Notícias sobre o 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom)

Publicado em 20/07/2012 | Categoria: Notícias |


“Identidade e missão” é o tema do 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), promovido pela CNBB. O evento, aberto na noite de quinta-feira, 19 de julho, nas dependências do Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), segue até o próximo domingo.

A extensa programação contempla uma variedade de conteúdos em vista da formação dos agentes da Pascom de todo o país. “Queremos atender as necessidades básicas das pessoas que estão trabalhando no dia a dia em suas dioceses, paróquias e regionais. Sabemos de dioceses que enviaram quatro, cinco pessoas, e que estão participando cada uma de um seminário”, relata a Ir. Élide Fogolari, Assessora da Comissão Episcopal de Comunicação, que organiza o evento que esta reunindo cerca de 600 participantes.

O primeiro encontro nacional da Pascom foi em 2008, reunindo apenas 140 participantes. O segundo, em 2010, reuniu 400 agentes. “Este crescimento no número de participantes mostra como trata-se de um evento importante para a Igreja no Brasil”, completa Élide. “Profissionais ou não, estes agentes tem o carisma da comunicação, é algo nato. Fazem um trabalho brilhante, que pode crescer ainda mais”.

Durante a abertura do evento, aconteceu o lançamento oficial da logo da pastoral. A conferência de abertura, com o tema “Comunicação e Informação: Igreja e sociedade” foi proferida pelo professor Carlos Alberto Di Franco, da Universidade de Navarro.

“A temática da palestra de abertura teve o objetivo de mostrar que a Igreja também é uma fonte de informação”, explica irmã Élide, que recorda que Di Franco é um conhecedor de todo o processo da comunicação da Igreja no Brasil, e que pode ajudar os agentes da Pascom sobre a necessidade de trabalhar com qualidade e profissionalismo a informação na Igreja. “Nós, na Igreja, temos trabalhos maravilhosos, projetos valiosos, e nem sempre trabalhamos a informação de forma profissional. Mas quem é comunicador da Igreja não é só um profissional, mas é um comunicador de Cristo, e portanto, está exercendo uma missão”, concluiu a assessora.

Uma missa e uma videoconferência marcaram a abertura das atividades desta sexta-feira, 20 de julho, do 3º Encontro Nacional da Pascom, promovido pela CNBB no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP). A missa foi presidida por dom José Moreira, bispo de Itapeva (SP) e referencial para a Comunicação no Regional Sul 1. A celebração ocorreu no auditório padre Noé Sotillo, no subsolo do Santuário.

Em sua homilia, o bispo enfatizou a importância de o cristão ter consciência de viver a ética em seu significado original. “Que possamos crescer na busca de trabalhar com senso crítico, fé e profissionalismo”, enfatizou dom José.

Em seguida, por meio de videoconferência, falou aos participantes do evento diretamente de Roma o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais da Santa Sé, cardeal Cláudio Maria Celli. Ele iniciou sua mensagem, considerando a concorrência que há entre o anúncio da Verdade e o testemunho cristão.

domCelliAparecida“Para realizarmos uma comunicação eficaz, é preciso considerar um estilo de vida pessoal e institucional. A sociedade atual exige muito de nós, especialmente com seus graves problemas de justiça, da ecologia e da economia. Neste contexto, a Igreja deve anunciar a esperança. Deve comunicar o mistério do amor de Deus ao homem de hoje”.

Dom Celli enfatizou que ao mesmo tempo em que comunicamos uma mensagem, levamos comunicamos a nós mesmos. “Há uma dupla dimensão comunicativa: comunicamos também os nossos interesses, nosso estilo de vida. Não podemos ser ‘falsos profetas’, como diz Jesus no evangelho de Mateus. Não podemos servir a dois senhores”.

Em nome dos participantes do Encontro, dom Dimas Lara Barbosa, presidente da Comissão de Comunicação da CNBB, agradeceu as palavras do cardeal, e convidou a todos a sauda-lo com o cântico de parabéns, já que dom Celli é aniversaria hoje. Em seguida, teve início a mesa redonda da manhã, com o tema Pascom: identidade e missão.

A cobertura do evento também disponibiliza matérias para televisão e rádio, nas páginas WebTV Redentor e da Rede Católica de Rádio.

 

Profissionalismo e testemunho da fé: temas da abertura do encontro da Pascom

 

 

Apesar do clima frio da cidade de Aparecida (SP), o calor dos participantes aqueceu a abertura do 3º Encontro da Pastoral da Comunicação (Pascom), promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Desta quinta, 19 de julho, até o próximo domingo, mais de 600 agentes da Pascom de todo o país participam deste encontro no Santuário Nacional para o aprendizado e a troca de experiência.

A solenidade de abertura contou com a presença de dom Dimas Lara Barbosa, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação; dom José Moreira de Melo, bispo de Itapeva (SP) e referencial para a comunicação no Regional Sul 1; os dois assessores da Comissão, Ir. Élide Fogolari e Padre Clóvis Andrade; e os missionários redentoristas padres César Moreira e Evaldo César, representando o Santuário Nacional e a Rede Aparecida de Comunicação, respectivamente.

Em seu discurso, dom José Moreira destacou a sua experiência como estudante da temática da comunicação, e convidou os participantes a estar disponíveis para a troca de experiências. “Vamos somar, esta é a palavra do momento e vai ajudar o nosso trabalho”. Já dom Dimas recordou a importância de que cada comunicador cristão recorde a sua missão batismal, que é levar a Boa Nova de Cristo.

“Nós devemos crescer enquanto comunicadores cristãos” – destacou dom Dimas. “Devemos estar a serviço da Boa Nova e quebrar as barreiras, como a dificuldade de transmitir a fé às novas gerações, de modo que a nova linguagem seja fecundante do amor do Evangelho”. Também durante a solenidade, ocorreu o lançamento da logomarca oficial da Pascom Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

Conferência

 

Para a abertura do evento, foi convidado o jornalista e consultor Carlos Alberto di Franco. O conferencista adiantou que sua intenção no evento era colocar temas para ajudar na reflexão. Recordou que Friedrich Nietzsche disse, há mais de um século, que Deus estava morto. “Hoje, um século depois destas palavras, constatamos este grande acontecimento já chegou aos ouvidos de boa parte dos nossos contemporâneos, para quem Deus não é mais que uma abstração. É o analfabetismo religioso. E este é um preâmbulo realista dos fatos”, relatou di Franco no início de seu colóquio.

Diante desta realidade, ele afirma que o programa de ação não é novo: a resposta está na experiência do encontro com Jesus Cristo. “Um programa que não muda, embora se leve em conta a conjuntura histórica para o diálogo”, explicou di Franco, recordando posturas e discursos dos papas João Paulo II e Bento XVI no diálogo com a sociedade contemporânea. Para ele, está aí o cerne da comunicação institucional da Igreja.

“As organizações consolidadas são as que conseguem transmitir a sua mensagem sem ambiguidade. A boa estratégia de comunicação institucional depende disso: identidade, missão, uma doutrina clara e reputação, que resulta em autoridade, que podemos chamar também de prestígio”, enfatizou o conferencista. Ele exemplificou mais uma vez, recorrendo às ações do papa Bento XVI. “Milhares de jovens rebeldes e contestadores deixam as discotecas para ouvir a voz de um idoso, supostamente reacionário. Isso significa que eles querem reavivar a sua fé. A empatia entre o papa e a juventude surpreende o noticiário. É um sucesso mercadológico”.

 

Na avaliação de di Franco, a magia da santidade é o segredo da força do marketing do papa. Essa atitude deve ser a resposta da Igreja para a demanda reprimida que a sociedade tem por religiosidade. “A Jornada Mundial da Juventude pode mudar a cara da Igreja no Brasil, depende de cada um de nós aqui hoje, para que a proposta cristã entre na agenda pública. E isso exige profissionalismo, e não amadorismo. Não duvidemos, a comunicação institucional da Igreja passa pelo reforço de sua identidade, pela paixão da missão e clareza de sua doutrina. É necessário investir em recursos humanos e no profissionalismo. É aí que está a diferença: não é o suporte tecnológico, mas é a competência de seus quadros. Não podemos sucumbir ao amadorismo”.

“A Igreja deve anunciar a esperança. Deve comunicar o mistério do amor de Deus ao homem de hoje”, diz dom Celli aos comunicadores

Uma missa e uma videoconferência marcaram a abertura das atividades desta sexta-feira, 20 de julho, do 3º Encontro Nacional da Pascom, promovido pela CNBB no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP). A missa foi presidida por dom José Moreira, bispo de Itapeva (SP) e referencial para a Comunicação no Regional Sul 1. A celebração ocorreu no auditório padre Noé Sotillo, no subsolo do Santuário.

Em sua homilia, o bispo enfatizou a importância de o cristão ter consciência de viver a ética em seu significado original. “Que possamos crescer na busca de trabalhar com senso crítico, fé e profissionalismo”, enfatizou dom José.

Em seguida, por meio de videoconferência, falou aos participantes do evento diretamente de Roma o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais da Santa Sé, cardeal Cláudio Maria Celli. Ele iniciou sua mensagem, considerando a concorrência que há entre o anúncio da Verdade e o testemunho cristão.

“Para realizarmos uma comunicação eficaz, é preciso considerar um estilo de vida pessoal e institucional. A sociedade atual exige muito de nós, especialmente com seus graves problemas de justiça, da ecologia e da economia. Neste contexto, a Igreja deve anunciar a esperança. Deve comunicar o mistério do amor de Deus ao homem de hoje”.

Dom Celli enfatizou que ao mesmo tempo em que comunicamos uma mensagem, levamos comunicamos a nós mesmos. “Há uma dupla dimensão comunicativa: comunicamos também os nossos interesses, nosso estilo de vida. Não podemos ser ‘falsos profetas’, como diz Jesus no evangelho de Mateus. Não podemos servir a dois senhores”.

Em nome dos participantes do Encontro, dom Dimas Lara Barbosa, presidente da Comissão de Comunicação da CNBB, agradeceu as palavras do cardeal, e convidou a todos a sauda-lo com o cântico de parabéns, já que dom Celli é aniversaria hoje. Em seguida, teve início a mesa redonda da manhã, com o tema Pascom: identidade e missão.

A cobertura do evento também disponibiliza matérias para televisão e rádio, nas páginas WebTV Redentor e da Rede Católica de Rádio.

“A Pascom fortalece a comunidade”, afirma Ir. Élide

A primeira mesa redonda do 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), foi realizada na manhã desta sexta-feira, 20 de julho, no auditório do Santuário Nacional de Aparecida (SP). Coordenada pelo Frei Edgar Alves, o momento foi de reflexão do tema central do evento: “Pascom: identidade e missão”.

A professora Rosana Borges, da Universidade Estadual de Londrina, apresentou uma exposição sobre os sentidos da comunicação. Em seguida, foi a vez do padre Manoel Filho, da Arquidiocese de Salvador, que apresentou uma reflexão sobre os fundamentos teológicos e da espiritualidade da Pascom.

A terceira parte dos trabalhos foi a exposição Como se organiza a Pastoral da Comunicação, feita pela assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Ir. Élide Fogolari. Ela relatou que existe, para muitas pessoas, uma dicotomia entre pastoral e comunicação. “É importante ter claro que quem está na Igreja, está fazendo missão, e portanto, faz comunicação”, explicou a religiosa.

A assessora apresentou vários conceitos sobre a Pastoral, entre eles a de que a Pascom explicita a ação do Reino de Deus. “Ela privilegia o homem enquanto sujeito da comunicação”, lembrou Élide, que convocou os agentes a realizarem uma cristianização das novas tecnologias de comunicação.

Na perspectiva espiritual, em sintonia com o que foi dito anteriormente por padre Manoel, Élide destacou a importância da Palavra de Deus. E do ponto de vista prática, recordou que ações isoladas e fragmentárias não podem ser consideradas como Pascom. “Nossa missão é fortalecer as nossas comunidades, ajudar as demais pastorais a agir no contexto da cultura da comunicação”.

Durante esta tarde, os participantes do Encontro da Pascom dirigem-se ao subsolo do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, onde participam de seminários teóricos sobre diversos temas. À noite, nos estúdios da TV Aparecida, participam do show com o grupo Cantores de Deus. O programa será transmitido ao vivo, a partir das 20 horas, pelas seguintes emissoras: Rede Aparecida, Tv Nazareth (Belém), TV Horizonte (Belo Horizonte / MG), TV 3º Milênio (Maringá / PR) e exibido em outros horários pela TV Canção Nova e TV Século 21.

Fonte: CNBB



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