Pastoral do Colégio Abel organiza painel sobre saúde pública

Publicado em 24/02/2012 | Categoria: Notícias |


Baseado em tema da Campanha da Fraternidade 2012:

“Que a Saúde se difunda sobre a Terra”

o evento é aberto e reunirá representantes da Arquidiocese, Hospital Antônio Pedro e Rede La Salle


Entre as atividades organizadas no La Salle Abel para marcar a Campanha da Fraternidade 2012, que tem como tema “Fraternidade e Saúde Pública”, a Pastoral do colégio organiza o painel “Saúde Pública”, que acontece na noite da próxima terça-feira, dia 28. Aberto a funcionários, alunos, familiares e a sociedade em geral, o evento contará com os seguintes palestrantes: Cléia Maria Valory Mello, coordenadora da Pastoral da Saúde da Regional Leste I da Arquidiocese de Niterói; Haberlandh Lima, diretor-médico do Hospital Universitário Antônio Pedro; e o também médico Ronaldo Curi, diretor acadêmico e vice-diretor geral do Instituto Superior La Salle-RJ, a faculdade da Rede La Salle em Niterói. O painel começa às 19h30m no Auditório do 8º andar da faculdade, com as três palestras e no fim espaço para debate com a plateia, em um momento especial para a discussão da saúde pública. A entrada é franca e o Auditório fica na Rua Gastão Gonçalves, 79, Santa Rosa, com estacionamento rotativo.




Encontro das Escolas Católicas de Niterói


O painel desta terça-feira é uma das muitas ações desenvolvidas pelo Serviço de Pastoral do Abel, colégio que, mais uma vez, foi o anfitrião do Encontro das Escolas Católicas de Niterói, sempre realizado na semana que antecede o início do ano letivo como forma de dar o tom da formação humana e cristã oferecida nas instituições católicas. Já tradicional, o evento aconteceu no dia 1 de fevereiro, reunindo no Teatro Abel quase 600 educadores de oito colégios que, juntos, levam a educação cristã a 12 mil alunos da cidade. Aberto pelo Irmão Walysson Guimarães (que acaba de chegar à Comunidade Lassalista de Niterói para integrar o Serviço de Pastoral da escola), o Encontro contou com missa celebrada por padre Marcelo Gomes (dos colégios Nossa Senhora das Mercês e do São José) e concelebrada pelos padres Antônio Sobrinho e Ronnie Diniz (sacerdotes do Abel), sendo encerrado com a palestra “Os desafios da Educação na nova sociedade do conhecimento”, da psicóloga e psicanalista Viviane Mosé, doutora em Filosofia e comentarista da Rádio CBN.






O Encontro


Organizado pela professora Solange Lemos, coordenadora de Ensino Religioso do Abel, e pela Irmã Jussara Alves, diretora do Mercês, o Encontro contou ainda com educadores de outros seis colégios: São Vicente de Paulo, São José, Salesiano (Santa Rosa e Região Oceânica), Assunção, Divina Providência e Sagrado Coração.






Missa


Na missa, padre Marcelo destacou a importância da fé e da sabedoria no dia a dia dos educadores, especialmente abençoados no fim da celebração seguida de coffeebreak e da palestra de Viviane Mosé, que destacou a vida como bem maior, inserindo o importante papel dos professores na formação dos cidadãos, em especial, crianças e jovens.





Palestra


Em uma hora de fala com momentos provocantes, emocionantes e descontraídos, a psicóloga alertou para a necessidade dos educadores se atualizarem e buscarem sempre a inovação como forma de acompanharem as mudanças na sociedade. “Afinal, a sociedade vem substituindo o modelo de estrutura vertical, do eu mando e você obedece, pelo modelo horizontal, onde todos participam da construção do conhecimento. O educador precisa se preparar para enfrentar a crise produzida pelo somatório de várias crises vividas nos últimos anos. Ele precisa se atualizar tecnologicamente e entender que os novos recursos virtuais podem o processo ensino-aprendizado muito mais interessante e eficiente”, disse a especialista.





A Jornada


No Abel, o conteúdo da palestra de Viviane vem sendo seguido nos últimos anos, com atividades como cursos e encontros que proporcionam a atualização profissional. Um exemplo é a Jornada Pedagógica realizada em todo início de ano letivo como recurso de integração e informação sobre possíveis mudanças. “Esse ano mesmo, teremos uma série de novidades no Serviço de Pastoral, que ganhou uma equipe maior para desenvolver mais projetos com foco em ações sociais e em frentes que atraiam ainda mais a participação de nossos jovens nos grupos pastorais”, diz o Irmão Arno Lunkes, que dirigiu o Abel nos últimos cinco anos e acaba de assumir a Direção da Missão Educativa e de Pastoral da nova Província La Salle Brasil-Chile.


Fonte: Jeline Rocha

Assessora de Imprensa

21 2195.9822



Os comentários estão desativados.