Pastorais Sociais e Organismos da CNBB discutem Rio+20 e Cúpula dos Povos

Publicado em 15/03/2012 | Categoria: Notícias |

Desde o dia 12 de março a Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça, e da Paz, da CNBB, está reunida no Instituto São Boaventura (ISB), em Brasília (DF), com representantes das Pastorais e Organismos que compõem esta Comissão. A reunião conta com a participação dos bispos referencias da Comissão para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, como o seu presidente, dom Guilherme Werlang, e dom Enemésio de Lazaris, dom José Luiz Ferreira Salles, dom José Moreira Bastos, dom Roque Paloschi.

Nesta reunião foi refletida a forma de participação da Conferencia Rio+20 e da Cúpula dos Povos. Já o dia 13 foi todo dedicado à partilha do trabalho das Pastorais Sociais e suas propostas para o próximo quadriênio.

O assessor da Comissão para a Caridade, Justiça e Paz, padre Ari dos Reis, disse que uma das deliberações é participar da Cúpula dos Povos. Para ele, essa atividade da sociedade civil voltada à temática ambiental é um importante momento de articulação, participação e cuidado com a “Mãe Terra”, a natureza, os bens naturais. Para o padre Ari, a nossa participação deve acontecer em comunhão com a arquidiocese do Rio de Janeiro. As Pastorais optaram também por produzir materiais informativos e formativos sobre a temática, a saber, uma cartilha a ser produzida em comunhão com a rede jubileu Sul Brasil e um vídeo explicativo sobre a Rio+20.

Reunião

Em seguida ao encontro referente a Conferencia Rio+20 aconteceu o encontro das Pastorais Sociais e Organismos da CNBB. Os coordenadores partilharam a sua caminhada, especialmente os desafios em relação às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). Nesta partilha, destacou-se as dificuldades de algumas dioceses assumirem e apoiarem as Pastorais Sociais, os problemas quanto sustentabilidade, mas também, o crescente empenho dos agentes em levarem para a frente a dimensão social da Igreja.