Nossa Senhora Aparecida-Padroeira do Brasil

Publicado em 11/10/2010 | Categoria: Arquivo |


No dia 12 de outubro comemoramos o Dia de Nossa Senhora Aparecida, proclamada pela Igreja Católica como padroeira do Brasil. Uma das características que mais chamam a atenção neste culto é a cor negra que caracteriza a imagem. A explicação de especialistas para este fenômeno é o tipo de argila com que ela foi fabricada, mas a simbologia do culto mariano, como é chamada a devoção a Maria, mostra que ela costuma assumir, em algumas situações, a face de um determinado povo que vive em estado de opressão.

Maria assume os muitos rostos dos seus filhos e nos faz lembrar aquela passagem do evangelho em que Jesus já na cruz diz ao seu discípulo João que ali está sua mãe e se virando para ela o aponta como seu filho. É um símbolo da importância que Maria teria na Igreja, pois João representa todos aqueles que formam a comunidade cristã. No caso de Nossa Senhora Aparecida, que tem este nome porque a imagem foi encontrada nas águas por pescadores, um dos seus milagres, inclusive, é a libertação de um escravo.

Conta-se que em 1850, um escravo chamado Zacarias passou em frente ao santuário de Nossa Senhora Aparecida. Ele seguia escoltado por um feitor e com os pulsos atados por grossas correntes. O escravo pediu permissão para rezar diante de Nossa Senhora Aparecida e, milagrosamente, as correntes caíram deixando-o livre. Por conta da sua cor, Nossa Senhora Aparecida, costuma ser saudada como a “santa negra” ou “a santa morena”. Esta devoção a Maria faz, todos os anos, com que milhões de pessoas se dirijam ao templo dedicado a ela, localizado em Aparecida, São Paulo, que é o maior centro mariano do mundo.

Esta face de Maria tão próxima do povo brasileiro foi bem destacada nas décadas de 70 e 80 quando a Igreja Católica da América Latina vivia os tempos da Teologia da Libertação. A “opção preferencial pelos pobres”, que incluía dentre os muitos listados, negros e indígenas, da Conferência Episcopal (reunião dos bispos) em Puebla, México, em 1979, promoveu ações de aproximação maior da Igreja com os movimentos populares.

Nossa Senhora de Aparecida é a imagem daquela que nos foi dada por Mãe, a Eva do Novo Tempo, numa expressão plácida, orante, imersa no diálogo com o Deus que a criou, como que meditando todas as maravilhas que lhe foi dado conhecer, que vem guiar a espiritualidade daquele povo sofrido, massacrado pelo poder exacerbado, pela injustiça, pela opressão. Essa imagem da Virgem que se apresenta como ícone de veneração, de contemplação e de modelo tornou-se, com o passar do tempo, uma referência para os brasileiros – para o povo e para a nobreza. A similitude com o povo pobre, a cor negra, a simplicidade de sua escultura tem muito em comum com o povo brasileiro, na sua simplicidade, a ponto de ser consagrada como Rainha e Padroeira do Brasil e, por Decreto Pontifício, coroada como tal.



Os comentários estão desativados.