Ministros não ordenados: membros do Corpo de Cristo

Publicado em 16/07/2012 | Categoria: Notícias |


O Concílio Vaticano II, na Constituição Dogmática Lumen Gentium, em suas referências sobre os cristãos leigos e leigas, comunga dos pensamentos do apóstolo Paulo ao afirmar: “pelo batismo foram incorporados a Cristo, constituídos no povo de Deus e a seu modo feitos partícipes do múnus sacerdotal, profético e régio de Cristo, pelo que exercem sua parte na missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo” (LG 31). Em sua Carta aos Coríntios, Paulo compara os leigos e leigas a um imenso corpo no Espírito Santo, ou seja, temos uma unidade na diversidade de dons, personalidade, forças e necessidades.

Em seu número 33, a Lumen Gentium destaca: “os leigos são congregados no povo de Deus e constituídos num só corpo de Cristo sob uma só cabeça”. E nesta comunhão, tendo Cristo como centro de harmonia, somos chamados a partilhar nossa vocação através da colaboração para o bem comum, onde cada um com seus dons é convocado a reparti-los com os demais membros deste corpo, principalmente com os mais fracos.

Assim, em nossas comunidades, iluminados pela Palavra de Deus e com olhos no dia a dia da comunidade, precisamos promover a comunhão por intermédio do acolhimento de todos, até mesmo dos mais desanimados, bem como no empenho da promoção humana e social. Enfim, temos que ter a coragem de romper com antigas estruturas, reconhecendo a variedade de carismas, reconhecendo a corresponsabilidade e igualdade de todos os membros da comunidade, afinal, “vós todos sois o corpo de Cristo e, individualmente, sois membros desse corpo” (1Cor 12,27).

Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Fonte: Portal Ecclesia.



Os comentários estão desativados.