PÁTIO DOS ENCONTROS

Publicado em 05/04/2016 | Categoria: Notícias |

patio dos encontros cartaz

ARQUIDIOCESE DO RIO RECEBE VISITA DE CARDEAL DO VATICANO PARA EVENTO DE DIÁLOGO INTERELIGIOSO E COM NÃO ATEUS

Igreja Católica tenta fortalecer o contato com não fiéis, a pedido do Papa Francisco

Durante os dias 6, 7 e 8 de abril, a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro receberá a visita do Cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para Cultura, da Santa Sé. A grande motivação da visita do Cardeal vindo de Roma é o evento denominado ‘Pátio dos Encontros’, uma iniciativa do Vaticano, ligado ao Pontifício Conselho da Cultura, com o objetivo de incentivar o diálogo, especialmente entre crentes e não crentes, nas áreas de interesse comum a ambos os grupos. A expressão, originalmente chamada de ‘Pátio dos Gentios’, remete à área do antigo Templo de Jerusalém, que podia receber quem não era judeu para falar sobre a fé.

Dentre as atividades propostas para o evento, o Cardeal Ravasi se encontra com figuras influentes da sociedade carioca, como professores, artistas e políticos, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Museu Nacional de Belas Artes, Cristo Redentor e Teatro Municipal, sendo este último o ponto alto desta série de eventos.

cardeal gianfranco

A visita do cardeal ao Rio corresponde ao apelo do Papa Francisco sobre a cultura do encontro, que ressoou durante a Jornada Mundial da Juventude Rio2013, ao se dirigir para mais de duas mil pessoas presentes no Teatro Municipal. Desde então, a Igreja Católica intensifica seus diálogos inter-religiosos, em todo lugar que se faz presente.

A primeira reunião do ‘Pátio dos Encontros’ ocorreu em março de 2011, em Paris, na França, por iniciativa do então Papa Bento XVI, inspirado no seu discurso de Natal à Cúria Romana, em 2009. O encontro já se concretizou em várias cidades da Europa e da América, e agora, pela primeira vez, acontecerá no Brasil. Na cidade que, em alguns meses, receberá os Jogos Olímpicos de 2016, outra grande congregação de povos e culturas, o apelo do Santo Padre ecoa, até hoje.

patio dos encontros

O Papa Francisco, quando visitou o Rio de Janeiro, nos propôs a Cultura do Encontro. Para enfrentar o presente é necessário um diálogo construtivo nos diversos setores da sociedade hoje. Diz ele: “Entre a indiferença egoísta e o protesto violento, há uma opção sempre possível: o diálogo. O diálogo entre as gerações, o diálogo no povo, porque todos somos povo, a capacidade de dar e receber, permanecendo abertos à verdade. Um país cresce, quando dialogam de modo construtivo as suas diversas riquezas culturais: a cultura popular, a cultura universitária, a cultura juvenil, a cultura artística e a cultura tecnológica, a cultura econômica e a cultura da família, e a cultura da mídia. Quando dialogam… É impossível imaginar um futuro para a sociedade, sem uma vigorosa contribuição das energias morais numa democracia que permaneça fechada na pura lógica ou no mero equilíbrio de representação de interesses constituídos”.

O Santo Padre afirma que “uma sociedade cresce, quando dialogam de modo construtivo as suas diversas riquezas culturais”. A Igreja Católica do Rio de janeiro, respondendo a este apelo do papa Francisco, quer ser promotora deste diálogo intercultural e inter-religioso. Para tanto, quer promover, em nossa cidade, o ‘Pátio dos Encontros’.

Como trilhar esse caminho? Como criar um ambiente fecundo para o desenvolvimento da cultura do encontro em nossa cidade? Essas são as perguntas que norteiam a proposta do ‘Pátio dos Encontros’, evento a ser realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 6 a 8 de abril de 2016, com a presença do Cardeal Gianfranco Ravasi. A partir do tema tão pertinente “Ética e Transcendência”, ou melhor, respondendo a questão “De onde vem a minha Ética?”, se buscará promover encontros entre os diversos setores e atores da sociedade carioca. Essa tendência de fragmentação, muitas vezes violenta, só poderá ser revertida com mais e mais encontros, com a cultura do Encontro.

COMO SE DESENVOLVERÁ?

O ‘Pátio dos Encontros’ precisa, no início, de impacto e que demonstre, na prática, e com grande visibilidade, a cultura do encontro entre diferentes ações. Nestes dias e nos meses seguintes, teríamos outros encontros organizados por grupos que se sentirem motivados a propor seus próprios encontros, dos mais variados tipos, em qualquer local da cidade. O foco será na ação, nos encontros propriamente ditos e em sua capacidade de mudar efetivamente a vida dos participantes e da sociedade ao redor, seguindo os conselhos bem práticos do Papa Francisco: “O outro tem sempre algo para nos dar, desde que saibamos nos aproximar dele com uma atitude aberta e disponível, sem preconceitos. Esta atitude aberta, disponível e sem preconceitos, eu a definiria como humildade”.

SERVIÇO: Arquidiocese do Rio recebe visita de Cardeal de Roma para evento que dialoga com não crentes

DATA: 6, 7 e 8 de abril

LOCAL: LOCAIS DOS EVENTOS E ENDEREÇOS