Missa de Natal – 25 de dezembro

Publicado em 26/12/2011 | Categoria: Notícias |

As promessas de Deus se cumprem

“Um menino nasceu para nós; ele é o príncipe da paz e a luz que brilha para o mundo, afastando toda a treva.

Na fragilidade da criança, Deus se torna presente em nosso meio. A palavra se fez carne e veio morar junto conosco”.

Pe. Josumar

Homilia

Citando o Papa Bento XVI, o Pe. Josumar levou a assembleia a refletir sobre o mistério do Natal, na Missa , deste domingo,25, às 9h30m, na Igreja Matriz de São Francisco Xavier:

– “para ir até Belém, é preciso descer do cavalo da nossa prepotência e da soberba”.

Papa Bento XVI

Devemos descer do cavalo da nossa razão “iluminada”

Na homilia da Santa Missa da Noite na Solenidade do Natal do Senhor, que aconteceu na Basílica Vaticana, neste sábado, 24, o Pontífice recordou que na Igreja da Natividade de Jesus, em Belém, o portal de cinco metros e meio de altura foi em grande parte tapado, restando apenas uma entrada com metro e meio de altura. Isso foi feito sobretudo com a intenção de evitar que se entrasse a cavalo na casa de Deus.

“Quem deseja entrar no lugar do nascimento de Jesus deve inclinar-se. Parece-me que nisto se encerra uma verdade mais profunda, pela qual nos queremos deixar tocar nesta noite santa: se quisermos encontrar Deus manifestado como menino, então devemos descer do cavalo da nossa razão ‘iluminada’. Devemos depor as nossas falsas certezas, a nossa soberba intelectual, que nos impede de perceber a proximidade de Deus”, destacou.

Um sabor de eternidade

Pe. Josumar enfatizou que quanto mais a gente se aproxima de Deus, do divino que se fez humano, encontramos a salvação e passamos a viver uma vida com um sabor de eternidade.

Cristo nos une num só Corpo e Sangue

Após a distribuição da Eucaristia, o sacerdote desceu do altar com o cálice e distribuiu, para alguns paroquianos, aleatoriamente, o vinho: o Sangue de Cristo.

Pe. Jô fala sobre o gesto que emocionou toda assembleia:

– este gesto significa que todos são iguais, toda comunidade participa da mesma Mesa. Cristo nos une num só Corpo e Sangue.

Os paroquianos Pedro Henrique e Lucia, falam do sentimento que tiveram na hora que receberam o cálice nas mãos: – foi maravilhoso, me senti muito emocionado e agradecido a Deus por tudo e senti vontade de chorar de alegria. Feliz Natal, e que Deus esteja presente na vida de todos, este é meu desejo, falou Pedro Henrique.

A Lucia: – fiquei  inicialmente surpresa, mas quando me dei  conta de que era o cálice onde estava o sangue de Jesus fiquei  profundamente emocionada.

A  benção final foi especial , com o Menino Jesus

Padre Josumar convida para, em um gesto simbólico, beijarem a imagem do Menino Jesus

Depois da benção final, o Pe. Josumar ficou na porta da Matriz, desejando um Feliz Natal para todos.

Veja mais fotos das Missas Festivas