Nota pelo desabamento no Morro Boa Esperança

Publicado em 10/11/2018 | Categoria: Notícias |

> Atualizado 14h do dia 11 de novembro

Um desabamento, nesta manhã de sábado 10 de novembro, por volta das 4h30, atingiu diversas casas no bairro de Piratininga em Niterói. O incidente ocorreu no Morro da Boa Esperança, quando uma pedra rolou do alto da comunidade e atingiu várias casas; após encerramento das buscas na madrugada deste domingo, 11 de novembro, o balanço final do Corpo de Bombeiros aponta que 15 pessoas (4 crianças, 1 adolescente e 10 adultos) perderam vida e outras 10 pessoas sobreviveram.

A Escola Municipal Portugal Neves, no Trevo de Piratininga, está com equipes da prefeitura de Niterói para receber doações. Os agentes pedem que quem puder, doe alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal. O Colégio também está servindo de abrigo os sobreviventes que perderam suas casas.

Segundo a Prefeitura de Niterói, além do Colégio, todas as delegacias da Polícia Civil, assim como o 12º BPM (Niterói), também vão aceitar as doações para os desabrigados.

O Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco enviou a seguinte nota:

NOTA DE SOLIDARIEDADE

Em nome da Arquidiocese de Niterói, queremos manifestar nossa união com os irmãos e irmãs atingidos pelas fortes chuvas do mês de novembro, em diversas regiões do Estado do Rio de Janeiro.

Expressamos nossa comunhão com as famílias que perderam seus entes, pertences e residências na Região de Piratininga – Vicariato Oceânico. Pedimos a Jesus Ressuscitado que seja conforto e consolo em suas vidas, e que diante desse sofrimento, continuem acreditando que a vida é bela, que vale a pena defendê-la, amá-la e valorizá-la.

Convoco a todos, irmãos e irmãs da Arquidiocese de Niterói, para que rezem e com seus esforços atuem pelos desabrigados, e também promovam iniciativas nas comunidades, para que, praticando as obras de misericórdia, os sofrimentos desses nossos irmãos sejam aliviados.

Que esse lamentável fato em Niterói, no Ano do Leigo, possa nos aproximar mais de Deus e nos ensinar a sermos mais solidários e protagonistas do bem, como o Pai, vivendo a comunhão fraterna com os necessitados.

Certos do empenho e participação de todos, envio-lhes a minha bênção.

Niterói, 10 de novembro de 2018
+ Dom José Francisco Rezende Dias
Arcebispo Metropolitano de Niterói

O Vigário Episcopal Oceânico e Paróco da Paróquia de São José, padre Cassio, enviou a seguinte nota:

Niterói, 10 de novembro de 2018.

Nota de solidariedade

Em nome da Paróquia de São José, me solidarizo com as vítimas desta tragédia na Comunidade da Esperança.

A nossa comunidade cristã se coloca a serviço das pessoas que sofreram com esta catástrofe.

Hoje, nas Santas Missas, rezaremos pelas vítimas desta triste situação e nos mobilizaremos para ajudar aos nossos irmãos e irmãs que se feriram, perderam seus entes queridos e bens materiais.

Que São José interceda a Jesus pelas vítimas deste desabamento.

Pe. Luiz Cassio Moreira
Pároco da Paróquia de São José