Missa de Pentecostes – Domingo do Dízimo – 09JUN2019

Publicado em 10/06/2019 | Categoria: Notícias |

“Concluindo o tempo pascal, celebramos hoje a solenidade de Pentecostes, festa que já era celebrada no Antigo Testamento pelo povo de Israel. Após a ascensão do Senhor aos céus, a promessa do Cristo feita aos Apóstolos de que, voltando para o Pai, permaneceria presente com eles, tornou-se uma realidade, pois o Espírito Santo foi enviado sobre os Apóstolos e à Virgem Maria no Cenáculo (1a Leitura). Neste dia do Senhor que é dia de luz, também denominado por São João Paulo II como dia “do fogo” (cf. Dies Domini, 28), possamos abrir os nossos corações às chamas do Divino Artista e recolher a paz e a alegria, frutos do Espírito, que superam todo medo e tristeza (Evangelho).” [fonte: http://arqrio.org/].

Neste clima familiar e de união foi celebrada a Missa das 9h30 em nossa Paróquia. (Vejam as fotos).

Como já é tradição, a celebração também foi dedicada ao Domingo do Dízimo, cuja Pastoral deixou a seguinte mensagem:

Caríssimos Paroquianos, Prezados Dizimistas,

A solenidade de Pentecostes é um fato marcante para toda a nossa Igreja. Nela tem início a ação evangelizadora, para que todos os povos e Nações tenham acesso ao Evangelho e à Salvação, mediante o poder do Espírito Santo de Deus.

Jesus nos enviou o seu Espírito e nos deixa a missão de renovar a face da terra.

Esse Espírito Santo que hoje é derramado sobre nós é o mesmo que nos dá a coragem e o comprometimento de sermos dizimistas fiéis e justos para com a nossa Igreja, através da nossa contribuição mensal.

Os Dons recebidos do Espírito Santo nos auxiliam na construção da comunidade cristã e é através da contribuição mensal do dízimo  que podemos ser instrumento de evangelização e renovação permanente da nossa Igreja.

Hoje a chama da Fé, do Amor e da Caridade será apagada no Círio Pascal, mas deverá permanecer acesa em nossos corações, onde Deus faz sua morada.

Antes da Benção Final foi realizado o RITO para apagar o Círio Pascal, encerrando o Período Pascal para dar início ao Período Comum:

P. Irmãos e irmãs, na noite da Vigília Pascal aclamamos Cristo nossa Luz e acendemos o Círio Pascal. A luz do
Círio nos acompanhou nestes cinquenta dias. Hoje, dia de Pentecostes, ao concluir o tempo da Páscoa, o Círio
é apagado. Este sinal nos é tirado para que, educados na escola pascal do Mestre Ressuscitado, nos tornemos a
“luz de Cristo” que se irradia como uma coluna luminosa que passa no mundo, para iluminar os irmãos e irmãs e
guiá-los no êxodo definitivo rumo ao céu.
O celebrante se aproxima do Círio Pascal e recita ou canta:
P. Cristo luz do mundo!
T. Demos graças a Deus!
Então, apaga o Círio Pascal. Em seguida, ainda voltado para o Círio, diz a oração:
P. Dignai-vos, ó Cristo, acender nossas lâmpadas da fé; que em vosso templo elas refuljam constantemente, ali-
mentadas por vós, que sois a Luz eterna. Sejam iluminados os recantos escuros do nosso espírito e sejam expulsas
para longe de nós as trevas do mundo. Vós, que viveis e reinais para sempre. T. Amém.  [fonte: http://arqrio.org/].