Ministros Extraordinários farão retiro espiritual

Publicado em 05/08/2011 | Categoria: Notícias |

Com o Tema “MARIA E A EUCARISTIA”, os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC), da Paróquia São Francisco Xavier, estarão em retiro espiritual, no período de 19 a 21 de agosto, na Casa de Retiro Madre Marcelina, em Itaipú, Niterói.

Todos os paroquianos estão convidados a rezarem por eles,  durante este período, onde se afastarão e deixarão suas atividades para  buscar o fortalecimento da fé.

Conheça um pouco mais sobre o Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão(MESC)

Um Servidor de Jesus na Comunidade

O ministro extraordinário da comunhão é, na Igreja Católica, um leigo a quem é dada permissão, de forma temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou noutras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer ou quando o número dos fiéis que se aproximam da comunhão for tão grande que a própria celebração da Missa se prolongue demasiado.

Chamam-se extraordinários porque só devem exercer o seu ministério em caso de necessidade, e porque os ministros ordinários (isto é, habituais) da comunhão são apenas os fiéis que receberam o sacramento da ordem. Por esse motivo, o nome desta função é ministro extraordinário da comunhão, e não da Eucaristia, visto que apenas os sacerdotes são ministros da Eucaristia e a função dos ministros extraordinários da comunhão exerce-se apenas na sua distribuição. Na ausência do presbítero (padre) ou diácono, o MESC preside a Celebração da Palavra (Culto à Palavra), mas a sua principal atividade é a de levar a Sagrada Comunhão aos doentes, impossibilitados de participar da Santa Missa.

O MESC é um servidor e com esta consciência cristã ajuda, em nome de Deus e da comunidade de fé, no trabalho junto aos doentes.

SÃO ATRIBUIÇÕES DOS MESC

1. Ser um Agente de Pastoral, sinal da presença viva de Cristo na Paróquia.
2. Exercer o Ministério de Visitação aos doentes e levando-lhes a Sagrada Comunhão.
3. Auxiliar os Ministros Ordenados nos atos litúrgicos, servindo o altar e distribuindo a Sagrada Comunhão.
4. Presidir o Culto Eucarístico fora da Missa na ausência ou falta do presbítero ou do diácono.
5. Estar a serviço da equipe de liturgia, conforme escala elaborada pela Coordenação Paroquial,
6. Assistir as Exéquias quando solicitado pelo pároco.
7. Exercer, outras atividades pastorais e litúrgicas, a critério do pároco.
8. Participar dos grupos de reflexão ou setores.

A ESPIRITUALIDADE DO MINISTRO EXTRAORDINÁRIO DA SAGRADA COMUNHÃO (MESC)

• A Espiritualidade do ministro seja essencialmente leiga, com consciência suficientemente esclarecida sobre a sua condição laical.
• A teologia do sacerdócio comum dos fiéis esteja à base da espiritualidade, redescobrindo todas as dimensões dos sacramentos da iniciação cristã.
• A formação espiritual seja adequada a todas as áreas da personalidade.
• Não seja artificial, fugindo às realidades temporais.
• Dê a sua atividade e à sua presença um sentido de fé, de esperança e de caridade cristã.
• Descubra e leve os outros a descobrir a presença de Deus nas realidades temporais.
• Busque renovar a identidade Cristã no mundo.
• Tenha uma espiritualidade de sal, luz e fermento
• Seja Ministro de ação, de oração e dos sacramentos.
• Mantenha contato com a Palavra de Deus, a intimidade com Cristo na Eucaristia, na celebração dos Sacramentos e na prática da oração individual e comunitária.

Fonte: Wikipédia