Mesa da Palavra – Vigília Pascal

Publicado em 07/04/2012 | Categoria: Destaques Editorial Notícias |


Liturgia da Missa – Reflexões para a Mesa da Palavra

Vigília Pascal – 07/04/2012


Depois que terminou o sábado, Maria Madalena, Salomé e Maria, a mãe de Tiago, compraram perfumes para perfumar o corpo de Jesus. No domingo, bem cedo, ao nascer do sol, elas foram ao túmulo. No caminho perguntavam umas às outras: Quem vai tirar para nós a pedra que fecha a entrada do túmulo? Elas diziam isso porque a pedra era muito grande. Mas, quando olharam, viram que ela já havia sido tirada. Então elas entraram no túmulo e viram um moço vestido de branco sentado no lado direito. Elas ficaram muito assustadas, mas ele disse: Não se assustem! Sei que vocês estão procurando Jesus de Nazaré, que foi crucificado; mas ele não está aqui, pois já foi ressuscitado. Vejam o lugar onde ele foi posto. Agora vão e dêem este recado a Pedro e aos outros discípulos: “Ele vai adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês vão vê-lo, como ele mesmo disse.” Mc 16, 1-7





Alegremo-nos, o Senhor nos aguarda no futuro


Existia numa cidade um homem que não gostava do futuro. Para ele tudo que havia de importante e significativo morava no passado. Era assim que via Deus. Por conta dessa visão de retrovisor, acabou por engessar Jesus e foi assim, morto, que o colocou no museu templo da sua vida. Uma estátua bonita de se admirar, mas impossível de ser seguida. Aquele Deus morto não o ajudava em nada e ele vivia triste e amargurado. Nele podíamos encontrar um paradoxo. Mesmo achando que Deus só era, tal homem tinha um passado ruim e não conseguia livrar-se dele. Fruto dessa história má ele dera até para ficar amedrontado com os acontecimentos do mundo. Não é que agora até tinham dado pra falar que tudo iria se acabar no final do ano? Não conseguia enxergar sinais do Reino de Deus em nada. As coisas só lhe traziam símbolos de morte. Nada que acontecia era capaz de lhe propiciar algum sentido bom de vida. E, pior ainda, as pedras do caminho pareciam crescer a cada dia, tornando-se impossíveis de ser retiradas. Uma manhã na qual ele se lamentava de tudo de ruim apareceu-lhe um anjo bom. Uma mulher a lhe contar pacientemente que Deus não se encontrava encerrado no passado, mas sim, esperando-o sorridente no futuro. Era adiante dele e não lhe remoendo os acontecidos de ontem que o Senhor estava. Pouco a pouco foi sentindo a verdade disto. Seu medo e pessimismo terminaram por se dissipar. Deus estava à frente e foi lá, bem adiante, que Ele pôde, corajosamente, experimentá-lo, deixando que ressuscitasse no futuro da sua existência.

Esta é a noite da grande festa, pois Deus exalta o humilhado. O morto vive plenamente. O crucificado da sexta-feira ressuscita glorioso. Esta noite, cantamos na Proclamação da Páscoa que a ressurreição “lava todo crime, liberta o pecador de seus grilhões, dissipa o ódio e dobra os poderosos, enche de luz e paz os corações. Esta noite gloriosa é de “alegria verdadeira… unindo céu e terra inteira”. É a grande noite da esperança cristã.

Nessa noite colocamo-nos de prontidão. Estamos atentos porque o Senhor deixará o túmulo e estará entre nós. Ele é a nova luz que encanta e dá sentido a toda nossa caminhada pela existência. O absurdo que havia acontecido. O grande pecado da humanidade querendo eliminar Deus do nosso meio fracassa. O bem tem a última palavra. No princípio é o Verbo e no fim também está o Verbo. Deus está vivo, aleluia! Alegremo-nos todos e festejemos.

A Liturgia da Palavra nos propõe visitar toda a história da salvação. É necessário ver Deus se revelando progressivamente, para sentir mais profundamente a liberdade da ressurreição. Reparar que a chegada de Jesus já está sendo preparada desde o início dos tempos. A madrugada de Páscoa preenche de significados aquilo que parecia absurdo.

Deus é totalmente fiel. Ele não havia abandonado seu filho na cruz e na sepultura, como nunca abandonará nenhum dos seus filhos em meio à vida, em suas “cruzes e sepulturas”. Mesmo que em meio à tristeza, decepções e doenças, é preciso que sintamos a presença dele. E quando o identificarmos ressuscitado, saberemos que há um sentido maior na vida que, mesmo estando ainda incompreensível, convida-nos ao salto de fé: o salto para o colo do Pai.

É provável que devido à arrumação da celebração ligadas à questão horário, não tenham sido proclamadas todas as leituras da vigília. Sugiro que as façamos, neste caso, em casa. A liturgia foi feita para outra eras, mais calmas. Infelizmente, vivemos em tempos de correria e neles, muitas vezes, podemos alegar não ter tempo para contemplar as maravilhas de Deus no mundo.

O problema é que quanto mais corremos mais percebemos que estamos atrasados e assim perdemos muito desse Jesus que está adiante… Como precisamos deste tempo de Deus, desse Kairós contemplativo de toda a história de Deus em nós, para mais profundamente sentirmos seu Amor! Do Evangelho de Marcos nesta vigília proponho alguns sinais para reflexão Pascal.

Três mulheres vão cuidar do corpo de Jesus. Compram perfumes para ungi-lo e ao nascer do sol partem para encontrá-lo no túmulo. Algo bem natural. Uma pessoa que morre tem obviamente seu corpo na sepultura. Mas com Jesus é diferente. O evangelista quer que atentemos para o fato de que elas buscam por Jesus de uma maneira equivocada. Ele não fica no túmulo. Afinal nosso Deus é o Deus da vida e não da morte e cemitério é lugar de decomposição de corpos e de mau cheiro.

É bem possível que também nós estejamos buscando o Senhor em lugares de morte. É claro que não o encontraremos neles. Quais são estes locais? Caberá a cada um de nós refletirmos na vida para saber se buscamos Jesus na luz da existência ou na escuridão do túmulo. Locais de morte entristecem e desolam. Levam para o rumo do pessimismo, da falta de sentido das coisas, do conseguir enxergar somente o erro; promovem a injustiça, o egoísmo, a divisão e o preconceito…

Locais de vida são alegres e nos consolam. Trazem-nos a compreensão maior das coisas mesmo naquelas horas nas quais se está envolto em meio às doenças, crises e dificuldades. São geradores de paz, fazem acontecer a justiça, propiciam a partilha; movem para o acolhimento impulsionando em direção ao outro, principalmente o diferente, o pobre e excluído.

Três mulheres que sabem haver à frente uma pedra muito grande, sentindo-se sem forças para removê-la. São muitas as pedras com as quais nos deparamos vida afora. Algumas delas imensas como as do túmulo de Jesus. Sozinho não se conseguirá arrastá-las. Há que se confiar em Deus. É Ele quem consegue afastar as pedras, ou seja, tudo aquilo que nos impede de caminhar para Ele e de vê-lo.

Mas, atenção. Não é para se ficar de braços cruzados somente na confiança de que o Senhor fará tudo. É preciso trabalhar com as ferramentas que o Amor de Deus nos propicia, através da inteligência, por exemplo, para que o milagre da retirada das pedras possa ocorrer.

Na encarnação Maria diz seu sim a Deus. Na ressurreição o primeiro “sim, estou vivo” é dado também a mulheres. É a elas, mulheres que se animam e se dispõem a ir ter com Jesus, mesmo que em lugar errado, que Ele anunciará primeiramente a sua exaltação. Está aqui um sinal ao qual a Igreja – todos nós, ordenados ou não – precisamos prestar mais atenção. Nossa fé no Senhor Jesus tem seu começo com Maria dizendo sim ao anjo e culmina sua revelação com o anjo dizendo “sim, Ele ressuscitou” a mulheres.

Sem as mulheres, o que seria de nós todos na Igreja? Não fosse o ânimo e generosa doação para encontrar e cuidar do Senhor para assim levá-lo a todos como catequistas, animadoras de comunidades, ministras da Eucaristia, do culto e da palavra… sem dúvidas que haveria ainda maior falta de Deus na nossa Terra.

O último sinal que lhes trago diz respeito ao lugar para aonde Jesus está indo. Ele vai, segundo conta o anjo, à Galiléia, mas estar lá na Galiléia, como nos relata Marcos, ou em Jerusalém como nos dirá Lucas, é o que menos importa aqui para nós.

O que é fundamental nesta hora de Páscoa é saber que “Ele irá à vossa frente”. Como somos tolos em ficar procurando Jesus em sepulturas do passado. Ele está sempre à frente. O ontem está feito. Não dá para ser modificado. O que pode ser criado está adiante e caminhando diante de nós, para fazer nova a realidade, vai o Senhor ressuscitado. Aleluia!



Pistas para reflexão durante a semana


– Onde costumo procurar Jesus?

– De que maneira tenho lidado com as “pedras”?

– Em que aspectos Deus está me ressuscitando?

– Sinto-o vivo no meu futuro?

Fernando Cyrino



Deixe um comentário

A Voz do Pastor

Notícias em Destaque

Oremos pelo Afeganistão Consagração à Nossa Senhora de Guadalupe Homenagens aos nossos diáconos permanentes Homenagem aos nossos padres Visita guiada na Igrejinha Histórica 6 casais recebem sacramento do matrimônio em casamento comunitário Assembleia Paroquial 2019: Como podemos evangelizar melhor? ENAJO - Missa de encerramento Juventude Orionita em Niterói. Evento reuniu mais de 500 jovens na Paróquia Espaço de Ludicidade e Leitura é inaugurado na Creche Dom Orione Festejando São Francisco Xavier Salão nobre da Igreja Matriz é inaugurado Missa Domingo de Ramos na Cachoeira Encerramento das Festividades de São Luis Orione Celebrando a Caridade: São Luis Orione! Festa de Natal 2016: sua doação com destino certo Festejando o dia de São Francisco Xavier Assembleia Paroquial 2016 Capela das Almas Mês Vocacional Dia dos Pais Dia do Padre Festa Junina 2016 da Paroquia São Francisco Xavier Missa em memória de Santo Antônio Festa do Imaculado Coração de Maria Festividades em Honra ao Sagrado Coração de Jesus Padre Jô visita a Paroquia e nos encanta com seu canto e seu carinho. Dia da Ascensão do Senhor, dia das Mães e 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Nosso novo Pároco, padre Magno, seja bem-vindo! Batizados: os novos membros da Comunidade Paroquial Henrique: “Viver e dar a vida cantando o Amor!” Salve São Francisco Xavier, Padroeiro das Missões! Paroquianos homenageiam São Francisco Xavier Pe. Anísio fala da importância da confiança e dependência em Deus. Viva a Vida do Pe. Geraldo Dias! Romaria da Família Orionita ao Santuário de Aparecida do Norte Paroquianos participam da Romaria Arquidiocesana a Aparecida Missa na Capela Imaculado Coração de Maria: “Criai ânimo, não tenhais medo!” Missa da Ascensão do Senhor, Dia das Comunicações Sociais e Dom Orione Missa na capela São João Paulo II Festa na Capela Bom Pastor e Homilia do papa Francisco Assembleia Paroquial 2015 Missa de São Francisco Xavier Paróquia em Fests Missa de Nossa Senhora das Graças Movimento Shoenstatt unido pela Catedral O desafio da solidariedade Um dia voltado à ação social na Cachoeira Vigília Missionária, mais um passo rumo a unidade! Pascom comemora com missas o 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais Caminhando rumo a Fraternidade Posse do Pe. Geraldo Dias, novo pároco da Paróquia. Inaugurada a Capela São Luiz Orione Pe. Jô é homenageado no “Encontro Musical” Novo endereço do site da Paróquia Novo Pároco da Paróquia São Francisco Xavier Dia de São Francisco Xavier Missa de Nossa Senhora das Graças Nossos jovens, protagonistas da história As Vocações na Igreja Semana da Família: o valor do testemunho transmitido Semana da Família 2013 Visita do Papa ao Brasil- Jornada Mundial da Juventude 2013 Missa dominical, com muitos motivos para render Graças Peregrinação da Paróquia São Francisco Xavier Cristo ressuscitou! Feliz Páscoa! Caminhada da juventude com Cristo! Primeira Missa do Papa Francisco Primeiro Angelus – Papa Francisco Habemus Papam !!! Jorge Mario Bergoglio – Papa Francisco Bento XVI comunica a sua renúncia como Papa Paroquianos acolhem o novo Vigário Paroquial Saudade-Missao-Disponibilidade Celebração Eucarística - São Francisco Xavier Festejando São Francisco Xavier Celebração Eucarística da Crisma Festa da Pastoral de Conjunto Ano da Fé Uma análise geral do Sínodo Mensagem final do Sínodo O silêncio e a nova evangelização O papel o leigo na missão da Igreja Paróquia em Ação no mês das missões Paróquia Celebra o Dia Mundial da Missões Série 50 anos do Vaticano II Dia do Catequista Paróquia realiza assembleia para a construção da unidade paroquial Semana da Família Mensagem de agradecimento aos dizimistas Pastoral da Juventude Renovada