Missa da Quarta-feira de Cinzas e lançamento da CF

Publicado em 23/02/2012 | Categoria: Notícias |



Canto de entrada

Com o coral cantando o Hino da CF 2012, o celebrante, Pe. Geraldo Majela, convidou os paroquianos a refletir sobre o sentido da quaresma: A Missa de quarta-feira de cinzas nos reúne para iniciar a caminhada quaresmal. Quarenta dias que nos separam da grande festa da Páscoa. Trilhando o caminho da conversão proposto pela Quaresma e pela Campanha da Fraternidade, que nos ajuda a refletir sobre a saúde pública.





Participação  da Pastoral da Promoção da Saúde

Membros da Pastoral da Promoção da Saúde: explicação do cartaz da CF 2012

Em seguida, a equipe da Pastoral da Promoção da Saúde, falou sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2012: Que a Saúde se difunda sobre a terra e explicou o sentido do cartaz da CF.


O cartaz


Atualiza o encontro do Bom Samaritano com o doente que necessita de cuidado (Lc 10,29-37). A mão do profissional da saúde, segurando as mãos da pessoa doente, afasta a cultura da morte e visibiliza a acolhida entre irmãos (o próximo). A Igreja como mãe, em sua samaritanidade, aproxima-se e cuida dos doentes, dos fracos, dos feridos, de todos que se encontram à margem do caminho.

O profissional de pé, o enfermo sentado, olhos nos olhos, lembram o compromisso e a dedicação do profissional da saúde, no processo de cura do paciente, e a confiança do doente naquele que o acolhe e cuida. A acolhida e o cuidado aliviam a dor, estabelecem uma relação de confiança decisiva para a cura e superação das barreiras sociais.

A cruz, que sustenta e ilumina o sentido do cartaz, recorda a salvação que Jesus Cristo nos conquistou. Ela ilumina a vida humana, a morte, as dores, o sofrimento das pessoas sem assistência de saúde. No entanto, é ela também que ilumina o encontro entre o profissional da saúde e o doente, pois aponta para a esperança da transformação completa: um novo céu e uma nova terra.

A alegria do encontro retratado no cartaz recorda aos profissionais da saúde que foram escolhidos para atualizarem a atitude do Bom Samaritano em relação aos enfermos. Mobiliza os gestores do sistema de saúde a se empenharem para possibilitar atendimento digno e saúde para todos. Que a saúde se difunda sobre a terra.


Veja como as pastorais, movimentos de nossa paróquia e as comunidades, se prepararam, recebendo formação sobre o tema da CF 2012.




Geraldo, comentarista

Leituras


Na abertura da quaresma, tempo favorável de conversão, as leituras nos fazem forte apelo para mudança de vida e nos convidam a intensificar as práticas de caridade, oração e jejum.






Leitora Angela - I leitura

Leitora Angela - I Leitura (JL 2,12-18)

I Leitura (JL 2,12-18)


Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos,rasgai o vosso coração e não as vestes, e voltai para o Senhor, vosso Deus…}







Salmo cantado pela Maria Augusta, membro do Coral

Salmo Responsorial 50(51)



Piedade , ó Senhor, tende piedade, pois pecamos contra vós.

Criai em mim um coração que seja puro…}






Leitora Andrea, II leitura (2Cor 5, 20-6,2)

II Leitura (2Cor 5, 20-6,2)


…Como colaboradores de Cristo,nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, pois Ele diz: “No momento favorável eu te ouvi, e no dia da salvação eu te socorri”…}






Pe. Geraldo Majela

Evangelho(Mateus 6,1-6.16-18)


“E o teu Pai, que vê o que está

escondido, te dará a recompensa”


Em sua homilia, o Pe. Majela falou que a  quaresma é o início de um tempo em que somos convidados a vivermos uma vida de mais oração, jejum e esmola, tempo de muita reflexão, de penitência e conversão espiritual.


Oração

É preciso rezar sempre para termos intimidade com Deus e ganhar a sua amizade , benevolência e misericórdia.


Jejum

Faz bem para o corpo e para a alma, é um ato que nos premite a aproximação com Deus


Caridade

Na nossa paróquia, além do dízimo e as orfertas, temos os alimentos doados, que ajudam aos necessitados.

Há 49 anos a Igreja celebra junto com a quaresma, a Campanha da Fraternidade, para libertar as pessoas que precisam de auxílio temporal, para buscar o bem espiritual. Este ano a CF,tem como tema(a Fraternidade e a Saúde Pública e como lema) que a Saúde se difunda sobre a terra (e promover) a vida humana e fala da importância da pessoa estar bem, com saúde para viver como filha de Deus, com dignidade. E que tenhamos de fato tudo aquilo que precisamos para ter a saúde do corpo e da alma.


Preces da Assembléia


Assembléia : "Senhor, ouvir-nos e restaurai-nos!"





Leitora Conceição, Preces da Assembléia




….Abençoai os que se dedicam pra que vosso povo tenha sempre mais saúde. Nós vos pedimos.

“Senhor, ouvir-nos e restaurai-nos!”





Pe. Geraldo Majela

“Eis o mistério da Fé!”




Antes de participar do banquete da eucaristia, sinal de reconciliação e vínculo de união fraterna, rezemos juntos, como o Senhor nos ensinou: Pai Nosso


Saudação "Paz de Cristo": Sinal de Reconciliação e paz



Sacramento da Comunhão






A equipe da Liturgia promoveu uma dinânica sobre o tema e o lema da CF


Precisamos disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prática de hábitos de vida saudável, em detrimento dos que comprometem a boa saúde.

Devemos sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o suprimento de suas necessidades, a integração na comunidade e organizar este serviço nas comunidades que ainda não despertaram para esta exigência evangélica. Torna-se necessário difundir dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios, bem como sua estreita relação com os aspectos socioculturais de nossa sociedade. Temos de despertar, nas comunidades, a discussão sobre a realidade da saúde pública, levá-las ao acompanhamento da prática da cidadania no trato da causa pública e à exigência de qualificação dos gestores da área da saúde. Precisamos estimular e fortalecer a mobilização popular em defesa do SUS e de seu justo financiamento, orientando a comunidade sobre seus direitos e deveres em relação ao sistema de saúde como a participação nos espaços de controle, fiscalização e deliberação das políticas públicas de saúde.

Entendendo ser um anseio da população, especialmente da mais carente, um atendimento de saúde digno e de qualidade, a Campanha da Fraternidade 2012 aborda o tema da saúde refletindo sobre a realidade da saúde no Brasil, em vista de uma vida saudável, mobilizando o espírito fraterno e comunitário das pessoas, na atenção aos enfermos e na busca por melhoria no sistema público de saúde.


A vida, a saúde e a doença são realidades profundas, envoltas em mistérios. Diante delas, as ciências não se encontram em condições de oferecer uma palavra definitiva, mesmo com todo a aparato tecnológico hoje disponível. Assim, as enfermidades, o sofrimento e a morte apresentam-se como realidades duras de serem enfrentadas e contrariam os anseios de vida e bem-estar do ser humano.


Após essa reflexão, devemos buscar linhas de compromisso concreto e de ação para que este problema da saúde pública em nosso país mobilize pessoas, comunidades, Igrejas, religiões e sociedade para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas decorrentes desta cultura de morte presente na sociedade.


Sem passar a ações bem concretas na vida de cada pessoa mostrando a gravidade e a urgência da problemática da saúde pública e articular a realidade local e regional com o contexto nacional e planetário, toda boa intenção e todo bom discurso moral se tornam vazios.


E você? O que pode fazer pela saúde pública ao longo do ano?


Devemos sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o suprimento de suas necessidades, a integração na comunidade e organizar este serviço nas comunidades que ainda não despertaram para esta exigência evangélica.


Celebrando e agradecendo a saúde dos aniversariantes

Sempre é tempo de celebrar a vida


Agradecendo a saúde  dos aniversariantes







Pe. Majela asperge as cinzas com àgua benta

Cinzas


Em clima de silêncio, as cinzas foram aspergidas com água benta.


Pe. Majela falou também que ao recebermos as cinzas a Igreja nos convida a conversão:

“convertei-vos e crede no evangelho!”.




A assembléia, em fila, se prepara para receber as cinzas



Paroquiana recebendo as cinzas

Paroquiano recebendo as cinzas





Os comentários estão desativados.