Papa Francisco: “O dinheiro adoece a fé e leva à vaidade e à soberba”

Publicado em 20/09/2013 | Categoria: Notícias |

“O dinheiro adoece o pensamento e a fé, e nos faz seguir outro caminho.”

papa missa

Foi o que destacou o Papa Francisco na Missa desta manhã na Casa Santa Marta.

“Não se pode servir a Deus e ao dinheiro: o Papa desenvolveu sua homilia partindo das palavras de São Paulo sobre a relação entre o caminho de Jesus Cristo e o dinheiro. Há algo na atitude de amor pelo dinheiro que nos afasta de Deus. Existem muitas doenças, pecados, mas Jesus insiste muito nisso: a avidez pelo dinheiro, de fato, é a raiz de todos os males. Tomados por este desejo, alguns desviaram da fé e acabaram encontrando muitos tormentos:

“O dinheiro também adoece o pensamento, a fé, e leva para outro caminho. Palavras ociosas, discussões inúteis… Disso nascem as invejas, as brigas, as difamações, as suspeitas, os conflitos de homens corruptos na mente e privados da verdade, que consideram a religião como fonte de renda. Eu sou católico, vou a missa, porque me dá um certo status. Sou bem visto… mas no fundo faço meus negócios… O dinheiro corrompe! Não há saída”.

Quem escolhe o caminho do dinheiro, acrescentou, no fim acaba se corrompendo. O dinheiro tem esta sedução. E Jesus é firme sobre este assunto:

“Não se pode servir a Deus e ao dinheiro. Não dá: ou um ou outro! Isso não é comunismo, eh! Isso é Evangelho puro! Estas são as palavras de Jesus! O que acontece com o dinheiro? O dinheiro oferece um certo bem-estar no início. Isso é bom, mas depois faz com que você se sinta um pouco importante, e chega a vaidade. Lemos isso no Salmo. Essa vaidade que não serve, mas que faz sentir uma pessoa importante: esta é a vaidade, que depois leva à soberba e ao orgulho. São três degraus: a riqueza, a vaidade e o orgulho”.

“Ninguém pode se salvar com o dinheiro. Todavia, o diabo sempre usa este caminho de tentações: a riqueza para sentir-se autossuficiente; a vaidade para se sentir importante; e, por fim, o orgulho, a soberba, que é justamente a sua linguagem”:

“‘Mas, Padre, eu leio os Dez Mandamentos e ninguém fala do dinheiro. Contra qual Mandamento se peca quando alguém faz uma ação por dinheiro?’. Contra o primeiro! Pecado de idolatria! Eis o porquê: porque o dinheiro se torna ídolo e é cultuado! E por isso Jesus nos diz que não se pode servir ao ídolo e ao Deus Vivo: um ou outro. Os primeiros Padres da Igreja – falo do século terceiro, mais ou menos ano 200, 300 – diziam uma palavra forte: ‘O dinheiro é o esterco do diabo’. Porque nos faz idolatrar e adoece a nossa mente com o orgulho, e nos torna maníacos de questões ociosas e nos afasta da fé, corrompe”.

São Paulo, finalizou o Pontífice, nos diz para evitar essas coisas, mas de tender “à justiça, à piedade, à fé e à caridade”. E também à paciência, “contra a vaidade e o orgulho”, e à mansidão. Este, afirmou o Papa, é o caminho de Deus, e não aquele poder idolátrico que o dinheiro pode dar. A estrada para servir a Deus é a humildade. “Que o Senhor nos ajude a não cair na armadilha da idolatria do dinheiro.”

(BF)

Fonte: Rádio Vaticano