Oração pela Jornada pronta em breve

Publicado em 09/05/2012 | Categoria: Notícias |

Ainda antes de Pentecostes, o mundo poderá conhecer a oração que está sendo especialmente feita em intenção da Jornada Mundial da Juventude de 2013, a ser realizada no Rio de Janeiro. Junto com a oração, o Setor de Preparação Pastoral também espera divulgar a lista de intercessores e patronos desta Jornada.

Conforme destaca um dos diretores desse setor, o Padre Arnaldo Rodrigues, as ações em preparação ao evento têm como principal componente as iniciativas de cunho espiritual.

— É importante lembrar que a Jornada se faz com oração. Há toda a logística, toda a infraestrutura, mas o que a sustenta, o que faz a Jornada acontecer é a oração, afirmou.

Muitas dioceses já começaram a rezar em intenção da JMJ RIO2013. O setor de Preparação Pastoral tem recebido notícias sobre mobilizações nesse sentido tanto no Brasil quanto no exterior. Em conversas recentes com Dom Antônio Carlos Altieri, Padre Arnaldo Rodrigues soube das novidades da Diocese de Caraguatatuba. Já na cidade de Lisboa, em Portugal, as orações pela Jornada estão sendo feitas toda segunda sexta-feira do mês, mesma data em que brasileiros têm se reunido para a Vigília dos Jovens Adoradores, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, no Centro do Rio de Janeiro, em preparação para a Jornada.

Dia Mundial de Oração pela Jornada

O Comitê Organizador Local (COL) da JMJ tem o projeto de criar um dia específico para que o mundo inteiro possa lançar seus pedidos a Deus em favor do evento do ano que vem.

— Nossa intenção é fazer com que o povo todo reze no mesmo dia. (…) Estamos estudando qual seria o melhor dia; é preciso ver com as outras dioceses, porque elas têm suas programações, suas datas de oração já conhecidas… Mas teremos essa definição o mais rápido possível. (…) De qualquer forma, as dioceses não precisam esperar o Dia Mundial para planejar suas iniciativas. O importante é que as pessoas rezem, ressaltou Padre Arnaldo.

As orações sempre foram o pilar de preparação de todas as Jornadas Mundiais da Juventude, mas a ideia de se criar um Dia Mundial de Oração pela Jornada é uma contribuição da equipe brasileira de organização.

Ainda não se sabe se a data vai perdurar depois do evento no Rio de Janeiro, mas, conforme explicam os diretores do setor de Preparação Pastoral do COL, a intenção é que esse encontro com a juventude não deixe apenas um legado social, como também um legado espiritual.

— Tudo isso é graça. E pedimos a Deus que continue a conduzir o que for necessário, concluiu Padre Arnaldo.

* Site: www.rio2013.com

* Foto: Comunicação JMJ RIO2013

Em Niterói, a primeira vígilia foi abraçada pela juventude, no último dia 4 de maio.

Entre no link http://bit.ly/JZ7LPi para ler a notícia.