória aquele que passa pela cruz.


Passos para o perdão


Humildade

Reconheça que ninguém é perfeito e que perdoar é obedecer a Deus. “Eu te perdoei toda a dívida porque me suplicaste. Não devias também tu compadecer­te de teu companheiro de serviço, como eu tive piedade de ti?” (Mt 18,32-33).

Generosidade

Peça que o amor e o perdão de Deus fluam do seu interior e deseje o bem para a pessoa que lhe feriu. Assim como fez o mártir Estevão, ao ser apedrejado: “Senhor, não lhes leves em conta este pecado” (Atos 7,60).

Sabedoria

Saiba conviver com as pessoas, sem exigir que elas sejam o que não podem ser. “Se for possível, quanto depender de vós, vivei em paz com todos os homens” (Rm 12,18).

Fonte: Site Arquidiocese do Rio de Janeiro



Os comentários estão desativados.