O adeus ao Cardeal Eugênio de Araújo Sales

Publicado em 12/07/2012 | Categoria: Notícias |

Cardeais, bispos, religiosos, autoridades políticas, civis e militares deram, nesta quarta-feira, adeus ao Cardeal dom Eugênio de Araújo Sales. A Missa de exéquias foi realizada na Catedral Metropolitana. A celebração foi presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, e concelebrada pelo núncio Apostólico do Brasil, dom Giovanni d’Aniello, e também pelos Cardeais: dom Raymundo Damasceno Assis, dom Odilo Pedro Scherer, dom Cláudio Hummes, dom Geraldo Majella Agnelo, dom Eusébio Scheid e dom José Freire Falcão, além de dezenas de bispos e sacerdotes, muitos dos quais ordenados por dom Eugênio. Também estavam presentes os familiares do cardeal.

Na homilia, dom Orani destacou aquilo que foi verdadeiramente a coroa de glória de dom Eugênio como batizado, como sacerdote e como bispo: sua conformidade com Nosso Senhor Jesus Cristo.“É este o ideal que todos nós, leigos ou clérigos, em qualquer função que sejamos chamados a desempenhar, devemos ter continuamente diante dos olhos e que somos chamados a buscar sem cessar. (…) Foi esse o segredo de todas as suas atividades sociais, culturais, religiosas e de sua incansável fidelidade à Igreja e à sua doutrina.”

Ao final da celebração, o Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, expressou seu pesar pelo falecimento de dom Eugenio Sales.“Ele desempenhou um papel relevante na vida da Igreja no Brasil e no mundo. Numa palavra, Dom Eugênio realizou plenamente o seu lema episcopal, inspirado no texto da Segunda Carta de Paulo aos Coríntios: ‘Gastarei e desgastarei toda a minha vida por vós’ (II Cor 12,15).”

Sob aplausos, após a Missa, o corpo de dom Eugenio de Araújo Sales foi conduzido à cripta da própria Catedral, onde foi sepultado. Cardeais, bispos e familiares de dom Eugênio permaneceram diante do túmulo e, com grande emoção, entoaram o cântico Salve Rainha. Após o sepultamento, o espaço permaneceu aberto ao público, para orações.