O Papa em Santiago de Compostela

Publicado em 04/11/2010 | Categoria: Arquivo |

Papa Bento XVI

Um peregrino entre os peregrinos

Começa no próximo sábado, 6, a viagem de dois dias que o papa Bento XVI fará à Espanha. Ele visitará Santiago de Compostela, por ocasião do Ano Santo Compostelano, e Barcelona, onde haverá a dedicação do Templo da Sagrada Família. Esta será a 18ª viagem internacional de Bento XVI. Em 2011, ele volta à Espanha, no mês de agosto, para a Jornada Mundial da Juventude, em Madri.

Segundo o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, padre Frederico Lombardi, a visita a Santiago de Compostela é “eminentemente pastoral” e o papa será um “peregrino entre os peregrinos” para rezar no túmulo do apóstolo São Tiago.

Já em Barcelona, Bento XVI fará a dedicação do Templo da Sagrada Família, que recebe o título de Basílica Menor, e falará sobre fé e arte.

Veja aqui a programação da 18ª viagem de Bento XVI: http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/travels/2010/documents/trav_ben-xvi_spagna_20101106_po.html

Fonte CNBB

Um pouco da história do Caminho de Santiago

Peregrinos no Caminho de Santiago

São Tiago, irmão do Apóstolo São João, nasceu na Galiléia e era pescador. Ele foi pregar “as Boas Novas” na Galiza, região longínqua da Espanha e, ao retornar a Palestina , foi martirizado e seu corpo jogado para fora das muralhas de Jerusalém.

Segundo uma tradição, antes de seu martírio, São Tiago abraçou um carcereiro desejando-lhe “a Paz de Cristo”. Este gesto converteu o carcereiro que, assumindo a fé em Jesus, foi martirizado juntamente com o Apóstolo.

Seu corpo foi depois levado para a Espanha, onde surgiu um grande santuário em sua homenagem: Santiago de Compostela, que atrai incontáveis romeiros de todo o mundo por seu misticismo.

O Caminho de Santiago de Compostela é percorrido há séculos por peregrinos de todos os cantos do mundo. A mística do trajeto começou quando foram descobertos na cidade espanhola os restos mortais do apóstolo São Tiago.

Basílica de Santiago

Existem vários pontos de partida, mas todos eles terminam na imponente Basílica de Santiago de Compostela.

Ao longo desta caminhada, são muitas as histórias de Fé e emoção de como foi percorrer o Caminho de Santiago, do qual ninguém volta do mesmo jeito que foi…