Paróquia festeja o dia de Nossa Senhora das Graças

Publicado em 28/11/2017 | Categoria: Notícias |


 

A chuva que caiu na noite desta segunda, 27, não impediu dos fiéis da Paróquia São Francisco Xavier, em Niterói,  de participarem da Missa Campal, realizada no Outeiro da Igreja Histórica, às 19 horas,  em honra de Nossa Senhora das Graças,  para agradecer  o poder da  intercessão de Maria nas suas vidas.

 

 

                                                                                 Padre Magno e o Diácono Alnir

 

 

O celebrante, padre Magno, contou  a história de Nossa Senhora e da Aparição da Medalha Milagrosa, e falou que, embora a  missa tenha começado com chuva, teve um encerramento perfeito,  graças aos pedidos de todos ao Filho de Nossa Senhora, Jesus, informou a paroquiana Graça  Felgueiras, devota e membro da pastoral de comunicação- Pascom.

 

 

 

 

Saiba a História de Nossa Senhora das Graças

 

Santa Catarina Labouré  já havia sido agraciada com uma aparição da Santíssima Virgem. E desde então, passou a alimentar o desejo de se reencontrar com Ela. E assim aconteceu.

Na noite de 27 de novembro de 1830, as noviças e Catarina estavam na capela fazendo a sua tradicional meditação quando um barulho de vestido de seda ao vento cortou o silêncio. E lá estava ela novamente, Nossa Senhora, elevada à altura, portando em uma das mãos uma esfera dourada que representada o mundo.

Seus dedos estavam tomados de anéis de diferentes tamanhos e cheios de pedras preciosas. Deles, saiam raios que enchiam toda a capela de luz. Foi então que Ela dirigiu a palavra a Catarina:
– A esfera que vês representa o mundo inteiro, especialmente a França… e cada pessoa em particular…

– Estes (raios) são o símbolo das graças que Eu derramo sobre as pessoas que mas pedem – acrescentou Nossa Senhora, fazendo-me compreender quão agradável é rezar a Ela, quanto Ela é generosa para com seus devotos, quantas graças concede às pessoas que Lhas rogam, e que alegria Ela sente ao concedê-las.

– Os anéis dos quais não partem raios (dirá depois a Santíssima Virgem), simbolizam as graças que se esquecem de me pedir.

E depois do discurso, formou-se um lindo quadro oval em volta de Nossa Senhora e no alto era possível ver a seguinte frase escrita em ouro: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”
Ali formava-se a medalha milagrosa de Nossa Senhora.
E junto das palavras ditas por ela: “…Todos os que a usarem, trazendo-a ao pescoço, receberão grandes graças. Estas serão abundantes para aqueles que a usarem com confiança…”

E antes dela ir, a medalha girou e foi possível ver o seu verso: no centro, o monograma da Santíssima Virgem, composto pela letra “M” encimada por uma cruz, a qual tinha uma barra em sua base. Embaixo figuravam os Corações de Jesus e de Maria, o primeiro coroado de espinhos, e o outro, transpassado por um gládio.

 

 

 

 

Agora vamos aprender os significados e símbolos (iconografia) da imagem de Nossa Senhora das Graças

 

A aparição

A primeira aparição da imagem de Nossa Senhora das Graças ocorreu em 1830 para Santa Catarina Labouré, em Paris, França. Deixando uma mensagem importante, a de que existiam muitas graças à serem dadas para a humanidade, porém as pessoas não estavam pedindo-as, sendo assim, Santa Catarina se colocou a espalhar as boas novas trazidas pela Virgem Santíssima.

Abaixo conheceremos os símbolos da imagem de Nossa Senhora das Graças.

 

O manto

O Manto azul da imagem de Nossa Senhora das Graças representa o fato da Virgem Maria, que é um ser humano estar no céu, vivendo com a irrestrita presença de Deus, além de toda a glória celestial, juntamente de seu filho Jesus Cristo, podendo interceder por todos nós que somos seus “filhos adotivos”.

As 12 estrelas na cabeça de Maria

Na imagem de Nossa Senhora das Graças, há doze estrelas em sua cabeça, estas representam os 12 apóstolos da visão de João em apocalipse, estes que também são os pilares da igreja, e seu formato de coroa nos lembra que Maria é a Rainha da Santa Igreja.

A serpente sob os pés

É possível ver abaixo dos pés da imagem de Nossa Senhora das Graças uma serpente sob seus pés, que representa o demônio vencido pela “Nova Eva”, mantendo sua obediência e se mantendo pura, por dizer sim às vontades de Deus e se manter pura gerando Jesus Cristo, com este ato “esmagando a cabeça da serpente”, como nos foi prometido por Deus em Genesis 3, 15. Sendo assim, quem se devota à maria com coração limpo e sincero, vence as tentações e se torna mais próximo de Deus.

O globo

O globo da imagem de Nossa Senhora das Graças é uma demonstração que pode interceder por todos na terra, porém desde que os cristãos peçam incessantemente do fundo de seus corações, nossa mãe Maria pode intervir por todos nós.

O raio que saem das mãos

É possível ver sair das mãos de Maria raios de luz de suas mãos que irradiam para todos os lados. Os raios retratados nessa representação da Virgem Santíssima representam todas as bênçãos e graças das quais ela derrama sobre todos nós diariamente, cabendo a nós exercitando nossa fé, e nos desafiando diariamente em oração alcançarmos estas bençãos que recaem sobre nós.

Ou seja a Imagem de Nossa Senhora das Graças no lembra que se orarmos com fé e convicção muitas bençãos de Deus cairão sob nossas vidas pela intercessão da virgem santíssima.

 

Medalha Milagrosa

Um dos principais significados em carregar a medalha de Nossa Senhora Das Graças é que através dela, conseguimos manter vivo o amor dEla dentro de nós. É uma maneira de conservá-lo e mantê-lo sempre perto de nós.

 

Oração à Nossa Senhora das Graças

Ó Imaculada Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas inúmeras culpas, acercamo- nos de vossos pés para vos expôr, durante esta oração, as nossas mais prementes necessidades (momento de silêncio e de pedir a graça desejada).
Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiantes vos solicitamos, para maior Glória de Deus, engrandecimento do vosso nome, e o bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre como verdadeiros cristãos.

Fonte: Site Nossa Sagrada Família

 

 

Sete atitudes de Maria para serem seguidas

 

Somos de Maria e queremos ser como Ela! Sim, como Maria, pois Ela é nosso modelo perfeito de disponibilidade ao plano de Deus e fidelidade ao caminho de santidade. Por isso, essa lista vem nos ajudar a colocar como meta as atitudes ensinadas por nossa Mãe para nos achegarmos mais perto de seu filho Jesus.

1. Silêncio interior

Maria consegue receber em paz e compreender a mensagem do anjo graças ao profundo silêncio do seu coração. Ela está acostumada a meditar as palavras do Senhor e capta tudo com profundo recolhimento. Aprendamos a viver em silêncio interior em meio às atividades cotidianas.

2. Escuta atenta

Maria escuta o anjo com reverência. Não está pensando em si mesma, nem no que tem de fazer, nem em que coisas tem que deixar de fazer para ser a Mãe de Jesus. Ela se dispõe, deixa que as palavras do anjo a toquem e as medita em seu coração.

3. Acolhimento generoso

Depois de escutar, Ela acolhe. E as palavras dão fruto em seu interior, formam raízes em seu coração. Aprendamos de Maria a viver um acolhimento humilde do plano de Deus, aceitando com amor a vontade do Pai, sem desejar outra coisa na vida.

4. Busca pela vontade de Deus

Esta é a atitude que leva Maria a se perguntar sobre o sentido profundo das palavras do anjo: “Como será isso, se não conheço homem algum?”. Sua pergunta não vem da dúvida, mas da vontade de conhecer melhor a vontade de Deus, para poder descobrir a profundidade da sua missão, para responder com a maior fidelidade e generosidade possíveis.

5. Disponibilidade

Maria está disposta a fazer o que Deus lhe pedir, seja o que for. Esta é a atitude de um coração que se educou para dizer “sim” em cada pequena coisa, para pensar primeiro nos outros do que em si mesmo. Abertura e generosidade sem medidas, por amor a Deus e ao próximo.

6. Confiança em Deus e em suas promessas

Desde pequena, Maria meditou nas promessas de Deus ao povo de Israel. Ela as conhece e sabe que Ele sempre foi fiel, apesar da fraqueza do povo. Sua confiança não é cega, está baseada nas ações de Deus. Ela permite que Deus seja o centro da sua vida e se abre ao seu amor.

7. Coragem

Maria não teme a missão que Deus lhe dá, por maior que seja. Ela se lança com valentia a cumprir o plano de Deus. Mesmo sendo uma menina, confia profundamente na graça de Deus, que agiganta seus pequenos esforços. Aprendamos de Maria a confiar em que Deus pode fazer coisas grandes com a nossa pequenez, quando nós a entregamos totalmente a Ele.

Que Nossa Senhora nos auxilie e nos ensine a trilhar os mesmos passos seus!

 

Fonte: Por A12, via Aleteia

 

Envie sua fotos

 

Veja aqui  galeria com fotos da celebração.

Você que participou da missa e tirou fotos, se desejar, pode encaminhar para a Pascom  que ela será incluída na galeria. Veja  aqui os nossos contatos.

 

Nossa Senhora das Graças, rogai por nós!!!



Os comentários estão desativados.