Para onde vai o lixo?

Publicado em 13/04/2012 | Categoria: Notícias |


Equipe de reportagem do Canal Saúde percorre o caminho do lixo até aterro no Rio e debate o tema na web, sexta (13), às 11 horas


O Sala de Convidados, do Canal Saúde / Fiocruz, desta sexta-feira (13/04), debate um dos maiores desafios para as grandes cidades: a destinação final do lixo. Afinal, para onde vai todo o resíduo orgânico e não orgânico descartado em residências, comercio e áreas de saúde, como hospitais e postos de atendimento? Quais os impactos do descarte incorreto do lixo para a saúde? E a sociedade. Como tem lidado com a questão do descarte de resíduos? Enquanto alguns transformam o lixo em fonte de renda, outros ainda não descobriram onde e, de que maneira, descarta-lo.

Para responder essas perguntas e chamar a atenção do público para o tema, a equipe do Canal Saúde acompanhou o caminho percorrido pelo lixo até Gramacho, na periferia de Duque de Caxias (RJ) – onde está localizado o maior lixão da América Latina – que tem previsão de fechamento ainda esse ano.

No local, os repórteres conversaram com catadores que fizeram de Gramacho, o seu lugar de trabalho através da coleta de materiais recicláveis. Como vivem essas pessoas e o que pensam da obrigatoriedade de fechamento do local após a Política Nacional de Resíduos Sólidos aprovada em 2010?

Por fim, o programa ainda visa promover o debate sobre a “cultura do jogar fora”. Será que tudo o que vai para o lixo, realmente não poderia ser reutilizado ou reaproveitado? Por que algumas pessoas preferem jogar no lixo objetos que ainda têm serventia ao invés de doá-los? Assista e participe ao vivo.


Convidados

Para debater o tema, estarão no estúdio do Canal Saúde: Ronaldo Hipólito – Gerente de Projetos do Ministério do Meio Ambiente (MMA), João Alberto Ferreira – Professor da Graduação e do Mestrado de Engenharia Ambiental da UERJ e Alexandra Viana – Presidente da COOPER JARDIM ( Cooperativa dos Catadores / Jardim Gramacho )


Interativo

No programa, o público participa ao vivo pela web – canalsaude.fiocruz.br, na sala de bate papo, ou liga gratuitamente para 0800 701 8122.

Acesse canalsaude.fiocruz.br e participe. Se preferir, antecipe a participação , com perguntas e comentários, pelo canal@fiocruz.br


Quando:


O Programa Sala de Convidados é exibido, ao vivo, semanalmente pelo Canal Saúde às 11 horas. Todas as sextas-feiras, um novo tema é debatido com a participação de especialistas de diversas áreas.


Onde assistir

Para assistir no site do Canal Saúde, acesse canalsaude.fiocruz.br e clique na TV. O Canal Saúde também pode ser assistido através de antena parabólica, na polarização vertical 3.690 ou pelo canal 910 da Oi TV.

Assessoria de Comunicação – Canal Saúde / Fiocruz

Tina Szabados

(21) 80577240 / 3194-7744 / 0800-701-8122 / tinaszabados@fiocruz.br

Canal Saúde / Fundação Oswaldo Cruz

Levando educação em saúde e cidadania para todo o Brasil



Os comentários estão desativados.