Anunciadas modificações no próximo Consistório, onde estará o mais novo Cardeal brasileiro, dom João Braz de Aviz

Publicado em 09/01/2012 | Categoria: Notícias |



Simplificações e revisões de alguns ritos na celebração do próximo Consistório

O papa Bento XVI aprovou a introdução de modificações na celebração do próximo consistório, que ocorrerá em 18 e 19 de fevereiro para a nomeação de 22 novos cardeais. Dentre eles, estará o brasileiro dom João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

As alterações serão aplicadas pelo Departamento de Celebrações Litúrgicas e implicarão em simplificações e revisões de alguns ritos.

“Na oração da coleta e na final serão retomados os versos do rito de 1969, mais ricos em conteúdo e provenientes da tradição dos ofícios. As duas preces falam explicitamente dos poderes que o Senhor confiou à Igreja, de modo especial o de Pedro: o Pontífice reza de modo direto por si mesmo, para bem realizar o seu ofício”.

Será encurtada a Proclamação da Palavra de Deus e serão unificados os três momentos da nomeação, que compreendem a imposição do barrete, a entrega do anel cardinalício e a assinatura do título da diaconia.

O jornal vaticano L’Osservatore Romano informa que “a partir de hoje, a distinção entre o consistório público e o secreto de fato não será mais observada, e portanto, é mais coerente incluir os três momentos significativos da criação dos novos cardeais no mesmo rito”.

“Conserva-se a celebração do Papa com os novos cardeais na missa do dia seguinte, que se abre com a homenagem e a gratidão que o primeiro dos cardeais expressa ao Papa em nome de todos os outros”.


Na oração do Angelus do dia 6 de janeiro

O papa Bento XVI anunciou que no próximo dia 18 de fevereiro realizará um Consistório para a criação de 22 novos cardeais, dentre eles está o ex-arcebispo de Brasília e atual prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, dom João Braz de Aviz.

Segundo o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner, a “Igreja se alegra muito com a escolha feita pelo papa Bento XVI do nome de dom João como sendo um dos 22 novos cardeais”.


Dom João Braz de Aviz

Nasceu em 1947, em Mafra (SC). Foi ordenado padre em 1972, em Apucarana (PR). No dia 6 de abril de 1994 foi nomeado pelo papa João Paulo II, bispo auxiliar da arquidiocese de Vitória (ES). Atuou em Vitória de 1994 a 1998, quando foi nomeado bispo da diocese de Ponta Grossa (PR), onde ficou até 2003. Em 2002 foi elevado a arcebispo, sendo nomeado para a arquidiocese de Maringá (PR), onde tomou posse no dia 4 de outubro do mesmo ano.

No dia 28 de janeiro de 2004 foi nomeado arcebispo da arquidiocese de Brasília (DF). Em 2007 foi eleito presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB. Ainda na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé e vice-presidente das Edições CNBB. No mês de maio de 2010 esteve a frente da organização do 16º Congresso Eucarístico Nacional, que aconteceu em Brasília, ano do cinquentenário da Capital Federal.

No dia 4 de janeiro de 2011 foi nomeado pelo papa Bento XVI prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, no Vaticano.

Na lista dos 22 escolhidos pelo papa estão 16 da Europa, quatro das Américas (incluindo dom João) e dois da Ásia.



Cardeais brasileiros



Dom João Braz de Aviz se juntará aos também cardeais brasileiros dom Eugênio Sales, dom Evaristo Arns, dom José Falcão, dom Serafim Fernandes Araújo, dom Cláudio Hummes, dom Geraldo Majella Agnelo, dom Eusébio Sheid, dom Odilo Pedro Sherer e dom Raymundo Damasceno de Assis.

Os nomes escolhidos pelo papa e suas respectivas nacionalidades


Fonte: CNBB



Conheça o rito de criação dos novos cardeais na Igreja Católica sem as revisões anunciadas em janeiro 2012


O rito começa com uma saudação litúrgica, depois da qual Bento XVI lê a fórmula de criação e proclama solenemente os nomes dos 24 novos cardeais. O primeiro deles se dirige então ao Santo Padre em nome de todos. Seguem a Liturgia da Palavra, a homilia do Papa, a profissão de fé e o juramento por parte dos novos cardeais.

Posteriormente, cada novo cardeal se aproxima do Pontífice e se ajoelha ante ele para receber o barrete cardinalício e a atribuição de um Título ou Diaconia.

O Papa coloca o barrete sobre a cabeça do novo cardeal e diz: “É vermelho como sinal da dignidade do ofício de cardeal, e significa que está preparado para atuar com fortaleza, até o ponto de derramar seu sangue pelo crescimento da fé cristã, pela paz e harmonia entre o povo de Deus, pela liberdade e a extensão da Santa Igreja Católica Romana”.

O Santo Padre entrega a Bula de criação de cardeal, atribui o Título ou Diaconia de uma Igreja de Roma e intercambia o abraço da paz com os novos membros do Colégio Cardinalício. Os cardeais também intercambiam o mesmo sinal entre eles.

O rito conclui com a oração dos fiéis, a reza do Pai-Nosso e a bênção final.




A notícia da escolha de Dom João Braz de Aviz, como Cardeal, também foi recebida com  muita alegria, pelo sacerdote da Paróquia São Francisco Xavier, Pe.Geraldo Majela, da Congregação Orionita:


Pe. Geraldo Majela

– Enquanto Arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz, sempre visitou as obras de São Luís Orione em Brasília – Pequeno Cotolengo (pessoas portadores de necessidades especiais) e a Paróquia São Luís Orione, criada a poucos anos no bairro Itapoã. Ele sempre se mostrou muito amigo dos Orionitas, falou Pe. Majela.



Conheça mais sobre o Pequeno Cotolengo

Obra da Congregação de Dom Orione


A origem do nome “Pequeno Cotolengo” remonta ao ano de 1830, quando o Padre José Benedito Cotolengo fundou “La Piccola Casa” (A Pequena Casa), uma instituição para pobres doentes em Turim, na Itália. A obra multiplicou-se pelas mãos de São Luis Orione, fundador da Pequena Obra da Divina Providência, sendo levada para diversos países, dentre os quais o Brasil.


Dom Luis Orione “Fazer o bem sempre, o bem a
todos, o mal nunca a ninguém”


São Luís Orione descobriu Jesus na pessoa dos pobres e desamparados. “Ver e sentir Jesus no ser humano”, essa foi sua luta e sentimento mais profundo, e sua opção de vida era a de ser “um coração grande e generoso capaz de curar todas as dores e todas as lágrimas”. A fim de realizar esta missão evangélica, fundou a Pequena Obra da Divina Providência, para que religiosos e leigos unidos num mesmo caminho marchassem à frente dos tempos para transformar o mundo numa sociedade mais humana.

Hoje, a família orionita, frente aos desafios deste tempo e convencida de que só a caridade salvará o mundo, se esforça em fazer de cada uma de suas comunidades e obras, autênticos “faróis de evangelização” no meio do povo, sobretudo entre os mais pobres, em quem resplandece a imagem de Cristo.

Pequeno Cotolengo - Um pouco das nossas crianças! Visita Canônica

Um lugar especial

Os Pequenos Cotolengos querem ser uma resposta humana e cristã para muitas pessoas com deficiência necessitadas de um espaço propício capaz de devolver-lhes a dignidade perdida. Para isso, religiosos e leigos, profissionais, trabalhadores e voluntários unem esforços buscando melhorar a qualidade de vida e as possibilidades daqueles homens, mulheres e crianças que encontram no pequeno cotolengo não só uma casa, mas todo o amor que merecem.

O Cotolengo é antes de tudo uma humilde obra de fé e de caridade que tem por finalidade dar auxílio, assistência e dignidade aos desamparados que não conseguiram encontrar acolhida em outros Institutos de beneficência.

Aos que batem nas portas do Cotolengo não se deve perguntar se tem um nome, mas se tem uma dor. O Cotolengo terá a porta sempre aberta aos que são verdadeiramente abandonados, coxos, aleijados, cegos, surdos, decrépitos; enfim, todos os que possuem necessidade especial. É o exercício de caridade que conduz à ação.

Para quem deseja conhecer um pouco mais desta obra da congregação orionita, entrem nos sites de algumas destas casas pelo Brasil:


Cearáwww.cotolengocearense.com.br

Matogrosso do Sulwww.cotolengo.com.br

São Paulo www.cotolengosp.org.br

Paranáwww.pequenocotolengo.org.br

Santa Catarinawww.orionopolis.org.br



Uma resposta para “Anunciadas modificações no próximo Consistório, onde estará o mais novo Cardeal brasileiro, dom João Braz de Aviz”

  1. Dom João de Aviz, congratulamos, estamos rezando, por todos e principalmente por você.Deus o Abençoe e lhe de muita saúde e perseverança como missionário de cristo. At. João e Conceição Macias -Ivaiporã/Pr.