“Passaporte da Cidadania” abençoado

Publicado em 04/04/2013 | Categoria: Notícias |

O Arcebispo Metropolitano e presidente do Comitê Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), Dom Orani João Tempesta, abençoou, na terça-feira, 2 de abril, às 19h30, o ônibus do “Passaporte da Cidadania”, na Praça Serzedelo Correia, em frente à Paróquia Nossa Senhora de Copacabana. O projeto desse veículo solidário, que tem o objetivo de atender crianças e adolescentes que precisam de ajuda — principalmente em relação à dependência química — está no escopo dos objetivos de legado social a ser deixado pela JMJ.

Com a meta de, ao longo de dois anos, atender 200 crianças e adolescentes pobres que vivem ou circulam pelas ruas, dando atenção especial aos usuários de crack, a ideia é proporcionar aos jovens em situação de risco a oportunidade de serem reintegrados à sociedade por um trabalho que foque também acolhimento, amor e educação.

O ônibus itinerante começará o trabalho por Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Embora a organização vá avaliar, de acordo com a necessidade de cada região, o tempo de permanência do veículo para o trabalho, a previsão é de que, neste primeiro bairro, sejam 30 dias de atividades.

O ônibus

O ônibus, que em seu visual apresenta caricatura do cartunista Ziraldo, que cedeu sua obra, é dividido em espaço para filmes, jogos, leitura e acesso à internet, disponibilizando dez computadores. Todo o trabalho no interior do veículo será realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por cinco profissionais que darão sequência à missão das entidades responsáveis pela busca de menores nas ruas.

O projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal da Ciência e Tecnologia, Mútua dos Magistrados, Loterj, Rio Inclui, Wilson Sons e entidades da Igreja, como Instituição São Martinho e

Instituto AMAR.

O projeto ainda inclui a possibilidade de haver debates sobre assuntos relacionados à vida dos jovens, na tenda que será montada em frente ao veículo.

* Fotos: Pastoral do Menor

Fonte: Arquidiocese do RJ

Matriz:
Endereço: Rua General Rondon, s/nº - Praça Dom Orione - São Francisco - Niterói- RJ

Capela Bom Pastor:
Endereço: Morro do Preventório – Charitas – Niterói - RJ

Capela Imaculado Coração de Maria:
Endereço: Av. Rui Barbosa, 690 - São Francisco - Niterói - RJ

Capela Nossa Sra. da Conceição da Várzea:
Endereço: Praça Nossa Sra. da Conceição, s/nº - Jurujuba - Niterói-RJ

Capela São Luís Orione: