Missa do primeiro Domingo da Quaresma

Publicado em 26/02/2012 | Categoria: Notícias |




Quaresma é tempo de conversão e preparação para celebrar a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte. Iluminado pelo Espírito de Deus, Jesus vence as propostas tentadoras e nos aponta o caminho para levarmos adiante o reino que ele nos trouxe.




Oração


Concedei-nos, ó Deus onipotente, que ao longo desta quaresma, possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder a seu amor por uma vida santa.




Pe. Josumar

Homilia


Em sua homilia, o Pe. Josumar falou da Quaresma como tempo Sagrado, um tempo teológico que a Igreja nos convida a mudar de vida.






40 dias no deserto

Número simbólico, que significa isolamento, silêncio. Uma escuta mais radical da voz de Deus, a presença de Deus no seu Espírito.

Satanás tenta seduzir Jesus e afastá-lo do projeto que o Pai tinha para Jesus e para a humanidade.

A proposta que Jesus vem trazer, é a que ele experimentou antes, é a obediência e a aliança com Deus. Esta aliança se cumpre plenamente com o início da vida pública de Jesus.

Jesus deseja que lutemos contra o poder do mal, que tenta nos afastar do amor de Deus, criando ambientes de guerra, ódio, comportamentos de arrogância e vaidade, sentimentos que destroem o Reino de Deus.

Jesus, como ser humano, venceu estas tentações e, assim como ele, precisamos nos esforçar para vencer também o tentador, que nos tenta hoje, quando nos contentamos com uma vida de cristão mais ou menos…quando fica, por exemplo, nos desestimulando a participar das missas.

Não podemos deixar brechas e espaços para que o mal tente governar a nossa vida. O cristão precisa responder com radicalidade, como respondeu Jesus, quando foi tentado. Não devemos nos acomodar a uma “normalidade”. Temos que ser luz para as Nações.

Neste tempo quaresmal, somos convidados a atravessar o deserto do sofrimento, mas também é um caminho para a liberdade em Cristo, caminho de verdade e amor.

Neste caminho de mudança de rota e libertação, precisamos ficar atentos para não cairmos na tentação de vacilar e desistir, preferindo voltar à vida de escravidão, que parece ser mais fácil. Quando buscamos a liberdade verdadeira, precisamos passar pelo deserto.

Jesus inaugurou um novo Êxodo, para a libertação de todo o poder que o mal oprimia todos nós, ontem e hoje.


As crianças são apresentadas para a comunidade


Batismo


No primeiro domingo da quaresma, crianças receberam o Sacramento do Batismo, e com ele, recebem nova vida pelo Espírito Santo.


Davi Nunes, de 5 meses com a mãe Amanda



Asssembléia reunida

Compromisso da semana


Diariamente somos tentados a nos desviar do caminho proposto por Jesus. Busquemos na palavra de Deus e na celebração eucarística, força e luz para superar toda a preposta enganadora.








O ESPÍRITO CONDUZ

O primeiro domingo da Quaresma nos apresenta o início da pregação de Jesus na Galileia. Antes de iniciar sua missão pública, Jesus é batizado por João e passa quarenta dias no deserto, sendo tentado por satanás.

O Filho de Deus se deixou conduzir pelo Espírito Santo, mostrando-nos que ser filho de Deus é deixar-se conduzir pelo Espírito de Deus. Satanás representa todas as forças contrárias ao projeto que Jesus vem realizar. Os projetos contrários ao projeto de Deus são tentadores, com promessas maravilhosas pelo menor esforço.

Mas o que Jesus vem inaugurar é o reino de seu Pai. Sendo acompanhado pelo Pai, ele supera todas as tentações e leva adiante sua missão. Uma missão difícil, de enfrentamento dos poderes que tiravam a liberdade e produziam a morte. E não é simples coincidência que Jesus comece sua pregação exatamente depois da prisão de João Batista.

A boa notícia que Jesus proclama é que o tempo se cumpriu. Não é mais tempo de esperar. É tempo de agir. O Messias esperado já veio: é o próprio Jesus, inaugurando o reinado de Deus no mundo.

Para ingressar nesse reino, as palavras de Jesus são claras: “Arrependam-se e acreditem no evangelho”. Arrepender-se é mudar de caminho, reconhecendo que tantas estradas levam para longe do projeto de Deus. Arrepender-se é mudar de mentalidade, passando a ver as pessoas, as relações e o mundo com o olhar do Deus de Jesus. Acreditar no evangelho é entregar-se confiante, por inteiro, à boa notícia de Deus, que Jesus vem comunicar e fazer acontecer.

Os quarenta dias de Jesus no deserto abrem nossa caminhada quaresmal: é este o tempo certo para seguir os passos de Jesus. Somos filhos de Deus e queremos nos deixar guiar pelo Espírito de Deus. Ele nos acompanha e nos dá forças para vencer as tentações do poder, do prestígio e das riquezas. E nas palavras de seu Filho se joga o grande desafio de nossa vida: vamos ficar esperando e assistindo ou vamos fazer acontecer as ações do reino?

Pe. Paulo Bazaglia, ssp


Campanha da Fraternidade

Vida e Saúde : um desejo de todos.


Viver bem e ter saúde é um anseio fundamental do ser humano. Trata-se de uma das aspirações mais universais. Independente de credo, cultura e nacionalidade.Interessa a todos sem distinção. Prova disso são as conhecidas expressões: “muitos anos de vida” , “parabéns, “muita saúde” etc.

A saúde, além de ser por excelência uma expressão de qualidade de vida, para os cristãos é fundamentalmente um dom precioso do Deus da vida. É uma semente divina a ser cultivada com esmero e carinho, para que possa viver dignamente.

A doença, o sofrimento e a morte são o outro lado da medalha. Expressam a nossa fragilidade e constituem grande desafio a ser assumido na fé cristã, pois são companheiros inseparáveis da nossa jornada, intrometendo-se em nossos planos quando menos esperamos.

Infelizmente existe muita doença e sofrimento cuja causa é a própria ação e\ou omissão humana. Situamo-nos num contexto profundamente hostil à vida, onde proliferam terrenos inóspitos que sufocam e não deixam germinar, crescer e frutificar a semente da vida.

Ainda hoje se matam por ódio, violência e vingança, que decretam o fim da vida de tantos semelhantes indefesos jogados |à margem do banquete da vida e, por incrível que pareça, julgados culpados de sua própria desgraça. Ou ainda pela falta de infraestrutura mínima que garanta um viver digno, como de moradia, educação, salário justo, lazer, terra e acessos aos serviços de saúde.

É urgente dar um basta a toda esta espiral de indiferença e pessimismo perante a vida. É hora de sermos semeadores e testemunhas de solidariedade libertadora. Importa lembrar sempre que o amor e o cuidado para com os doentes são sinal por excelência de como nós cultuamos a deus e valorizamos a própria vida.

Pe. Anísio Baldessin

Coord. Da pastoral da Saúde da Arquidiocese de São Paulo



Via Sacra


Durante a Quaresma, sempre teremos  a Via-Sacra,  às sextas-feiras,  às 18 horas, na Matriz.



Os comentários estão desativados.